TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade PUR II

Pesquisas Acadêmicas: Atividade PUR II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  867 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CAMPUS LARANJEIRAS

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ATIVIDADE 1

1- Estes problemas urbanos identificados no texto referem-se apenas as pequenas cidades? Por quê?

Apesar disso, cidades maiores registram piores índices ambientais, tais como menor arborização e maior presença de esgoto a céu aberto e lixo acumulados nas ruas. Já as condições ambientais apresentaram desigualdades significativas. O acúmulo de lixo na região dos domicílios aumentava sua proporção na medida em que aumentava o tamanho do município de 20 mil a 1 milhão de habitantes. O esgoto a céu aberto apresentou uma oscilação em relação ao tamanho dos municípios, com o mais baixo percentual nos municípios com mais de 1 milhão de habitantes (7,8%) e o mais alto em municípios de 500 mil a 1 milhão de habitantes (14,3%). Nesse conjunto de características, a arborização também apresenta o maior índice (70,6%) nos menores municípios.

2- Quais são os principais problemas urbanos das cidades brasileiras?

Moradias precárias (favelas), transporte urbano (poluição do ar, os congestionamentos e as deficiências no transporte coletivo), lixo urbano.

3- E a sua cidade, quais destes problemas existem? Por quê?

- Descontinuidade: o lixo da cidade até piorou nas últimas décadas. Entretanto, a cidade melhorou consideravelmente sua estrutura no último século, mas que vão continuar existindo problemas básicos de infraestrutura enquanto não houver uma estratégia eficiente de políticas públicas. No Recife, não há um eixo de ações definido e continuado. Cada gestão faz o que quer. A visão imediatista e eleitoral infelizmente ainda está na nossa cultura política. Se conseguirmos implantar um modelo de gestão que tornem irreversíveis as mudanças iniciadas poderemos manter o planejamento de médio e longo prazos evitar a descontinuidade entre as gestões.

- Crescimento desordenado: A ocupação desordenada da capital pernambucana é a principal causa da intensificação de alguns dos problemas vividos pelos recifenses ao longo dos anos, como a quantidade de lixo nas ruas e nos rios. Mas Recife tem características físicas e geográficas que contribuem para a existência secular de outros, como alagamentos, dos inúmeros buracos nas vias e de esgoto a céu aberto. A cidade tem um lençol freático muito próximo da superfície, dois terços de seu território formado por bacias hidrográficas e um grande índice pluviométrico concentrado em 4 meses do ano. Aliado a isso tivemos ocupações irregulares das áreas estuarinas-eliminando os espaços naturais de drenagem das águas-e a não substituição desses por espaços construídos adequados. O material usado para a pavimentação das ruas nunca foi apropriado para essa proximidade da superfície com o lençol freático e que o último sistema planejado de esgotamento sanitário data do início do século 20. Os dejetos das casas e dos condomínios seguem para o sistema fluvial e para as canaletas, indo parar nos espaços públicos. E os contratos de gestão com empresas de pavimentação seguiram até hoje uma lógica errada. As empresas eram remuneradas de acordo com a quantidade de material gasto por elas. Ou seja, quanto mais buraco, mais elas faturavam. Mudamos isso e agora o contrato que firmaremos determinará o tipo de pavimentação e o prazo que ele deve durar. Se antes disso houver desgaste, a empresa arcará com os custos do conserto. Também haverá um gerenciador desses serviços.

4- Diante de tais problemas, qual é a responsabilidade do/a:

a) Prefeito e vereadores:

I - RESPONSABILIDADES DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

1. Ordenamento Territorial

1.1 Delimitação do Perímetro Urbano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com