TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 5 - MODELOS DE ADMINISTRAÇAO

Casos: Atividade 5 - MODELOS DE ADMINISTRAÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  769 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 5 - MODELOS DE ADMINISTRAÇAO

• Pergunta 1

Ele publicou Organizações Complexas em 1961 e defende que o modelo weberiano do “tipo ideal” não abrange todas as organizações. Para ele, uma organização consiste em uma unidade social grande e complexa, com objetivos específicos que não se enquadram em um modelo universal, ou, como denominado por Weber, “tipo ideal”:

Resposta Selecionada: c. Amitai Etzioni

Resposta Correta: c. Amitai Etzioni

Feedback da resposta: Amitai Etzioni.

• Pergunta 2

Para Etzioni, ha três tipos de organizações que correspondem cada uma a um tipo de poder exercido e a um tipo de obediência. Quais são esses “tipos de poder”?

Resposta Selecionada: b. Coercivo, manipulativo, normativo.

Resposta Correta: b. Coercivo, manipulativo, normativo.

Feedback da resposta: São eles coercivo, manipulativo e normativo.

• Pergunta 3

Considere as seguintes afirmações sobre a teoria estruturalista:

I - Considera a organização em todos os seus aspectos, em outras palavras, uma visão integrada de sua estrutura, sofrendo influência de aspectos externos, impacto de seus aspectos internos e das múltiplas relações que se estabelecem.

II - Considera tanto a organização formal quanto a organização informal, diferentemente da Teoria da Burocracia, que considerava apenas a organização formal.

III - Uma questão que merece destaque e que a Teoria Estruturalista identifica o homem organizacional que, movido por recompensas materiais e sociais, desempenha diferentes papeis sociais em seu trabalho e em outras organizações com as quais se relaciona.

IV - A estrutura consiste em um conjunto formal de elementos que permanece inalterado, ocorrendo uma mudança na organização ou alteração de um dos seus elementos ou relações. Uma analogia que exprime essa ideia e um rio que e sempre o mesmo, embora as águas que nele correm nunca sejam as mesmas.

V - Um representante é James March, estudioso organizacional e do processo decisório, autor de dezenas de artigos científicos e livros de referência para os estudos organizacionais.

Resposta Selecionada: a. Todas as afirmativas estão corretas.

Resposta Correta: a. Todas as afirmativas estão corretas.

Feedback da resposta: Todas as afirmativas estão corretas.

• Pergunta 4

Diversos autores consideram a Teoria Estruturalista de pouca contribuição prática. Então, por que estudamos a Teoria Estruturalista se sua contribuição prática é pequena?

Resposta Selecionada: b. O aspecto prático não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com