TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional Atividade Pratica Supervisionada

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO

Pesquisa Operacional

Atividade Pratica Supervisionada  

        Etapa 1                

PROFESSOR: PERICLES MENDOCA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO - 8º SEMESTRE TURMA B

ALUNO:

LEANDRO TAVARES DA SILVA - 1142348984

                        

Ribeirão Preto

Setembro/2014

Sumario

Etapa 1

Informações Obtidas sobre Pesquisa Operacional.......................3

Principais Fases da Pesquisa Operacional....................................4

Conclusão.....................................................................................4

Referências Bibliográficas............................................................5

Através de pesquisa realiza nos links obtidos e em livros relacionados ao tema podemos dizer que a Pesquisa Operacional, nada mais é que um método científico para a tomada de decisões. A dessa forma a Pesquisa Operacional é uma estrutura processos, que apresentam um conjunto de alternativas e ações, fazendo com que a possamos ter uma previsão e também a comparação de valores, de eficiência e de custos dentro de uma fábrica por exemplo, seja qual o seguimento trabalhado.

A Pesquisa Operacional, é considerada uma ciência aplicada, da área de exatas, sendo o seu objetivo é de melhoria constante da performance das empresas mediante o uso de cálculos matemáticos aliados as tecnologias existentes atualmente.

Dessa forma a Pesquisa Operacional, é um sistema organizado com auxílio de modelos bem como da experimentação de modelos, como o seu propósito a de operar um sistema da melhor maneira possível, desde que usado de maneira correta.

Sendo a Pesquisa Operacional uma ferramenta matemática que deve ser aplicada no processo de tomada de decisão. Assim devemos fazer uso dos modelos matemáticos estruturados em de determinadas fases.

Entre as suas vantagens da utilização da P. O. na determinação da melhor estruturação dos recursos limitados ou indisponíveis, está pode ser a possibilidade da realização de simulações e também de situações reais, antecipando o conhecimento dos potenciais resultados e suas probabilidades de ocorrer. Sendo os métodos, permitirem uma avaliação de alternativas como a otimização das atividades e de recursos dentro das empresas de modo geral.

Podemos assim observar algumas das fases que a Pesquisa Operacional é utilizada na solução de problemas, abaixo citamos algumas das mais importantes que são:

A definição do problema, são definidos os objetivos, as alternativas de decisão, os limites de restrições das variáveis nesta fase, é determinado o objetivo, identificada as restrições e o esboço é definido, assim é traçado alguns dos possíveis caminhos que poderão ser alcançados, verificasse registros, e existe coleta de informações com máxima precisão e consistência possível, para não alterar as possíveis respostas.

A construção do modelo, pode não ser apresentadas as características mais importantes do problema abordado. O conhecimento obtido é representado através de imagens intelectuais sobre o que é mais relevante da porção da realidade em análise.

Já nesta fase temos o predomínio a modelagem matemática que é característica da Pesquisa Operacional, as equações e inequações, seja na função objetivo, seja nas restrições. Cabe distinguir variáveis decisivas, variáveis controláveis, das não decisivas. Podemos tomar como exemplo, em uma situação de produção, a quantidade a ser produzida é uma variável controlável. A demanda bem como o preço praticado pelo mercado são exemplos de variáveis não controláveis. Solução do modelo, o método apresenta as saídas ótimas para as entradas de informações do modelo em questão. Podemos Também chamar de cálculo do modelo. E é nesta fase que podemos encontramos a solução do modelo por meio da utilização de diversas técnicas, desde as mais simples para problemas simples, até as técnicas mais modernas para resolução de problemas mais complexos. Hoje em dia temos a possa disposição muitos softwares que nos permitem resolver problemas extremamente complexos com toda a rapidez, agilidade, confiabilidade e extremo confiança nas decisões tomadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com