TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaboratova

Trabalho Universitário: Atividade Colaboratova. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS – Análise de Investimentos

Etapa 3

Passo 1 – IPCA

Por determinação legal (Medida Provisória número 812, de 30 de dezembro de 1994), o IPCA - Série Especial está sendo divulgado trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, baseado nos índices do IPCA-15. O Portal Brasil apresenta na tabela também a variação mensal - apenas para efeito de estatística e estimativa futura do índice. A sua validade e aplicabilidade, entretanto, é trimestral. Este índice é aqui informado apenas para subsidiar expectativas de acúmulos trimestrais ou entre períodos. O IPCA foi criado em 30 de Dezembro de 1991.

O IPCA/IBGE verifica as variações dos custos com os gastos das pessoas que ganham de um a quarenta salários mínimos nas regiões metropolitanas de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e município de Goiânia. O Sistema Nacional de Preços ao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio).

O IPCA/E utiliza, para sua composição de cálculo, os seguintes setores: alimentação e bebidas, habitação, artigos de residência, vestuário, transportes, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação e comunicação. Outras observações importantes:

Passo 2 – Resumo artigo “Análise de Investimentos”

O artigo apresenta de forma abrangente todos os métodos que devem ser levados em consideração para uma análise de investimentos, visto que estes são fundamentais para a correta “previsão” de retorno positivo de um investimento. Para isso é necessário a utilização dos seguintes métodos:

Valor Presente Liquido: É o conceito matemático que leva em consideração o valor do capital futuro já descontado de seus juros compostos de acordo os respectivos prazos.

Custo de Oportunidade – É um método de análise que leva em consideração a rentabilidade de um projeto, ou seja, demonstra o ganho real de um investimento como sendo a diferença da Taxa Interna de Retorno e a taxa de maior capacidade contributiva ao mesmo capital investido em outra atividade.

Taxa Interna de Retorno (TIR) – Índice que indica o mínimo espera de retorno dentro de um determinado período de tempo.

Payback – Indicador que determina o prazo(tempo) de recuperação do capital inicialmente investido em um projeto. Payback = R$ Retorno por Período / R$ investimento.

Payback Descontado- Traz os valores de capitais de um fluxo de caixa para o presente (já com sua taxa descontada em juros compostos) para posteriormente determinar o prazo de recuperação do capital investido.

Fontes de Financiamento : Fontes básicas para a execução de um investimento. Podem ser duas: capital próprio ( inclusive lucros reinvestidos) ou capital de terceiros.

Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) – Usado diretamente como taxa de juros compostos em análise

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com