TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Aquática

Monografias: Atividade Aquática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  1.961 Visualizações

Página 1 de 5

CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO

Andréia M de Lima Dias

EAD 1120692

ATIVIDADE DO 4º CICLO DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA:

Atividades Aquáticas

Curso: Licenciatura em (Educação Física) – EAD

Disciplina: Atividades Aquáticas

Tutor a Distância: Ana Martha de Limongelli

Cuiabá

11 de setembro de 2014

Pólo de Cuiabá

Atividade

1) Quais são as conceituações de nadar, natação e atividades aquáticas? Qual é o mais adequado para as aulas de Educação Física Escolar? Por quê?

Conforme aponta os autores o nadar e natação embora sejam usados como sinônimos, possuem suas próprias características. O ato de nadar é mover-se na água ou sustentar-se sobre ela, usando recursos do próprio corpo e compreende diversificadas manifestações do sujeito na água, sem intenção de resultados desportivos. Ou seja, ação do ser humano na água, de forma intencional, imóvel ou em movimento, sem depender de artifícios para facilitar sua sustentação.

Já a Natação possui um caráter desportivo, que utiliza movimentos técnicos preestabelecidos, visando ao rendimento, desempenho e elevados resultados rumo à vitória. Ou seja, é uma atividade física que consiste em movimentar braços e pernas para fazer deslocamento dentro d’água, e sendo também que a natação possui um caráter desportivo, que utiliza movimentos técnicos preestabelecidos, visando ao rendimento, desempenho e elevados resultados rumo à vitória.

Ademais os autores pontuam que, que as atividades aquáticas, mesmo aquelas com caráter esportivo, não se resumem ao nado ou à natação. Para tanto e amparados pelo conceito dado por Marin (2004) os autores pontuam que as atividades aquáticas inclui todos os tipos de atividade que se desenvolvem no meio aquático e podem abranger vários âmbitos, entre eles:

1) Âmbito utilitário: envolve as escolas de natação para o aprendizado de crianças e adultos.

2) Âmbito educativo: natação para bebês, educação infantil, educação fundamental e média, ensino superior e centros de educação especial.

3) Âmbito desportivo ou competitivo: natação com atletas, pólo aquático, nado sincronizado, saltos ornamentais, natação em águas abertas, maratonas aquáticas, entre outras.

4) Âmbito da saúde: aquaginástica, aquaeróbica, aquafitness, natação livre, deep runner (corrida aquática), hidrobike (spining na água), aqua ioga (ioga na água), hidro jump (minicama elástica para atividades dentro da água), hidroginástica, hidro power, hidro cárdio, hidro mix, aqua circuit, watsu, entre outras.

5) Âmbito terapêutico: recuperação de lesões, hidroterapia, natação terapêutica para portadores de deficiência respiratória ou alterações posturais e natação para gestantes.

6) Âmbito recreativo: banho livre e recreação. Vale destacar que uma “mistura” de atividades pode contemplar vários âmbitos e objetivos de uma só vez (MARÍN, 2004).

Dessa forma, percebe-se que a atividade mais adequada para as aulas de Educação Física Escolar são as Atividades aquáticas, tendo em vista que inclui todas os tipos de atividades que se desenvolvem-se na água. Ou seja, todas são adequadas paras as aulas porque possuem os mesmo benefícios. Ao praticarem atividades na água estará envolvendo os aspectos, cognitivos, psicomotor, social/afetivo, motor, recreativo relacionada com a saúde, sem contar que os alunos passarão a ter uma vida mais saudável.

2) Considerando as relações do ser humano no meio aquático ao longo da história, descreva uma atividade a ser aplicada em uma aula de Educação Física Escolar que possibilite ao aluno refletir sobre sua história de vida aquática.

A história de vida aquática do homem vem da pré historia o homem utilizava o meio aquático para a sobrevivência, para se alimentar e fugir dos perigos terrestres o homem teve que perde o medo de entrar na água, e assim aprendeu a se locomover dentro da água, nadar também era considerada de utilidade publica, pois quem não sabia nadar não tinha educação suficiente. O nado também era utilizado para preparar soldados para guerra que tinham como exercícios atravessavam a nado os rios, e as pessoas que não sabiam nadar eram desprezadas pela sociedade.

A atividade para os alunos do ensino fundamental: Jogo de Encher o Balde.

Objetivo: Adaptação ao meio líquido e desenvolvimento da coordenação motora global.

Formar equipes e posicionar em fila de um lado da piscina, dê a cada equipe um copo de plástico. Deixe um balde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com