TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Imunologia

Casos: Atividade De Imunologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  2.383 Palavras (10 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 10

ExerDiagnóstico Laboratorial da Tuberculose

Introdução

A tuberculose esteve presente durante todo o desenvolvimento da história humana. Mas somente na segunda metade do século XIX foi possível conhecer o agente causador da doença, o Mycobacterium tuberculosis, isolado em 1882 pelo pesquisador alemão Robert Koch. Por isso o bacilo da tuberculose ficou conhecido como bacilo de Koch (BK). Sessenta e dois anos depois, em 1944, foram descobertos os primeiros medicamentos capazes de eliminar o bacilo da tuberculose.

A tuberculose é um problema de saúde prioritário no Brasil, que juntamente com com outros 21 países em desenvolvimento, albergam 80% dos casos mundiais da doença. No Brasil, estima-se que ocorram 129.000 casos por ano, dos quais são notificados cerca de 90.000. Em 1998, o coeficiente de mortalidade foi de 3,5 por 100.000 habitantes. Esses números, entretanto, não representam a realidade do país, pois parte dos doentes não são diagnosticados nem registrados oficialmente.

Etiologia, Transmissão e Patogênese

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo denominado Mycobacterium tuberculosis, também denominado bacilo de Koch (BK), que se propaga através do ar, por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose (TB) pulmonar ao tossir, espirrar ou falar em voz alta. Quando estas gotículas são inaladas por pessoas sadias, provocam a infecção tuberculosa e o risco de desenvolver a doença.

A propagação da tuberculose está intimamente ligada às condições de vida da população. Prolifera, como todas as doenças infecciosas, em areas de grande concentração humana, com precarious services de infra-estrutura urbana, como saneamento e habitação, onde coexistem a fome e a miséria. Por isto, a sua incidência é maior nas periferias das grandes cidades, podendo, porém acometer qualquer pessoa mesmo em areas rurais.

A infecção pelo bacilo da tuberculose pode ocorrer em qualquer idade, mas no Brasil geralmente acontece na infância. Nem todas as pessoas expostas ao bacilo da tuberculose se tornam infectadas.

Quando uma pessoa inala as gotículas contendo os bacilos de Koch, muitas delas ficam no trato respiratório superior (garganta e nariz), onde a infecção é improvavel de acontecer. Contudo, quando os bacilos atingem os alvéolos à infecção pode se inciar.

Primeiro os bacilos multiplicam-se nos alvéolos e um pequeno número entra na circulação sanguínea disseminando-se por todo o corpo. Dentro de 2 a 10 semana no entanto, o sistema imune usualmente intervem, impedindo que os bacilos continuem a se multiplicar, prevenindo disseminação posterior.

A infecção tuberculosa, sem doença, significa que os bacilos estão no corpo da pessoa, mas o sistema imune os está mantendo sob controle, através dos macrófagos que fagocitam os bacilos e forma uma “barreira”, chamada de granuloma, que mantém os bacilos sob controle. As pessoas infectadas que não desenvolve a doença não transmitem o bacilo.

Uma vez infectada, a pessoa pode desenvolver a tuberculose em qualquer fase da vida, isto acontece quando o sistema imune não pode mais manter os bacilos sob controle no granuloma e assim eles se multiplicam rapidamente.

Todos os órgãos podem ser acometidos pelo bacilo, porém ocorre mais freqüentemente nos pulmões, gânglios, pleura, rins, cérebro e ossos.

Classificação dos doentes de tuberculose pulmonar

Tuberculose Pulmonar Positiva - quando apresentam:

duas baciloscopias diretas positivas;

uma baciloscopia direta positiva e cultura positiva;

uma baciloscopia direta positiva e imagem radiológica sugestiva de tuberculose ou

duas ou mais baciloscopias negativas e cultura positiva.

Tuberculose Pulmonar Negativa - quando apresentam:

duas baciloscopias negativas, com imagem radiológica suspeita e achados clínicos ou outros exames complementares que permitam ao médico efetuar um diagnóstico de tuberculose.

A tuberculose extrapulmonar será classificada segundo a localização: pleural, ganglionar periférica, ósteo-articular, gênito-urinária, meningo-encefálica e outras, com base em resultado bacteriológico ou achados clínicos, radiológicos e histopatológicos que permitam ao médico diagnosticar tuberculose.

Material de Coleta

Diagnóstico

Além dos exames laboratoriais deve ser considerada a história clínica do paciente, onde deve ser observados e o paciente teve contato com pessoas com tuberculose; se está apresentando os sintomas e sinais sugestivos de tuberculose pulmonar como tosse seca ou produtiva por três semanas ou mais, febre vespertina, perda de peso, sudorese noturna, dor torácica, dispnéia e astenia; considerar se há história de tratamento anterior para tuberculose; e presença de fatores de risco para o desenvolvimento da tuberculose (infecção pelo HIV, diabetes, câncer).

O principal exame para diagnóstico da tubérculo é o exame bacteriológico, onde é feita a baciloscopia diretas do escarro e a cultura do bacilo de Koch.

Baciloscopia direta do escarro

Este é um método fundamental para se descobrir as fontes mais importantes de infecção, que são os casos bacilíferos. Esse exame permite detectar de 70 a 80% dos casos de tuberculose pulmonar em uma comunidade.

Este método permite descobrir as fontes mais importantes de infecçào: os casos bacilíferos. O exame baciloscópico deve ser solicitado nos seguintes casos:

pacientes que procurem os serviços de saúde por sintomas respiratórios;

pacientes que procurem os serviços de saúde por qualquer motivo, mas que, espontaneamente ou em resposta ao profissional de saúde, informem ter tosse e expectoração há quatro semanas ou mais;

pacientes que apresentem imagem radiológica pulmonar suspeita.

Para fazer a baciloscopia é necessário coletar duas amostras de escarro, onde a primeira amostra é coletada quando o paciente sintomático procura o médico, para garantir que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com