TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva I - Direito Aplicado à Gestão

Trabalho Escolar: Atividade Discursiva I - Direito Aplicado à Gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 2

Conforme os estudos realizados através da leitura da Convenção Coletiva de Trabalho, que se encontra na biblioteca virtual ou aquela extraída na internet pelo aluno, verificamos que os sindicatos possuem várias funções dentre as quais está a Função Negocial, estampada na própria CCT. A qual se caracteriza pelo poder conferido aos sindicatos para ajustar Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho, nas quais são definidas cláusulas (regras) a serem aplicadas nos contratos individuais de trabalho dos empregados. (Art. 514, c) da CLT.

Pergunta-se: Com base no conteúdo da Convenção Coletiva de Trabalho, os sindicatos estão conseguindo cumprir adequadamente com a função negocial, ou seja, estão obtendo resultados positivos para os trabalhadores nas negociações coletivas de trabalho?

Construa a atividade com suas próprias palavras. Utilize o anexo 2, disponível na biblioteca virtual ou a CCT extraída da internet pelo próprio aluno. Utilize linguagem formal em no máximo 15 linhas.

Sim, os sindicatos têm desempenhado a função negocial de forma satisfatória, a trajetória das lutas e reivindicações da força sindical unificando a categoria e organizando todas com força para ter garantido seus direitos e negociando melhorias para os trabalhadores.

• A data base, onde as partes fixam a data de reajuste salarial da categoria;

• 13 salário, onde os trabalhadores passam a ter direito a um salário extra a cada 12 meses trabalhados.

• Férias anuais, para cada período de 12 meses os trabalhadores gozam de trinta dias de descanso.

Os benefícios negociados entre os empregadores e os trabalhadores são muitos os que trás seguridade para ambas as partes, com regras bem definidas e direitos e deveres garantidos.

A busca por melhorias é diária, muitos direitos da classe são violados, com contratos ilegais, trabalho escravo, inexistência de equipamentos de segurança em atividades de alto risco, dentre outros.

Os trabalhadores junto com os sindicatos somam força para ter seus direitos garantidos, e atribuem para a aplicação da lei e da justiça trabalhista do país.

A força e poder de negociação estão na organização, pois quando o direito é negado às paralisações, greve, passeatas, e reportagens são inevitáveis. A classe já teve enumeras conquistas desde a criação dos sindicatos, o saber:

Pontuação:3.0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com