TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 5s

Casos: Atividade 5s. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 2

1. A ORIGEM DO 5S

As atividades de 5S tiveram início no Japão em 1960, logo após a 2ª Guerra Mundial, para combater a sujeira e organizar o pais. Tendo sido formalmente lançado no Brasil em 1991 através da Fundação Christiano Ottoni, Vejamos o que compõe o 5S e seus respectivos significados.

São eles:

SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO (ORGANIZAÇÃO) Esse senso nada mais é do que saber definir materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários. Estes poderão ser reaproveitados em outros locais ou até mesmo ser descartados.

SEITON - SENSO DE ORDENAÇÃO (ARRUMAÇÃO) Ter Senso de Organização nada mais é que saber definir os locais apropriados e os critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados, com o objetivo de facilitar o uso dos mesmos. É fato que esse senso facilita o manuseio de equipamentos e ferramentas e torna tudo mais fácil de ser localizado.

SEISOU – (SENSO DE LIMPEZA ) Esse senso é de simples aplicação: basta eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, teto, gaveta, estante, piso, entre outros ) bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões.

SEIKETSU – (SENSO DE SAÚDE E PADRONIZAÇÃO ) Ter Senso de Saúde significa criar condições favoráveis à nossa saúde física e mental,é garantir que o ambiente não seja agressivo e esteja livre de agentes poluentes. Zelar pela higiene pessoal e ter posicionamento ético, cultivando um clima de respeito mútuo nas diversas relações é também uma forma de manter boas condições sanitárias nas áreas comuns.

Padronização nada mais é que deixar tudo o que você já organizou de forma patronizada e organizada sem que os objetos organizados cada dia estejam em locais diferentes mais sim sempre deixa-los no mesmo, local com identificações para que outras pessoas possam localizar os objetos.

SHITSUKE – (SENSO DE AUTODISCIPLINA) Podemos dizer que ter Senso de Autodisciplina é desenvolver o hábito de conservar as melhorias obtidas, visando sempre a novos desafios. Para que isso ocorra, é preciso cumprir as normas, procedimentos e regulamentos estabelecidos mesmo que estes sejam verbais.

Esse senso é muito importante para o sucesso do programa. A essa altura, é preciso querer que o programa "caminhe", saber valorizar os esforços mútuos e realizações da equipe, por isso é importante a participação de todos para que o reconhecimento das ações seja fator motivacional.

O papel do 5S é cuidar da base, facilitando o aprendizado e prática de conceitos e ferramentas para a qualidade. Isso inclui cuidar dos ambientes, equipamentos, materiais, métodos, medidas, e, especialmente, pessoas.

No princípio, o 5S era mais focado em liberar área, evitar desperdícios, resolvendo efeitos de guerra e de gestão inadequada. Com os novos desafios, inclusive a evolução da tecnologia da comunicação, o 5S evoluiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com