TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodeselvolvimento

Artigo: Atividade De Autodeselvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade de Autodesenvolvimento

1) As Principais características do transporte de cargas Aquaviário:

O modal aquaviário apresenta custos fixos medianos, decorrentes do investimento em embarcações e em equipamentos, e seus custos variáveis são relativamente pequenos em razão da capacidade de transportar grandes volumes e toneladas. O modal aquaviário marítimo é também um dos meios mais antigos e importantes para o transporte comercial. Teve origem na época antiga e medieval onde o homem descobriu que um simples tronco tinha a capacidade suportá-lo e continuar flutuando. Com a evolução criam-se novas maneiras de mudar a forma do tronco, chegando assim á barcos e caravelas que foram substituídos por barcos a vapor no inicio de 1800 e pelo motor a diesel nos anos 20. Um dos modais mais importantes para a indústria e a logística no Brasil, o transporte marítimo ainda não tem todo o seu potencial devidamente utilizado. Sua importância está diretamente ligada a intermodalidade, à geração de novos empregos, ao aumento na movimentação de cargas no país e ao fortalecimento do setor de logística no mercado nacional. Apesar de todas as dificuldades que enfrenta - com portos ainda inadequados, burocracia e altas tarifas, para citar apenas algumas - o setor movimenta mais de 350 milhões de toneladas ao ano. Fica fácil imaginar o quanto este número pode melhorar se houver uma preocupação e um trabalho efetivos para alterar este quadro. O transporte aquaviário se destaca por se tratar de um modal com o custo intermediário que exige menor esforço e permite o carregamento de volumes maiores, e vale lembrar que no Brasil nossas principais cidades são litorâneas ou estão próximas do litoral, como São Paulo.

2) Explique como funciona a multimodalidade aplicada ao transporte aquaviário.

O transporte multimodal caracteriza-se como a modalidade de transporte em que são utilizados dois ou mais modais. O litoral possibilita utilizar a cabotagem como meio de transporte de cargas, pois é muito competitivo para produtos baratos (ferro, cimento, químicos), mas é pouco flexível e exige um tempo de transporte maior. O primeiro modal utilizado é o rodoviário, que leva a mercadoria em contêiner até um porto, que carregados no modal marítimo, serão enviados ao seu próximo destino, sendo necessária a utilização de rodovias assim que chegar ao destinatário, para entrega do produto ao destino final.

3) Em que consiste a chamada quebra da cadeia de transporte?

A quebra da cadeia de transporte refere- se à mudança do modal de transporte durante uma operação, sendo sempre multimodal. Às vezes a mercadoria precisa ficar no porto aguardando a liberação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com