TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 1 - GL

Trabalho Universitário: Atividade 1 - GL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  1.347 Visualizações

Página 1 de 2

- Nesta atividade vamos contextualizar a Gestão Operacional face às gestões de nível superior. O objetivo é analisar o impacto dos ciclos de gestão de políticas públicas e de planos e programas no ciclo de Gestão Operacional.

- Revise a Unidade 1 do livro texto; Acesse sites (do governo federal, estadual, municipal, ou ainda de revistas ou jornais) que tratem sobre campanhas de vacinação, como, por exemplo, a última sobre HPV;

- Responda às questões Propostas.

Introdução: Entre os instrumentos de política de saúde pública, a vacina ocupa, por certo, um lugar de destaque. No Brasil, as estratégias de vacinação têm alcançado altos índices de eficiência e servido de parâmetro para iniciativas semelhantes em outros países. Exemplos como os das campanhas contra a varíola e a poliomielite, bem como a proximidade da erradicação do sarampo em nosso território, demonstram os bons resultados dos programas de cobertura vacinal coordenados pelo Ministério da Saúde.

Campanha a ser estudada: Campanha de Vacinação para a Terceira Idade.

1. Qual política pública de nível federal trata do tema?

A Campanha de Vacinação para a Terceira Idade faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que tem como objetivo erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território brasileiro.

2. Qual programa do PPA contempla a ação nacional?

No Plano Plurianual – PPA 2012 – 2015 do Ministério da Saúde o Programa Nacional de Imunizações (PNI) contempla no processo de construção e Plano Nacional de Saúde

3. Quais papéis do Estado de Alagoas e dos Municípios alagoanos na prestação desse serviço público têm a característica de “nacional”?

No Estado de Alagoas a Secretaria Estadual de Saúde tem a função de coordenar às questões de estruturação e operacionalização as ações de vacinações. Já a execução das ações de vacinação cabe aos municípios Alagoanos, incluindo a vacinação de rotina com as vacinas obrigatórias e as campanhas de vacinação. Dessa forma, cada município é responsável pelas ações de exucução (vacinações) em suas circunscrições territoriais.

Referencias:

Malmegrin, Maria Leonídia. Gestão operacional / Maria Leonídia Malmegrin. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2010.

http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/ltempo.html

http://www.sbim.org.br/vacinacao/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com