TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Pesquisa Operacional

Monografias: Atividade Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 3

1 - O que é pesquisa operacional? Pesquise na internet e busque outras definições além a que foi apresentada a você.

Pesquisa Operacional (P.O.) nada mais é que um método científico para a tomada de decisões. A P.O. “estrutura processos, propõe um conjunto de alternativas e ações, fazendo a previsão e a comparação de valores, de eficiência e de custos”.

A P.O. é, portanto, um sistema organizado com auxílio de modelos bem como da experimentação de modelos, com o fito de operar um sistema da melhor maneira possível. Considero a P.O. como uma ferramenta matemática aplicada no processo de tomada de decisão. Para isso, fazemos uso de modelos matemáticos estruturados em fases.

Por ser uma ferramenta matemática aplicada, a P.O. nos dá condições para:

• Solucionar problemas reais;

• Tomar decisões embasadas em fatos, dados e correlações quantitativas;

• Conceber, planejar, analisar, implementar, operar e controlar sistemas por meio da tecnologia bem como de métodos de outras áreas do conhecimento;

• Minimizar custos e maximizar o lucro;

• Encontrar a melhor solução para um problema, ou seja, a solução ótima.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/pesquisa-operacional-visao-geral/57475/

2 - Pesquise na internet o que é cada uma das técnicas de pesquisa operacional. Descreva cada uma delas.

Programação linear. No mundo real, a escassez é um problema constante. Nossas necessidades são infinitas, mas os recursos são limitados, por diversas razões. Surge, então, o desafio de utilizar esses recursos escassos de forma eficiente e eficaz. Almeja-se, portanto, maximizar ( o lucro, a receita, a capacidade de produção etc.) ou minimizar ( o custo de mão-de-obra, insumos etc.) uma quantidade, denominada objetivo, que, por sua vez, depende de um ou mais recursos escassos. A programação matemática é a área que estuda a otimização de recursos. A programação linear nada mais é que uma programação matemática em que as funções objetivo e de restrição são lineares.

Teoria das filas. Na teoria das filas, estudamos o comportamento das filas em espera. Trata-se de um modelo probabilístico que, diferentemente dos modelos determinísticos, não tem o objetivo de encontrar uma solução ótima para o problema. Na teoria das filas analisamos a probabilidade de um vento ocorrer.

Teoria dos grafos. O que é grafo? "O grafo propriamente dito é uma representação gráfica das relações existentes entre elementos de dados. Ele pode ser descrito num espaço euclidiano de n dimensões como sendo um conjunto V de vértices e um conjunto A de curvas contínuas (arestas)"

Os grafos são utilizados na representação de modelos reais. Pode-se utilizar grafos para representar, por exemplo, estradas e utilizar algoritmos para se determinar o caminho mais curto. Podemos utilizá-los em redes PERT e CPM no planejamento e programação de projetos.

Simulação. A simulação consiste em criar modelos representativos de um processo ou sistema do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com