TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Pratica Supervisionada

Artigos Científicos: Atividade Pratica Supervisionada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  5.635 Palavras (23 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 23

INTRODUÇÃO

Atualmente o acirramento da competitividade exige das empresas maior eficiência na gestão de seus recursos, e como parte integrante do sistema, buscam cumprir seu papel junto à sociedade. Esta busca pela melhoria e eficiência na aplicação dos recursos, induz os responsáveis pela gestão financeira, a avaliarem suas decisões embasadas em informações consistentes.

As constantes mudanças, tanto na política como nos negócios, impulsionam as organizações na busca de qualidade nas informações gerenciais, o que se transformou em elemento determinante para a sua sobrevivência e continuidade no mercado.

Este trabalho destina-se a avaliar uma empresa através da análise econômico-financeira, recorrendo ao balanço, que certamente servirá para a tomada de decisões.

A análise do balanço, envolve a avaliação de ativos, passivos e situação líquida patrimonial, análise das receitas, despesas e operações que lhes deu origem.Os Balanço que analisaremos serão do período de 2011 e 2012 da empresa Siderúrgica Valinho S.A

Como ponto de partida para qualquer análise desta natureza, iremos aplicar todos os métodos estudados, comparando assim os balanços e contas sucessivas dos respectivos anos, avaliando o risco econômico e financeiro da empresa. Será apresentado um breve histórico da empresa, justificativa e problemática, desenvolvimento, proposta de intervenção e conclusão seguidas da lista com as referencias bibliográficas.

2 HISTORICO DA EMPRESA

Fundada em 1966 pelo Sr. Geraldo Corrêa, a Valinho especializou-se na produção de ferro-gusa cinzento e nodular.

Atualmente localizada na rodovia MG – 050 KM 119, bairro Tietê, Divinópolis – MG a Valinho realiza negócios nos mercados internos e externos, contribuindo diretamente para o fomento e para os avanços das economias do País, gerando empregos. A Empresa busca constantemente o desenvolvimento tecnológico, com vistas aperfeiçoar o produto e promover o bem-estar social de seus colaboradores e da comunidade na qual está inserida.

Atenta às inovações e às exigências do mercado, a Valinho implantou e desenvolveu o seu Sistema de Gestão de Qualidade, certificado pela Norma NBR ISSO 9001/2000.

Na busca permanente de minimizar o impacto ao meio ambiente, a empresa conta com um rigoroso Programa Ambiental no seu parque industrial e com um amplo Projeto Florestal, que tem por objetivo alcançar à auto sustentabilidade.

Com esta filosofia, a Valinho está em fase de conclusão da implantação de seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA), devendo estar, em breve, certificada pela Norma NBR ISSO 14.001:2004.

A Siderúrgica Valinho, é uma empresa membro da Minas Metais Exportadora S/A, e tem seu produto exportado para os mais exigentes mercados mundiais, tais como Estados Unidos, Japão, Taiwan, Europa, México e Oceania. No mercado interno, mantém parceira de fornecimento de longo prazo com as principais fundições do País.

A atuação e expansão da Valinho se baseiam em investimentos contínuos na modernização de suas atividades, com a implantação de novas tecnologias, aprimoramento pessoal e profissional de seus colaboradores, sempre visando o atendimento e a satisfação de seus clientes.

A excelência é resultado da implantação de rígidos controles, desde a seleção da matéria-prima até a etapa final de produção, o que pode ser comprovado pela pureza do ferro-gusa obtido, garantindo, assim, alto rendimento às mais modernas e exigentes indústrias produtoras de peças e equipamentos em ferro e aço.

2.1 Mercado

A Valinho atende às principais fundições do mercado brasileiro, localizadas em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Também atende aos mais exigentes clientes nos Estados Unidos, Japão, Taiwan, México e Oceania. Da produção total de ferro-gusa, 40% são comercializados no mercado nacional e 60% têm como destino o mercado internacional.

Para fidelizar fornecedores (de minério de ferro e de carvão vegetal) e clientes, a Valinho mantém com eles uma relação de parceria, o que garante continuidade, agilidade e respeito aos prazos de entrega da matéria-prima utilizada na produção do ferro-gusa e do produto final da usina.

Como estratégica tem sua localização tanto em relação aos fornecedores de suas principais matéria-prima (minério de ferro e carvão vegetal) quanto em relação às vias de escoamento da produção.

Próxima às grandes jazidas de minério do Quadrilátero Ferrífero e a maciços florestais de eucalipto, a região Centro-Oeste de Minas é também atendida pela maior malha rodoferroviária do País, o que facilita o escoamento e a agilidade na entrega do ferro-gusa aos clientes do mercado interno, localizados em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande Do Sul e Paraná.

Para atender ao mercado externo, a empresa utiliza a infraestrutura da linha ferroviária Vitória- Minas, da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), pela qual transporta o ferro-gusa os principais portos no Estado do Espírito Santo: Paul e Tubarão. Também utiliza a linha ferroviária Minas-Rio, da MRS Logística, para embarcar seu produto via Porto do Rio de Janeiro (RJ).

2.2 Demonstrações Financeiras

2.2.1 Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2012 e 2011

Figura 1: Balanço Patrimonial - Siderúrgica Valinho S.A - (Em milhares de Reais)

ATIVO 2012 2011

CIRCULANTE

Caixa e equivalentes de caixa 660 987

Cliente 4.186 9.258

Estoque 2.984 2.917

Impostos a recuperar 1.266 193

Adiantamento a fornecedores 3.385 1.408

Outros créditos 195 165

12.676 14.928

NÃO CIRCULANTE

Empréstimos compulsórios 54 51

Depósitos para recursos 106 1.841

Empréstimos e coligadas 1.855 795

Impostos diferidos 5.158 -

7.173 2.687

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com