TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associação E Moradores

Casos: Associação E Moradores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  2.710 Palavras (11 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 11

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

RA TRANSPORTES – LTDA, CNPJ: 07.282.495/0002-67, Inscrição Estadual: 28.422.377, localizada na Rua Treze de Maio, nº 1619 – Centro – CEP: 79.730-000 em Glória de Dourados – MS, Telefone: (67)3466-1025, Fax: (67)3466-1025, é uma empresa de Transporte de Passageiros, fundada em 1979. A empresa hoje tem o porte médio, tem 150 colaboradores e possui atualmente 63 ônibus e 110 funcionários, transportam aproximadamente 2000 mil pessoas diariamente para as Usinas da região e mais 200 alunos Universitários.

SEGMENTO EM QUE ATUA.

O ramo de atividade da RA Transportes é transportes de Passageiros.

PORTE / TAMANHO.

A empresa possui hoje o porte médio.

PRODUTOS E/OU SERVIÇOS.

Para celebrar os contratos, a empresa possui hoje veículos devidamente registrados nos órgãos competentes, funcionários capacitados e um escritório moderno e equipado para garantir atendimento de qualidade a nossos clientes.

• Temos Ônibus Convencional;

• Temos Ônibus Executivo Turismo;

• Temos Ônibus Leito Turismo;

• 1200 / 1300 - Marcopolo Paradiso 1200 G-6 / Scania;

• Temos Ônibus Leito Pleno.

Os principais serviços da empresa são:

49.23-0-02 - Serviço de transporte de passageiros - locação de automóveis com motorista.

49.24-8-00 - Transporte escolar.

RESUMO

A proposta deste desafio é recomendar um projeto de educação colaborativa para uma empresa de transporte de passageiros. Este desafio é importante para compreender as necessidades corporativas como um projeto que está ligado à educação. Apresenta os impactos da tecnologia no aculturamento e nas estratégias adotada pela empresa. Atualmente os investimentos em Educação à distância geram um diferencial diante da concorrência, buscando a competitividade através de investimentos em atualização, capacitação e aperfeiçoamento constante de seus colaboradores.

Atualmente com a crescente competitividade e a sociedade baseada na informação e no conhecimento, entre outros fatores que estão desafiando e transformando as empresas. A informação tornou-se ferramenta para crescimento e competitividade.

Palavras-chave: Competitividade; Treinamento; Estratégia

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................5

2. DIAGNÓSTICO .........................................................................................5

2.1 – Principais Problemas apresentados na Empresa.......................................6

3. OBJETIVOS DO PROJETO..................................................................6

3.1 Objetivo Geral.................................................................................................6

3.1.2 Objetivos Específicos.........................................................................6

3.2. Aspecto Metodológico....................................................................................6

3.2.1. Caracterização da pesquisa............................................................6

3.2.2. Participantes da pesquisa.................................................................7

3.2.3. Instrumento de Coleta de Dados....................................................7

3.2.4. Elaboração de um Questionário Diretivo Aplicado na Empresa.7

4. JUSTIFICATIVA DO PROJETO..........................................................9

5. DESCRIÇÃO DAS SOLUÇÕES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA PROPOSTAS.............................................................................................9

6. AVALIAÇÃO DE RESULTADOS.........................................................9

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES......................................10

8. BIBLIOGRAFIA...................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho descreve as principais estratégias de uma empresa de transporte na busca pela qualidade, produtividade e competitividade das organizações.

Geralmente as empresas encontram-se em um mercado extremamente competitivo e enfrentam dificuldades e desafios no mercado que disputam. O grande desafio é sobreviver neste mercado competitivo e globalizado. No entanto a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental dentro da organização e servir como aliada na busca de crescimento. Para uma organização apresentar resultados satisfatórios do ponto de vista econômico, este sucesso depende de ações relacionadas à estratégia competitiva adotada.

Muitas empresas de vários portes e segmentos estão adotando como estratégia a inovação na educação corporativa visando aumentar a competitividade, passaram a investir cada vez mais em programas de treinamento online para capacitação de seus funcionários. Hoje o treinamento é visto como um processo administrativo que se tornou parte integral da estratégia empresarial, deixando de ser uma simples questão empresarial.

O conceito de educação corporativa vem de 1955, iniciado na GE: uma estratégia das organizações para preparar seus recursos humanos visando uma vantagem competitiva.

Os sistemas de educação corporativa (SEC), em geral, são recentes no Brasil, suas ações interagem com as estratégias de negócio das empresas e seu resultado desvincula-se de avaliações de desempenho e da remuneração do funcionário. Porém, ainda há potencial de crescimento na área para as práticas de educação a distância e necessidade de aumentar a conscientização e participação dos líderes locais.

Os investimentos em Educação à distância geram um diferencial diante da concorrência, buscando a competitividade através de investimentos em atualização, capacitação e aperfeiçoamento constante de seus colaboradores.

2. DIAGNÓSTICO

A escolha do problema de pesquisa em um estudo se torna importante para desenvolver um objetivo de pesquisa, no qual, o estudo será fundamentado e estruturado, possibilitando assim um desenvolvimento mais amplo e direcionado.

Roesch (2007) explica que um problema de pesquisa pode ser definido tanto a partir da observação, como da teoria, ou ainda de um método que se queira testar, no contexto de um projeto de prática profissional, um problema é uma situação não resolvida, mas também pode ser uma identificação de oportunidades até então não percebidas pela organização.

O treinamento dentro de uma empresa é crucial para um bom desenvolvimento do trabalho, percebe-se dentro da empresa RA Transportes uma considerável dificuldade para o entendimento dos serviços desempenhados, fazendo com que venham dificultar o trabalho da equipe.

Este trabalho insere-se na discussão acerca do treinamento. Portanto fizemos uma pesquisa sobre a Gestão da empresa, tendo como foco principal o treinamento dos colaboradores e gestores da empresa.

2.1 – Principais Problemas apresentados na Empresa

• Falta de diálogo entre os Gestores e Colaboradores;

• Equipamentos de tecnologia insuficiente para a quantidade de funcionários;

• Falta de Treinamento.

3. OBJETIVOS DO PROJETO.

3.1 Objetivo Geral

Estabelecer e desenvolver um projeto de educação corporativa em uma empresa de transporte de Glória de Dourados – MS, visando a propor ações para que haja treinamento para os colabores da empresa, melhorando seu desempenho.

3.1.2 Objetivos Específicos

 Identificar o perfil dos colaboradores da RA Transportes;

 Levantar as necessidades de treinamento dos colaboradores e gestores;

 Propor sugestões para melhoria da empresa.

3.2. Aspecto Metodológico

Esta etapa apresenta a caracterização da pesquisa, do instrumento de coleta e o tratamento e análise de dados.

3.2.1. Caracterização da pesquisa

Caracteriza como pesquisa – diagnóstico, pois tem como fundamento a procura de solução de problemas práticos, se propondo a descobrir respostas para um problema especifico.

Justifica essa tipologia, pois a mesma possibilita diagnosticar a motivação dos colaboradores em relação à empresa e também levanta a necessidade de treinamento.

Este estudo foi efetivado na empresa RA Transportes visando buscar soluções e identificar quais os problemas que estão ali presentes. E sempre atender aos objetivos de maneira lógica, de tal modo que possibilite a observação racional e controlada dos fatos, permitindo a sua explicação e interpretação.

A pesquisa foi realizada da seguinte forma, com a delimitação do tema do estudo iniciou-se o levantamento de material bibliográfico sobre treinamento na empresa de transportes. Elaborou-se um questionário buscando sempre obter respostas objetivas para aplicado aos funcionários e gestores da empresa RA Transportes.

3.2.2. Participantes da pesquisa

Na empresa atualmente existe uma população de 150 colaboradores, a pesquisa foi direcionada para a área interna, porém verificando a população externa. Sendo assim definiu como colaboradores internos (assistente administrativo, auxiliar administrativo, técnico de segurança, monitoramento e gestores).

3.2.3. Instrumento de Coleta de Dados

Para coletar dados necessários foi elaborado um questionário para a realização das entrevistas. A entrevista é um dos instrumentos de pesquisa que em geral estabelecem uma relação hierárquica entre o pesquisador e o pesquisado.

Para diagnosticar a necessidade de treinamento foram utilizados métodos citados por Chiavenato (2007) onde explana que um dos principais meios para o levantamento de necessidades de treinamento é a entrevista, pois é uma forma de diagnóstico e, como tal, deve basear-se em informações relevantes. Por esse motivo que foi utilizado o levantamento dessas necessidades através de entrevista entre o gestor e os colaboradores, por se um dos meios mais adequados.

3.2.4. Elaboração de um Questionário Diretivo Aplicado na Empresa.

Questionário:

Gestores:

1. Que novos conhecimentos poderiam ser oferecidos para sua equipe? Segundo os entrevistados, poderiam ser oferecidos treinamentos, cursos específicos, habilitações profissionais, especializações, cursos abertos, palestras, seminários de integração, cursos tecnológicos, aulas expositivas, dinâmicas de grupo, práticas vivenciais, ensino a distância, eventos em geral, etc., necessários para obter melhores resultados no desempenho do cargo.

2. Qual a maior dificuldade no dia a dia de seus colaboradores? A maioria dos entrevistados disse que não existe treinamento, os colaboradores tiram suas dúvidas uns com os outros, não existe uma relação aberta entre funcionários e empresa para que a troca de conhecimento seja estabelecida e os conhecimentos divididos e por isso, os colaboradores ficam inseguros.

3. Que tipo de capacitação técnica poderia ser oferecido a eles? No departamento interno da empresa, poderia ser desenvolvidos treinamentos de computação, já que trabalhamos com sistema, treinamento de monitoramento dos ônibus e treinamento de motoristas com os ônibus modernos.

4. Como é a relação interpessoal de sua equipe? No momento, devido à falta de treinamento, faltam informações para os colaboradores, mas espera-se que desenvolva relacionamentos pessoais que envolvam troca de informações, de conhecimento e adquira a confiança dos seus colaboradores quase que imediatamente, pois não há tempo a perder. Procuramos ter um bom relacionamento interpessoal no trabalho, pois sabemos que o mesmo reflete na qualidade de vida do profissional.

5. Como são identificados os pontos fortes e fracos dos colaboradores e consequentemente da organização? Identificando as diferenças individuais; Estimulando à comunicação interpessoal; Desenvolvendo o conceito “equipe de dois”, formada por chefe e subordinado; Informando ao colaborador de como o seu desempenho é percebido; indicações de promoções e de aumentos salariais por mérito; Indicações de necessidade de treinamento; Auxílio na verificação de aprendizagens; Identificação de problemas de trabalho em geral, no relacionamento individual, intraequipe ou interequipes; Registro histórico suplementar para ações administrativas de gestão, e Apoio às pesquisas de clima organizacional.

6. Nos dias de hoje os gestores de pessoas leva em consideração a opinião de seus funcionários ou colaboradores? Sim, pois se acredita e já se percebeu que as pessoas são o talento, a inteligência das organizações. As organizações não existiriam sem as pessoas que lhes dão vida, dinâmica, energia, inteligência, criatividade e racionalidade.

7. O que os gestores esperam de seus colaboradores? Que os mesmos trabalhem motivados, valorizando e se orgulhando do seu trabalho. Para os gestores de hoje é isso o que se busca em um funcionário.

8. É importante o investimento nos colaboradores? Sim, pois os colaboradores oferecem de resultados um bom desempenho e satisfação em realizar suas funções, afinal sabe-se que as pessoas são elementos básicos do sucesso empresarial e tanto pessoas dependem de organizações como organizações dependem de pessoas, por isto cada vez mais empresas mudam seu conceito e passam a investir diretamente em seus colaboradores.

Funcionários:

1. Você se sente completamente capacitado para realizar as tarefas que lhe são delegadas? Não, os entrevistados afirmaram ter necessidade urgente de iniciar um programa de treinamento na empresa, conforme analisado todos apresentam uma dificuldade ao serem integrados na empresa, devido à falta de treinamento ao qual gera o fator de insegurança.

2. Que tipo de cursos ou treinamentos você gostaria que lhe fossem oferecidos? Treinamento profissionalizante, estágios, treinamento de computação, cursos de tecnologia, bolsas para educação à distância, treinamentos internos ou enviar os colaboradores para centros de cursos externos, treinamentos por vídeos ou pela internet, treinos de direção defensiva e práticas na direção. Os colaboradores afirmaram que o que importa é o treinamento em desempenho de algum trabalho.

4. JUSTIFICATIVA DO PROJETO.

A empresa analisada é a RA Transportes, onde foi identificada a falta de treinamento dos colaboradores. Por ser uma empresa de porte médio e com bastante aceitação no mercado, isto justifica o estudo para desenvolver alternativas para melhorar e modernizar seu funcionamento.

É necessária a implantação de medidas que dê capacitação aos colaboradores, visando à busca de crescimento no mercado em que atua e estabelecimento de objetivos quanto ao seu sucesso e seu futuro.

5. DESCRIÇÃO DAS SOLUÇÕES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA PROPOSTAS.

Poderão ser desenvolvidas soluções inteiramente customizadas e comprometidas com os resultados da organização, partindo das estratégias e objetivos de sua empresa. Soluções exclusivas e testadas em Educação Corporativa que tenha como meta atingir os resultados de negócio da sua empresa.

Em razão disto poderemos desenvolver propostas de Educação corporativa, tais como:

• Cursos Abertos;

• Palestras;

• Seminários de Integração;

• Investimentos em Educação à distância para os colaboradores;

• Cursos tecnológicos para os colaboradores;

• Treinamento prático para os motoristas.

6. AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

A empresa RA Transportes adotará o Programa Anual de Treinamento. O Programa Anual de Treinamento atende as necessidades de qualificação das pessoas. Uma vez por ano as lideranças utilizará o levantamento de necessidades de treinamento enviando ao setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional para análise e posterior inclusão na Programação Anual de Treinamento. Todos os treinamentos aprovados contam com orçamento próprio.

Os motoristas da RA Transportes vão receber treinamento adequado para atender pessoas com necessidades especiais, com ênfase à operação segura do elevador para embarque e desembarque de cadeirantes.

A RA Transportes investirá em cursos para os colaboradores a distância, principalmente o Curso de Recursos Humanos, disponibilizados pela Uniderp de Glória de Dourados, pois o campo de RH, se torna hoje um dos departamentos mais importantes da empresa, aonde todos os demais treinamentos que serão aplicados aos colaboradores, passarão pelo setor de Recursos Humanos da empresa.

A empresa investirá em tecnologia, tanto na compra de equipamento, quanto na formação dos seus colaboradores.

Os motoristas ao serem contratados passarão por uma integração e treinamentos práticos antes de iniciar suas atividades normais. A empresa possui motoristas monitores, que já faziam o acompanhamento prático dos motoristas antes de exercer sua função dentro da empresa, agora os mesmos passarão a acompanhar também os motoristas em escalas diárias.

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES

Ao desenvolver a pesquisa, pode-se perceber que, a maioria dos funcionários se sente inseguros ao exercer uma função dentro da empresa, e não estão satisfeitos com os treinamentos oferecidos pela mesma.

O treinamento e o desenvolvimento proporcionam ao profissional aprender, captar informações, adquirir novos conhecimentos, aprimorar habilidades, atitudes. Especialmente para a empresa agrega valores, impulsionando a atingir os objetivos focando nas competências essenciais da organização.

Entre o propósito do treinamento, destaca-se a identificação e superação de deficiências nos desempenhos, a preparação dos colaboradores para novas funções e o retreinamento de adaptação de mão de obra na introdução de novas tecnologias. Para um melhor resultado frente às inovações, a empresa precisa além de investir em tecnologia de processos, desenvolver ações que valorizem os funcionários como um dos principais responsáveis pelo sucesso dos projetos de inovação. A receita da competitividade permanente está nas estratégias de motivação e comprometimento dos funcionários nos processos de mudanças das empresas. Os gestores ao investir nas inovações dentro da empresa terão grandes responsabilidades e desafios, dentre elas, fazer treinamentos para superar as mudanças.

O uso de treinamento é uma importante alternativa para a mudança de atitudes, conhecimentos ou habilidades necessárias ao desempenho adequado do capital humano da empresa.

Sugere-se em medida de emergência que a empresa implante um programa de treinamento com um manual da empresa, contendo seu histórico, suas normas, sua forma de trabalho para que os colaboradores não tenham tanta dificuldade de se integrar como os demais tiveram.

A atuação das pessoas na organização sempre foi importante, no entanto, atualmente este valor é muito mais reconhecido e notório. As organizações estão conscientes de que sem as pessoas não há inovação, pois são elas que pensam e agem para desenvolver sistemas, tecnologias e conceitos. Apenas as pessoas conseguem fazer, com o conhecimento que adquiriam antes ou durante a sua passagem pela empresa, a transformações de dados e a informações abstratas em uma leitura precisa do ambiente externo turbulento e instável conferindo vantagem competitiva à empresa. Houve uma época em que era preciso buscar, adquirir e desenvolver tecnologias tangíveis para concorrer no mercado, hoje em dia o diferencial passou a ser o recurso humano, intelectual, que ao contrário das máquinas não são fabricados em série e são passíveis de um tratamento diferenciado. Estes precisam ser motivados e potencializados para garantir competitividade. As empresas ao perceberem essa necessidade, começaram a criar mecanismos para treinar e desenvolver seus colaboradores, no sentido de torná-los mais críticos em relação ao seu trabalho, pró-ativos, autogeridos e mais responsáveis pela sua própria qualificação. A Universidade Corporativa surge desta realidade. Educar e aprender parecem ser valores essenciais. As empresas que implantaram esse tipo de projeto precisaram mudar a mentalidade em relação a sua estrutura e cultura organizacional, ter comprometimento com o sistema e visão em longo prazo.

8. BIBLIOGRAFIA

http://webinsider.uol.com.br/2004/06/15/o-e-learning-e-o-desafio-da-educacao-corporativa/Acesso em 09 out às 21:07 horas.

http://www.idis.org.br/biblioteca/pesquisas/pesquisa_educacao_corporativa_preliminar.pdf/view. Acesso em 09 out às 21:13 horas.

http://www.eletrobras.com/ELB/data/Pages/LUMIS293E16C4PTBRIE.htm. Acesso em 09 out às 21:27 horas.

http://www.correios.com.br/sobreCorreios/educacaoCultura/universidadeCorreios/default.cfm. Acesso em 09 out às 21:39 horas.

http://www.educor.com.br/apresentacao_educor.htm. Acesso em 09 out às 22:00 horas.

http://www.soueducacao.com.br/. Acesso em 09 out às 22:10 horas.

http://www.eduweb.com.br/. Acesso em 09 out às 22:27 horas.

http://www.transportesflores.com.br/desenvolvimento-humano-e-organizacional/gestao-de-pessoas/desenvolvimento-humano. Acesso em 10 out às 21:01horas

http://www.eumed.net/cursecon/ecolat/br/08/sdmp.htm. Acesso em 10 out às 21:27horas

http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=xe3tczygk. Acesso em 15 out às 19:48 horas.

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Trabalhos-Ava/371947.html. Acesso em 15 out às 20:07 horas.

CHIAVENATO, I. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos: Como incrementar Talentos na empresa. 7ª Ed. 2012.

EBOLI E. e FISCHER A. L. e MOARES F. C. C. e AMORIM W. A. C. Educação Corporativa: Fundamentos, evolução e implantação de projetos. São Paulo: atlas. 2012.

...

Baixar como  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »