TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De ètica

Artigo: Atividade De ètica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades:

1- Estudo de caso

a) “O chefe da unidade de saúde é procurado por um adolescente, de 15 anos, desacompanhado dos pais ou responsáveis, que deseja se consultar no programa de saúde mental da unidade, pois ouvira falar por amigos de sua qualidade. Diz ser usuário de drogas. Mas quer garantia que o serviço não comunique de fato seus pais”.

Diante do caso descrito acima, você como futuro profissional teria qual conduta? Sabendo que o código de ética dos médicos incorporou a noção da maioridade sanitária, quando o menor de idade tenha capacidade de avaliar seu problema e de conduzir-se por seus próprio meios para solucioná-lo, salvo quando a não-revelação possa acarretar danos ao paciente.

Justifique sua resposta.

R- Chamaria os pais e contaria...a presença da família junto ao adolescente usuário de drogas pode ser de grande valia e fator determinante no tratamento do menor.E este menor pode estar com sua capacidade de avaliação comprometida pelo uso das drogas neste momento.

b) “Mulher, de 67 anos, domestica em atividade laboral, após exames realizados em ambulatório médico, teve diagnosticado câncer de mama, em estágio avançado. O profissional de saúde, considerando o caso como de mau prognóstico, não revela os achados ao paciente, apesar do questionamento deste e, dois dias depois, telefona e informa membros da família, porque considerava que as informações poderiam trazer danos psicológicos ao paciente, aumentando seu sofrimento”.

Como o profissional de saúde agiu neste caso? Quais princípios éticos foram infringidos?

R- Os princípios de autonomia, todo paciente tem o direito de saber quais os tratamentos ele tem disponíveis para assim avaliar se aceita ou não o tratamento. O fator psicológico no momento em que se tem a noticia de uma doença grave, pode facilmente ser sanada com a ajuda de um profissional de psicologia que o ajudará a enfrentar a questão e fazer sua decisão.

2- Para a tomada de decisões Éticas existem 2 grandes correntes teóricas embasadas em significados específicos, diante disso:

a)Defina quais são essas correntes e explique cada uma delas.

R- Ética de conseqüências ( resultados)

Um ato é avaliado eticamente por seus resultados, pelo alcance dos objetivos da ação empreendida.

O alcance do maior “bem estar” para o maior número possível de pessoas.

R- Ética deontológica ( deveres)

Se o homem é um ser racional, suas decisões devem ser racionais;

As regras derivam de princípios universais e devem ser aplicadas em todo tempo e lugar.

Uma ação está eticamente ajustada quando ela estiver de acordo a uma regra que satisfaça o princípio imperativo categórico.

3- Analise as alternativas abaixo de indique as verdadeiras colocando um (V) e as alternativas falsas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com