TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 2 - Desenvolvimento De Novos Produtos E Marcas

Dissertações: Atividade 2 - Desenvolvimento De Novos Produtos E Marcas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 6

• Pergunta 1

0,25 em 0,25 pontos

Leia atentamente as informações abaixo e depois responda a questão assinalando a alternativa correta:

As agremiações de sambistas são ótimos exemplos de corporações que estimulam o empreendedorismo interno. “Esse fenômeno ocorre porque só com a divisão de responsabilidades é possível organizar um espetáculo grandioso em tão pouco tempo, com escassos recursos. Cada ala tem suas lideranças, capazes de arrecadar fundos, contabilizar gastos, mobilizar talentos, determinar prazos, reunir e transformar matérias-primas, treinar procedimentos e dirigir essas ações para a obtenção de resultados. Seja na Mangueira ou na Vai-Vai, os brasileiros exercitam habilidades empreendedoras todos os anos, sempre com êxito”.

Entretanto, muitas vezes as pessoas que revelam talento empreendedor em agremiações de sambistas são aquelas que se comportam como empregados desmotivados nas grandes corporações, em que a liderança, o ambiente de trabalho e os processos organizacionais não estimulam o empreendedorismo interno. (fonte: Bom Angelo, E. Empreendedor corporativo: a postura de quem faz a diferença. Rio de janeiro: Elsevier)

A principal diferença entre as escolas de samba e as grandes corporações está no seguinte aspecto do desenvolvimento da inovação:

Resposta Selecionada: e.

Todas as alternativas estão corretas.

Resposta Correta: e.

Todas as alternativas estão corretas.

Feedback da resposta: Todas os aspectos do desenvolvimento da inovação estão presentes no caso das escolas de samba, pois os as escolas incentivam os líderes de grupos a irem atrás dos recursos, levantarem fundos e mobilizar talentos, entre outras coisas. Essa liberdade também permite que eles estimulem a sua criatividade ao transformarem matérias-primas e treinarem procedimentos. Com certeza, os detalhes estão presentes na organização de uma escola de samba e nos preparativos para o desfile de carnaval. Também esses líderes podem implantar inovações radicais ou apenas incrementais em seus grupos.

• Pergunta 2

0,25 em 0,25 pontos

Leia atentamente as informações abaixo e depois responda a questão assinalando a alternativa correta:

A sintonia com os fornecedores teve papel vital no crescimento vertiginoso da Toyota nos últimos anos. Diferentemente de GM e Ford, que mantêm uma certa distância de seus parceiros e guardam a sete chaves o conhecimento acumulado, os japoneses promovem a transferência de seu know-how para os fornecedores. Pesquisas realizadas pela Toyota mostram que o compartilhamento do conhecimento cria redes que facilitam a troca de informações, beneficiando os dois lados envolvidos. O venerado sistema Toyota, capaz de tornar as fábricas mais produtivas, não é o único responsável pelo sucesso planetário da marca japonesa. Sua cultura vai além. São muitas as vantagens operacionais sobre General Motors e Ford, para ficar apenas nas líderes mundiais. Entre as décadas de 60 e 90, a empresa japonesa e seus fornecedores aumentaram a produtividade em 700%. É o que revela um estudo de Jeffrey Dyer, professor de estratégia internacional da Marriott School, nos EUA. Para efeito de comparação, no mesmo período as montadoras americanas e seus parceiros registraram acréscimo de 250% na produtividade. Os veículos da Toyota também são mais resistentes. Eles apresentam 40% menos problemas do que os fabricados pelas montadoras americanas. Segundo o professor da London Business School Gary Hamel, isso se deve à flexibilidade adotada nas fábricas da companhia. Seus operários têm autonomia para interromper a produção, caso detectem algum problema nas peças ou nos equipamentos. Na GM e na Ford essa flexibilidade é menor. Outra vantagem é a agilidade. Enquanto os japoneses levam um ano para colocar um modelo em circulação, os americanos podem demorar até três vezes mais. "Todos os procedimentos de nossa empresa buscam essencialmente a rapidez, o que exige elevado grau de ousadia por parte dos funcionários", afirma Luiz Carlos Andrade Júnior, vice-presidente da Toyota Mercosul.

QUESTÃO: O aspecto para desenvolver a criatividade e inovação que está presente na Toyota é:

Resposta Selecionada: e.

Todas as alternativas estão corretas.

Resposta Correta: e.

Todas as alternativas estão corretas.

Feedback da resposta: A alternativa correta é “Todas as alternativas estão corretas”, pois é possível observar na Toyota uma preocupação com diversos aspectos da inovação que incluem todas as características apontadas.

• Pergunta 3

0,25 em 0,25 pontos

Leia atentamente as informações abaixo e a seguir, responda a questão assinalando a alternativa correta:

A pequena confecção de Teolina Golambiuk no Paraná passou por algumas melhorias. Ao tentar atender tudo o que os clientes queriam, a empresa passou a fazer jaqueta, calça, linha fitness, biquíni e etc. O mix de produto começou a ficar muito amplo e a trazer dificuldades de atendimento do prazo e custos operacionais maiores. Depois de uma reorganização interna a empresa decidiu produz somente roupas para praia, fitness e natação.

Na confecção, o corte ficava ao lado do estoque de roupas acabadas. Com o projeto, os setores foram colocados em andares diferentes. Foi uma inovação com custo zero que aumentou a produtividade.

Também teve inovação no escritório. A empresária renegociou com os fornecedores os prazos de pagamento e assim aumentou o capital de giro. Ela dividiu tarefas e ficou com mais tempo livre para buscar novos negócios.

a experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com