TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade 7

Pesquisas Acadêmicas: Atividade 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  753 Visualizações

. Um professor distribui os trabalhos que serão realizados naquele dia pelos seus alunos. Eles estão sentados em suas carteiras disponibilizadas em pequenos grupos e estão trabalhando em projetos de aprendizagem, cada grupo possui um tema, que após a resolução será apresentado a sala. O professor vai de grupo em grupo desafiando e contribuindo com o desenvolvimento da aprendizagem. O trabalho é coletivo, sendo que um aluno ajuda o outro no desenvolvimento da atividade.

A conduta desse professor é corretamente interpretada pela abordagem

A) comportamental, que preconiza a modelagem do comportamento da criança pelo reforço positivo dos comportamentos adequados pela extinção dos inadequados.

B) gestáltica, a qual destaca a correção do erro e o controle do comportamento como

necessários para que o aluno estabeleça a distinção figura e fundo, criando a boa forma, favorecendo insights (introvisão) e raciocínios específicos sobre os problemas dados na tarefa.

C) piagetiana, que preconiza a aprendizagem como envolvendo processos de assimilação e acomodação de novos conteúdos à estrutura cognitiva do aluno, tornada possível, enfatizando o erro cometido.

D) rogeriana, a qual compreende a conduta do professor como um convite à heteronomia do aluno como pessoa humana, pois a punição do erro deve acontecer num clima de afetividade e empatia.

E) sócio-histórica, que enfatiza o papel do parceiro mais experiente como muito valorizado para a aprendizagem, o que faz com que a correção do erro pelo professor favoreça a zona de desenvolvimento proximal.

...