TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade No Portfólio

Trabalho Universitário: Atividade No Portfólio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  1.035 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivos

• Compreender o conceito de pesquisa operacional.

• Entender o histórico da pesquisa operacional.

Descrição da atividade

Com base nas leituras propostas, responda à questão a seguir e poste sua resposta no Portfólio:

• Como a pesquisa operacional e a programação linear podem contribuir para a gestão das operações nas organizações?

RESPOSTAS DA ATIVIDADE

Resposta:

A competitividade que existe entre as empresas de diversos seguimentos, que atuam produzindo um produto ou mix de produtos, força-as trabalhar buscando a otimização dos processos produtivos e a maximização dos lucros. Dessa forma, como a pesquisa operacional e a programação linear podem contribuir para a gestão das operações nas organizações? Segundo Megginson, Mosey e Petri Jr (1986), o trabalho de grupos de pesquisa que juntam seus conhecimentos ao dos gestores para o desenvolvimento de modelos quantitativos a serem utilizados em processos decisórios é uma saída para o questionamento.

Como exemplo dessa aplicação da pesquisa operacional nas organizações, é possível ter um sistema de logística de entregas mais enxuto, evitando gargalos de entrega e consumo excessivo de combustível. Além de ser possível diminuir o tempo das entregas e a jornada de trabalho de mo-toristas, que podem passar até dias na estrada à espera da entrega do produto ao distribuidor.

Outra opção que dá bons resultados quando se aplica a pesquisa operacional e a pro-gramação linear, é a maximização da contribuição para os lucros de certo produto ou mix de produ-tos. Através do histórico de produção, consumo de matéria prima, necessidade de mão de obra e consumo de energia, por exemplo, é possível elaborar equações matemáticas que após plotadas em um gráfico, mostrarão as melhores opções para tomada de decisões na linha de produção.

A programação linear juntamente com as técnicas de pesquisa operacional são ferra-mentas para identificar o resultado ótimo, considerando todas as restrições impostas ao modelo ado-tado. Assim, esse resultado esperado é possível acontecer, visto que os vários cenários que serão analisados têm o objetivo de definir a política de ação da organização.

Referências / E-Referências

CASARIN, E. Introdução à Engenharia. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 4.

FROSSARD, A. C. P. Revista Científica da Faculdade Lourenço Filho - v.6, n.1, 2009.

Disponível em: < http://www.flf.edu.br/revista-flf.edu/volume06/V6_02.pdf>. Acesso em: 20 out. 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com