TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade - Desenvolvimento E Mudanças No Estado Brasileiro

Monografias: Atividade - Desenvolvimento E Mudanças No Estado Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 1: Faça um resumo das principais características dos dois períodos estudados tendo como apoio o texto da apostila e os vídeos assistidos.

A REPÚBLICA VELHA

A República Velha é o período compreendido entre 1889, com a Proclamação da República, 1930, com o movimento de 1930 que depôs o então presidente Washington Luis, perído esse marcado pelo estabelecimento do poder oligárquico, governado por presidentes civis, ligados ao setor agrário, estruturado na política desenvolvida pelas elites.

Esse periodo, por sua vez, foi dividido em dois outros períodos, quais sejam o da Republica da Espada, compreendido entre 1889 e 1834, marcado pela dominação pelos militares, e a Republica Oligarquica, compreendido entre 1895 e 1930, marcado pela dominação do Presidentes dos Estados.

Na Republica da Espada, foi estabelecido governo provisório chefiado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, quando então foram decretados muitos atos que marcaram sua época, como a seperação entre Estado e Igreja, a nacionalidade dos imigrantes residente no Brasil, a nomeação de governadores para as provincias/estados, a criação da bandeira nascional com o lema “ordem e progresso” e o banimento da familia real do território brasileiro.Foi elaborada uma nova constituição inspirada na Constituição Americana, cujo ponto forte era a descentralização, o estabelecimento do regime presidecialista, com prazo determinado para cada mandato.

Na Republica Oligarquica foi consolidada a “Politica dos Estados” ou “Politica dos Governadores”, onde o governo federal passou a não mais interferir na politica dos estados, e vice-versa, garantido a cada um desses poderes a autonomia politica, em troca de apoio mutuo. Com isso, os governos estabelecidos evitavam a oposição de assumir o poder, uma vez que os representantes populares eram escolhidos mediante pactos entre o governo federal e as elites estaduais.

A ERA VARGAS:

A Era Vargas teve inicio em 1930, quando Getúlio Vargas assumiu o poder, após comandar a Revolução de 1930, que culinou na derrocada do governo de Washington Luís.

O governo Vargas foi caracterizado pelo nacionalismo e populismo, porém de forma centralizadora e controladora.

Foi promulgada a Constituição de 1934. Foi fechado o Congresso Nacional em 1937, e instalado o Estado Novo, que passou a governar com poderes ditatoriais.

Criou o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda ), visando o controle e censura das manifestações contrárias ao governo.

Era acirrada a perseguiu opositores políticos do governo, principalmente quanto aos partidários do comunismo.

Criou a Justiça do Trabalho em 1939, instituiu o salário mínimo, a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, e junto com estes o estabelecimeto dos direitos trabalhistas como a carteira profissional, a semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.

Investiu muito na área de infra-estrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE. Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.

O perfil governamental de Vargas era o ditatorial, com medidas controladoras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com