TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 6 - Raciocínio Lógico

Dissertações: Atividade 6 - Raciocínio Lógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  403 Visualizações

PERGUNTA 1

Um silogismo é composto por premissas - uma premissa maior, uma premissa menor e a conclusão. Saiba também que é composto por três termos: maior, médio e menor. Sobre o termo menor é correto afirmar:

RESPOSTA CORRETA: Tem menor extensão, integra a premissa menor e é o sujeito da conclusão.

PERGUNTA 2

Identifique o contexto abaixo que caracteriza um Raciocínio Lógico Indutivo:

RESPOSTA CORRETA: Após ter almoçado todos os dias, no decorrer de um ano, no restaurante "BOM GOSTO S.A.", o motorista Amaro Gomes afirma que esse estabelecimento não é de boa qualidade.

PERGUNTA 3

Leia atentamente a afirmação: "Esperamos que aceite as nossas recomendações. Passamos os últimos três meses trabalhando desalmadamente nesse relatório". Esta falácia é chamada de:

RESPOSTA CORRETA: Apelo de misericórdia

PERGUNTA 4

Diferente do raciocínio dedutivo que, como você viu anteriormente, não produz novo conhecimento - apenas esclarece o conhecimento já produzido - o raciocínio indutivo amplia o conhecimento.Portanto, o raciocínio indutivo parte do:

RESPOSTA CORRETA: Particular para o universal

PERGUNTA 5

Os argumentos falaciosos se apresentam como tentativas de persuadir o interlocutor mediante um raciocínio equivocado. Estas formas de argumentar estão presentes em todos os discursos: na publicidade, na política, nas religiões, na economia, no comércio, entre outros. São aparentemente válidos, mas, na verdade, incorretos. Nos levam ao erro. Portanto, designa-se por falácia:

RESPOSTA CORRETA: Um raciocínio errado com aparência de verdadeiro

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com