TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 6

Ensaios: Atividade 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 4

Curso ANT02005 - ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA (ON.0) - 201220.00047

Teste Atividade 5

Iniciado 12/11/12 16:47

Enviado 12/11/12 17:34

Status Completada

Resultado 1 em 1 pontos

Tempo decorrido 47 minutos.

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:

“A civilização começa quando o objetivo primário – isto é, a satisfação integral de necessidades – é abandonado” (MARCUSE, H. Eros e civilização).

Em Eros e civilização, Herbert Marcuse elabora uma leitura filosófica da teoria freudiana dos instintos como base para ler as categorias psicanalíticas como categorias políticas. Para ele, a História do homem é a história de sua:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Repressão.

Resposta Correta: c.

Repressão.

Feedback da resposta:

A alternativa correta é: Repressão.

Em Eros e civilização, Herbert Marcuse elabora uma leitura filosófica da teoria freudiana dos instintos como base para ler as categorias psicanalíticas como categorias políticas, uma vez que a fronteira entre elas tornou-se obsoleta em virtude da condição do homem contemporâneo. Os processo psíquicos autônomos e identificáveis estão sendo absorvidos pela existência pública do indivíduo. A história do homem é a história de sua repressão, a cultura coage tanto a sua existência social como a biológica, sua própria estrutura instintiva, como precondição do progresso. Se tivessem liberdade de perseguir seus objetivos naturais, os instintos básicos do homem seriam incompatíveis com toda a associação e preservação duradoura: destruiriam até aquilo a que se unem ou em que se conjugam.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Podem ser considerados autores precursores da pós-modernidade:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Freud, Nietzsche e Goethe.

Resposta Correta: c.

Freud, Nietzsche e Goethe.

Feedback da resposta:

A alternativa correta é: Freud, Nietzsche e Goethe.

Freud, Nietzsche e Goethe, antecedem a crítica à modernidade, principalmente a estética racionalista clássica, rejeitando a idéia de que a natureza, o homem e o pensamento se reduzem apenas àquilo que a razão é capaz de apreender. Nietzsche e sua crítica à moral e a transmutação dos valores, critica a sobrevalorização da moral, principalmente da cristã. Freud e seus estudos sobre o inconsciente, afirma que a razão é incapaz de controlar o homem. Goethe, poeta alemão, acredita que a natureza era uma totalidade viva, espiritual e orgânica, em oposição à visão mecanicista da natureza.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

O romantismo foi uma das primeiras reações à hegemonia do pensamento racional, pois esta tendência estética e filosófica, ao exaltar natureza, prega o espírito de rebeldia e liberdade. Essa ação privilegia a:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Subjetividade individual.

Resposta Correta: c.

Subjetividade individual.

Feedback da resposta:

A alternativa correta é: Subjetividade individual.

Uma das primeiras reações à hegemonia do pensamento racional-científico foi o Romantismo, tendência estética e filosófica que exalta a natureza e prega o espírito de rebeldia e liberdade. Surgido na Europa em meados do século XVIII, o Romantismo se expressa em todas as áreas do pensamento e das artes. Privilegiando a subjetividade individual,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com