TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atitudes Facilitadoras Em Consultoria

Monografias: Atitudes Facilitadoras Em Consultoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3

Atitudes Facilitadoras em Consultoria

Com a contratação de profissional externo para atuar em situações de melhoria que não se equacionam somente com recursos internos. A falta de tempo do grupo, necessidade de Know-kow especifico, relação custo beneficio, implementação de mudanças e inovação.

Fazendo a contração de serviços externos qualificados, a empresa busca a identificar e investigação de problemas relacionados com estratégias, politicas de gestão, organização de procedimentos e métodos; recomendações técnicas.

A economia baseada no conhecimento aponta para uma nova realidade, para o entendimento e valorização dos recursos empresarias, evidenciando que os recursos tecnológicos, a informação e as pessoas passam a ser mais relevantes para seu produto ou serviço do que ativos físicos. Fatores de estruturação da economia do conhecimento afetam de modo significativo o papel do consultor e contorno para a situação. De forma que i capital intelectual passa a ser um fator diferencial., assegurando competitividade, consultores de todas as áreas de conhecimento precisam acompanhar e antecipar- se aos sinais do mercado.

Empresas grandes exigem do consultor mais cultura, agilidade e consistência para entender o ambiente sob diversos aspectos, para saber lidar com assuntos diversos e que demandam profundidade, mantendo grande interesse pelo que fazem as pessoas e como poderiam melhorar seu desempenho. A revista Exame apresentou seis balizadores do sucesso empresarial: crescimento, rentabilidade, saúde financeira, investimento, participação no mercado e produtividade por empregado. Tais indicadores de desempenho, bem como os pesos destinados a cada um, reiteram, de forma direta ou indireta.

Crescimento das vendas, investimento, liderança de mercado, liderança de mercado, liquidez corrente, riqueza criada por empregado, rentabilidade do patrimônio.

Os receberam pontos apenas as empresas com índice positivo de rentabilidade e a revista usou como critério de desempate o numero de pontos no desempenho geral.

O fator riqueza criada por empregado é o indicador de maior peso, com 25 pontos e o investimento no capital intelectual é, certamente, a medida que assegura a boa classificação de uma empresa neste fator. A valorização e o reconhecimento das pessoas nas organizações como o ativo mais valioso, não só na ótica de acadêmicos, mas também de empresários e lideranças bem sucedidas.

Contratar serviços de consultoria é decisão complexa nas organizações. Nem sempre há acordo quanto a necessidade da contratação, podendo existir resistência quanto a determinado prestador de serviços. O acesso do consultor as informações sobre a empresa preocupa empresários e empregados, sendo portanto complexa a questão da confiança.

O primeiro pré-requisito é a autoconsciência, decorrente do autoconhecimento profundo, que requer atenção as próprias posturas e comportamentos, a clareza quanto aos próprias posturas e comportamentos, a clareza quanto aos próprios limites e possiblidades, o senso de valor e de compromisso, a competência técnica e auto estima adequada.

Alianças, parcerias e trabalho cooperativo são tendências no ambiente de negócios, que confirmaram a necessidade da competência social. Compreender estratégias e politicas em nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com