TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Inteligência

Casos: Atividade De Inteligência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 6

1- "Desde os primórdios da civilização a atividade de Inteligência norteou a tomada de decisões buscando sempre uma avaliação precisa, quer no campo militar, quer no campo político, para um planejamento eficaz". (RODRIGUES, 1999, p. 02)

Do acima exposto, realize uma pesquisa ao longo da História e descreva, para cada período (Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea), 02 exemplos de emprego da atividade de Inteligência. Para fins de validação de suas respostas referencie as fontes pesquisadas. (4,0 pontos)

R: A atividade de inteligência tem por finalidade a busca pelo conhecimento, pois é uma atividade tão antiga quanto à própria humanidade. Vários históricos de atividade de inteligência pode se constatar ao longo da história. Segue abaixo os históricos cronológicos:

Idade Antiga:

Josué 2 1:7

E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali. Então, informaram a notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra. Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra. Porém, aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram.

Fonte: A Lucerna, Brasília, 05 de novembro de 203, Boletim informativo da Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEX).

Moisés 13:2

Envia homens que espiem a terra de Canaã, que hei de dar aos filhos de Israel. Moisés ordenou a seus espias: Subi ao Neguebe e penetrei nas montanhas. Vede a terra, que tal é, e o povo que nela habita; se é forte ou fraco, se poucos ou muitos.

Fonte: Inteligência Policia – CAP PM Luiz Sávio Marins de Moraes – Curso de Análise da Informação Agência Brasileira de Inteligência\DF.

Idade Média

Flavius Vegetius Renatus escreveu em seu livro De Re Militari ("Acerca de Assuntos Militares" em latim), também conhecido como Epitoma Rei Militaris, é um tratado escrito em latim tardio, sobre ciência da guerra e princípios militares, apresentando os métodos e práticas em uso durante o auge do poderio romano. Ouça muito sobre as medidas a serem tomadas, diga somente a alguns o que pretende fazer, àqueles de fidelidade indiscutível, ou confie somente em você (...) Se espiões penetram em seu acampamento, ordene a todos os soldados, durante o dia, que se recolham às suas barracas e eles serão aprisionados. (RENATUS, 390 A.C.).

Fonte: Inteligência Policia – CAP PM Luiz Sávio Marins de Moraes – Curso de Análise da Informação Agência Brasileira de Inteligência\DF.

Maomé o utilizou seus agentes infiltrados em Meca (Arábia Saudita) onde o avisaram de um ataque de soldados árabes a Medina, cidade em que estava refugiado. Ele mandou então que fizessem trincheiras e barreiras ao redor da cidade, que impediram o avanço dos soldados.

Fonte: Revista Brasileira de Inteligência. Brasília (ABIN), v. 1, n. 1, dez. 2005.

Idade Moderna

A queda de Constantinopla

Com os navios colocados em uma nova frente, os bizantinos logo não teriam soluções para reparar suas muralhas. Sem opção, os bizantinos se viram coagidos a contra-atacar, então no dia 28 de abril arriscaram um ataque surpresa aos turcos no Corno de Ouro, no entanto foram descobertos por espiões e executados.

Fonte: www.historiado mundo.com.br/idade-media/queda-de-constantinopla.htm

A Colonização inglesa

Não bastassem todos esses problemas, havia ainda traições e ataques de índios. George Kendall, por exemplo, foi o primeiro inglês executado por espionagem na Virgínia acusado de trabalhar secretamente para o rei da Espanha.

Fonte:historie-juarez.blogspot.com.br/2012/09/a-clolonização-inglesa-texto-de-leandro.html

Idade Contemporânea

Tornaram-se célebres as verdadeiras “cerimônias” de trocas de espiões realizadas na fronteira entre as duas Alemanhas no auge de Guerra Fria. Um das mais célebres dessas trocas foi entre o espião soviético Rudolph Abel, apanhado pelo FBI em Nova Iorque, e o coronel da Força Aérea norte-americano Gary Powers, piloto de avião espião U-2 que fora abatido no espaço soviético.

Fonte: A Lucerna, Brasília, 05 de novembro de 203, Boletim informativo da Escola de Inteligência Militar do Exército (EsIMEX).

Servidor da Abin é preso por espionagem na própria agência

Um funcionário da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi preso em flagrante, na semana passada, por espionagem no órgão. A Abin é ligada à Presidência da República por meio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A prisão do servidor foi efetuada na última sexta-feira, pela Polícia Federal. Segundo o GSI, foi verificado um "fluxo atípico de dados" na agência, além de "diversas ações vetadas por regulamentos e normais legais.

Fonte: terra.com.br/Brasil/policia

2- As fontes de dados de Inteligência são classificadas em humanas, de sinais e de imagens. Pesquise e apresente, juntamente com a finalidade de cada uma delas, todas as fontes de dados de Inteligência exploradas na atualidade pelos diversos serviços de Inteligência mundialmente conhecidos. (3,0 pontos)

R: As fontes de inteligência humanas: de modo geral, são as de menor quantidade de dados fornecidos, entretanto, por serem mais qualitativas, é a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com