TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atecendentes Da Sociologia

Artigos Científicos: Atecendentes Da Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

A partir do final do século XV, com o desenvolvimento do pensamento humanista, corrente filosofia que buscava a valorização do homem como centro do universo, e do pensamento renascentista, o novo homem europeu podia questionar mesmo que de maneira ainda reservada, os antigos preceitos religiosos da igreja (teocentrismo). A modernidade visava outros sentido em ascensão, como o surgimento de um Estado, além de uma nova classe, a burguesa, e a substituição econômica dos antigos feudos pela a abertura e aumento do comercio em boa parte da Europa.

Dessa forma, as transformações: econômicas, politicas e sociais, ocorridas no inicio da modernidade, provocaram uma incerteza sobre o que exatamente estava ocorrendo com o mundo europeu. Os valores feudais da igreja começaram a ser questionados, pondo em duvida os antigos dogmas da instituição. O mundo estava em uma rápida mudança com o surgimento do capitalismo e com o desenvolvimento do Estado Absolutista.

Considerando as diversas mudanças sociais no mundo europeu para o favorecimento da sociologia, a expansão marítima teve extrema importância pois permitiu que a concepção de mundo dos europeu fosse ampliada. A definição de um mundo mais amplo, com diferentes povos e culturas, exigiu a reformulação do modo de ver e de pensar dos europeus.

As mudanças ocorreram principalmente no setor econômico; o desenvolvimento do capitalismo contribuiu para o favorecimento e valorização da expansão marítima. O crescimento das relações comerciais marítimas acelerou o desenvolvimento da economia, que teve grande importância no surgimento da industrialização europeia.

As mudanças politicas também foram intensas. A nova organização politica compreendia o desenvolvimento do Estado, possibilitando a centralização do poder. Esse estado moderno centralizador e monopolista do poder favoreceu a expansão marítima.

As mudanças também afetaram os valores ideológicos. Com a Reforma Protestante (questionamento à igreja) houve a quebra do monopólio de interpretação das antigas escrituras pelos clérigos católicos. Os participantes da reforma buscavam na fé e na relação mais direta com as palavras sagradas uma maneira mais simples, sem a intermediação, dos ministros da igreja, cegar ate Deus. Assim, nascia uma outra forma de analisar o universo. A razão passou a ser soberana e era entendia como elemento essencial para se conhecer o mundo, isto é, os homens deviam ser livres para julgas/pensar/emitir opiniões sem se submeter a nenhuma autoridade divina.

O pensamento teológico e feudal sobre o mundo foi aos poucos dando passagem ao campo racional da observação direta do homem e da natureza. O ponto de referencia para entender o mundo é deslocado da visão religiosa para o entendimento racional.

No cenário de mudanças do mundo Europeu uma das grandes transformações foi a revolução cientificas. A sociedade apresentava necessidades urgentes que desafiavam os cientistas. De um lado, melhores condições de vida. Deu outro, o desenvolvimento tecnológico capaz de baratear os produtos, aumentando a produtividade e aprimorando a produção e a armazenagem de mercadorias, o transporte e a distribuição de pessoas e bens,

Entre as revoluções favorecidas pela tecnologia e ciência temos a Revolução Industrial (amplo processo de transformações sociais e econômicas que cercaram o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com