TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consultoria Empresarial

Artigo: Consultoria Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  1.312 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

LIVRO –MANUAL DE CONSULTORIA EMPRESARIAL - CONCEITO –METODOLOGIA –PRÁTICA – 9° EDIÇÃO – EDITORA ATLAS -AUTOR:DJALMA DE PINHO REBOUÇAS DE OLIVEIRA 5

CONCEITOS BÁSICOS 6

PROPOSTA 6

PREOCUPAÇÃO DAS PARTES 7

RESPONSÁVEIS ENVOLVIDOS NO CONTRATO E INFORMAÇÕES SOBRE PREÇOS 7

MODELO DE CONTRATO 8

LIVRO – CONSULTORIA EMPRESARIAL – REVISTA AMPLIADA E ATUALIZADA– 2° EDIÇÃO – EDITORA SARAIVA- AUTORES: LUCIANO CROCCO / ERIK GUTTMANN 10

CONCEITOS BÁSICOS 11

PROPOSTA 11

PREOCUPAÇÃO DAS PARTES 12

RESPONSÁVEIS ENVOLVIDOS NO CONTRATO E INFORMAÇÕES SOBRE PREÇOS 12

CONCLUSÃO 13

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentamos pesquisa bibliografias de assuntos relacionados a contratos de consultoria empresarial.

Abordaremos os conceitos básicos; proposta; preocupação das partes; responsáveis envolvidos no contrato e informações de preços.

Nossa visão será apresentada no final da pesquisa efetuando a comparação de cada bibliografia apresentada.

2 Livro: Manual de Consultoria Empresarial - Conceito –Metodologia –Prática – 9° Edição – Editora Atlas

Autor: Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira

Graduado, pós-graduado, mestre, doutor e livre-docente em Administração pela faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Foi professor de carreira (aposentado) de graduação e pós-graduação da referida faculdade, onde foi professor docente criador das disciplinas “Consultoria empresarial”, “Reengenharia estratégica, organizacional e de processos” (mestrado e doutorado) e “Administração estratégica” (doutorado).

Foi professor de carreira (concursado) de graduação e pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), bem como professor de pós-graduação da Fundação Vanzolini/ Politécnica/USP, do CEAPOG/IMES, da FAAP e do MBA/IBMEC.

Exerce suas atividades profissionais como consultor em administração estratégica, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais, sendo diretor da PLANOS – Planejamento, Organização e Sistemas, tendo realizado serviços em aproximadamente 300 empresas, inclusive no exterior.

2.1 CONCEITOS BÁSICOS

Consultoria empresarial é um processo interativo de um agente de mudanças eterno á empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões; não tendo, entretanto, o controle direto da situação.

A consultoria empresarial, como negócio, tem apresentado forte desenvolvimento, o qual é sustentado pelo crescimento do parque empresarial do país e pelo novo estilo de administração das empresas.

2.2 PROPOSTA

Segundo Djalma a elaboração da proposta e plano de trabalho do consultor deve estar estruturada por projetos, de acordo com a estrutura do projeto, para facilitar a análise e acompanhamento pela empresa cliente, bem como a própria realização dos serviços.

O projeto é um trabalho com data de inicio e termino, dentro dele considera-se a atividade, programa, e administração de projetos, devendo desenvolver em duas fases sendo: Caracterizaçãoe Execução.

O contrato de consultoria deve ser claro, bem como entendido, aceito e respeitado pelas partes.

Modelo de proposta

2.3 PREOCUPAÇÃO DAS PARTES

Identificando a efetiva necessidade dos serviços de consultoria deve-se preocupar-se a contratação de consultores que tenham metodologias e técnicas administrativas, realizar transferências de conhecimentos, atuar para resultados, ter reputação, ter experiência, não realizar apenas levantamentos, ser ético, atuar com imparcialidade, cobrar adequadamente, ter responsabilidade pelos resultados, ter postura definida, ter interesse, ter empatia, trabalhar com mudanças e equipes, bem como consolidar utilização total dos conhecimentos da empresa- cliente.

A empresa-cliente deve saber escolher entre uma empresa de consultoria de porte ou uma consultoria artesanal.

2.4 RESPONSÁVEIS ENVOLVIDOS NO CONTRATO E INFORMAÇÕES SOBRE PREÇOS

O contrato de serviços de consultoria deve ser bem definido, bem como entendido, aceito e respeitado pelas partes envolvidas.

Quanto à remuneração dos serviços de consultoria não é fácil determinar um valor a ser cobrado, isso dependera da negociação, as formas de recebimento dos honorários de consultoria podem ser as mais diversas como, por exemplo: Valor fixo; Valor variável; Por tarefa; Por resultado; Por disponibilidade; Por Participação acionária; Permuta; Muito obrigado! Até a próxima (Neste caso o consultor não recebe nenhuma quantia pelos serviços e sim a divulgação de seus serviços e imagem através de palestras realizadas em algumas entidades de classe ou mesmo em faculdades).

Abaixo um exemplo genérico de contrato, que pode servir de orientação para a empresa-cliente e para a empresa de consultoria. (Quadro 4.4)

3 Livro: Consultoria Empresarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com