TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Do Ava

Dissertações: Atividade Do Ava. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

A atividade da aula tema 3, de autodensenvolvimento tem como objetivo apresentar respostas ao questionário proposto utilizando como base o artigo da Trajetória da sustentabilidade: do ambiental ao social, do social ao econômico, do autor Elimar Pinheiro do Nascimento e apresentar de forma coerente uma opinião pessoal sobre o tema. Seguindo os passos e a estrutura proposta pela atividade.

DESENVOLVIMENTO:

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

O autor dividiu as dimensões em três tendo duas adicionais que forma as cinco dimensões. A ambiental, que se trata da sustentabilidade mais citadas em todos os artigos, onde o autor defende o uso consciente dos bens naturais, mantendo um padrão de vida confortável, mas sem prejudicar o ecossistema e a economia. A dimensão econômica que visa o lucro adquirido com a exploração dos recursos naturais. A dimensão social que propõem a reeducação consciente para o uso dos recursos naturais política e cultural. Onde ele comenta a sustentabilidade econômica, ambiental e social na forma como o mundo lida com cada “folha” para manter um equilíbrio sustentável mundial. As dimensões citadas como adicionais, política e cultural, porque para que todo o processo de conscientizarão de certo é necessário visar uma aprendizagem regional como uma nova cultura a ser criada e uma polita que funcione para todos e que não seja prejudicial ao desenvolvimento, que ande lado a lado com a conscientização.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Ambiental, econômica e social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Investimentos tecnológicos, que estuda meios tecnologicamente alternativos e adequados que possa ser implantados a favor desta causa.

Decrescimento, que seria um consenso político-cultural universal para tratar do assunto.

Possibilidade de risco, podendo trazer prejuízo irrecuperáveis, por uma decisão tardia.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Na minha opinião a população tem plena consciência dos recursos naturais disponíveis e da forma errada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com