TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Gerencial: Treinamento e Desenvolvimento

Tese: Atividade Gerencial: Treinamento e Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Tese  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera Uniderp – CEAD

Polo – Centro de Educação a Distância (CEAD)

Curso: Gestão de Recursos Humanos

Disciplinas: Direito Empresarial,Tecnologia De Gestão E Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Nome Completo - RA

Atividade Prática Supervisionadas: Treinamento e Desenvolvimento

Feira de Santana

2014

Nome Completo

Desafio Profissional de Direito Empresarial, Tecnologia de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Trabalho desenvolvido durante a disciplina Direito Empresarial, Tecnologia de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente como parte de avaliação referente ao bimestre em questão.

Prof. Luzinete Oliveira

Feira de Santana

2014

1 Introdução

Este desafio irá abordar questões de vital importância para um funcionamento adequado e dentro dos padrões tecnológicos e ambientais, bem como projetos, clientes, montagens e dimensionamento e especificação de material.

A INOXEL uma indústria metalúrgica que se destaca com uma das mais importantes e respeitadas fabricantes de equipamentos e sistemas de produção. Uma empresa que sempre se preocupou com a qualidade de vida de seu colaborador hoje busca uma melhor qualidade eu seu sistema.

E nessa procura pela segurança, armazenagem e qualidade dos produtos entregues a seus clientes e para assegurar a qualidade e consequentemente seus fornecedores, a empresa aderiu a um Sistema de Gestão de Qualidade.

2 Desenvolvimento

Com os novos pensamentos buscando manter e melhorar o meio ambiente, as indústrias buscaram e buscam adaptar e melhorar seus processos e repensar suas estratégias, devido a preferência do mercado por produtos que gerassem menores impactos indústrias, atualmente tem dito um novo conceito na questão ambiental, necessitando adaptar seus processos repensar suas estratégias, devido a concorrência do mercado na busca por produtos que gerassem menos impactos ao meio ambiente.

Segundo Godar (1997), a gestão de recursos ambientais deve estar imbuída de uma visão estratégica de desenvolvimento ao longo prazo, o que lhe confere um sentido para alem dos usos cotidianos, pois se constitui onde se confrontam e se reencontram os objetivos associados ao desenvolvimento e aqueles voltados para a conversão da natureza ou para preservação da qualidade ambiental.

Toda essa reflexão e observação da natureza implicam mudanças de comportamento que, para as famílias podem ser o momento de economizar, já para as empresas devem visto como uma oportunidade de negócio, como diz o escritor e ativista ambiental Paul Hawker, o futuro pertence aqueles que entendem que fazer mais com menos é agir com compaixão, é prospero e duradouro, mais inteligente e até competitivo. Dallas (2009, p.65) entende que resolver essas questões não é fácil, pois estão em jogo custos econômicos e mudanças pessoais.

Nesse caso, a diminuição dos impactos ambientais virou um diferencial para a competitividade das empresas, o que criou um novo paradigma de gestão de gestão empresarial: O sistema de Gestão Ambiental. Esse sistema surge para atender a demanda da sociedade por produtos e serviços que causem menores impactos ambientais.

Nesse contexto se insere o setor de fundição, um departamento muito importante para o desenvolvimento, o qual apresenta aspectos e impactos ambientais que devem ser considerados na implantação de um sistema de gestão ambiental.

O setor de fundição é considerado o mais versátil dentre os de conformação de metal, devido a ampla variedade de formatos, dimensões e propriedades metalúrgicas das peças fundidas. Essas vantagens tornam o setor de fundição comumente mais econômico e viável para obtenção de determinados matérias sólidos. E de extrema importância para o desenvolvimento industrial de um país, pois seus produtos são muito utilizados em processos de fabricação, sendo necessários na composição de outros (FAGUNDES,2010).

A indústria de fundição brasileira se caracteriza como aquela de produção de peças fundidas em ferro, aço e ligas não ferrosas, sendo que esse segmento industrial, em 2010, faturou cerca de US$ 10,7 bilhões, em cerca de 1400 empresas, empregando por volta de 60 mil funcionários (CARMÉLIO et al, 2011). As principais matérias-primas utilizadas, nesse setor, é o ferro gusa, sendo o Brasil o segundo maior produtor mundial, as ferroligas e o alumínio.

2.1 Modelo de Excelência da Gestão

A preocupação com a qualidade teve inicio com Walter Andrew Shewhart, engenheiro, físico e estatístico, conhecido com pai do controle estatístico de qualidade. Shewhart (1930) questionava a qualidade diante da variabilidade encontrada na produção de bens e serviços.

Na empresa INOXEL, poderá ser utilizados referencias de organizações de excelência em nível internacional que são aquelas que têm prosperado e alcançado a liderança internacional em suas respectivas áreas de atuação.

O principal modelo de referencia hoje no Brasil é o Modelo de Excelência da Gestão, da Fundação Nacional da Qualidade, se tem por base um conjunto de fundamentos da excelência que expressam conceitos atuais que se traduzem em praticas encontradas em organizações de elevado desempenho. Tais fundamentos podem ser: pensamento sistêmico, aprendizado organizacional, inovação; liderança; olhar para o futuro; conhecer o cliente; valorizar as pessoas e suas culturas; desenvolvimento de parcerias e responsabilidade social.

Esses fundamentos de excelência quando aplicados trazem grandes melhorias para os processos e produtos, redução de custos e aumento de produtividade para a organização, tornando-a mais competitiva.

O Modelo de experiência reflete a experiência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com