TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assedio Moral

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Assedio Moral

Como acontece: O assedio moral e caracterizado por atos abusivos através de gestos, palavras, comportamentos e atitudes agressivas que tem como intenção de desmoralizar a dignidade e a integridade física ou psíquica do assediado, tornando o ambiente de trabalho desagradável.

Assedio moral pode acontecer não apenas no ambiente de trabalho, mas também no meio social, familiar e estudantil. Entretanto, no ambiente profissional, caracteriza se quando o trabalhador e exposto a situações humilhantes e constrangedoras tais como: Dificultar o trabalho, exigir sem necessidades trabalhos urgentes, impor horários injustificados.

Os alvos preferenciais são Mulheres, homens, raça, orientação sexual, doentes e acidentados.

A violência contra mulhures normalmente acontece no ambiente de trabalho. Tudo começa no momento que a mulher se apresenta para a empresa, pois neste momento ela já sente que esta sendo descriminada ou pelo fato de ter filhos ou de ser casada.

No trabalho acontece muita calunia, ocorre quando o agressor afirma falsamente que aquela pessoa praticou algo que ela não cometeu. A difamação ocorre quando o agressor ofende a dignidade da mulher.

A violência contra o homem e a orientação sexual acontece quando particularmente for homoafetivo ou possuir algum tipo de limitação física ou de saúde. Não há um certo instrumento que especifique isto, pois esta ligado ao que o homem significa na sociedade brasileira.

Violência  moral contra doentes e acidentados começa a partir do momento que a pessoa sofre um acidente sai de licença e quando volta já tem outra ocupando seu lugar, ser colocado em um local que não tem uma função para trabalhar, ser demitido após o transcurso da estabilidade legal e também quando não fornecem nenhum tipo de instrumentos de trabalho ao acidentado ou doente.

Objetivos e estratégias

Objetivo do agressor(a)

O objetivo de um agressor e desabilitar emocionalmente e profissionalmente a vitima. Fazendo a vitima pedir demissão ou demiti lo em geral por insubordinação.

A estratégia

Escolher a vitima para isolar ela do grupo, não deixar a vitima expor suas ideias, impor a equipe para aumentar a produtividade e normalmente fazer com que a vitima se destrua emocionalmente, se isolando da família e dos amigos, algumas passam a usar drogas e principalmente o álcool com frequência, gerando doenças conforme o tempo.

Como Identificar o assediador

E no ambiente de trabalho que o assedio moral ganha corpo, Alguns comportamentos fornecem a senha para o processo do assedio moral dentro da empresa. Quando começa com comportamentos inadequados, autoritarismo e sedução. O Assedio moral e uma relação entre a vitima e o assediado, separando a dos demais colegas de trabalho.

Não se intimide , não seja complice denuncie

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (105.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com