TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Praticas Supervisionadas

Exames: Atividade Praticas Supervisionadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  3.216 Palavras (13 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 13

ABORDAGEM ESTRATÉGICA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS DA EMPRESA VOTORAÇO

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 7º/8º semestre, do curso de Administração do Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo (IUESO), sob a orientação dos professores do semestre.

Orientador: Juliano Martins Rodrigues

GOIÂNIA

2013

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4

2. REVISÃO CONCEITUAL 5

2.1 Administração Estratégica 5

2.2 Análise do Ambiente Organizacional 6

3. ANÁLISE EXTERNA E INTERNA 7

3.1 Análise Externa – Macro Ambiente 7

3.2 Análise Interna 8

4. ANÁLISE SWOT 8

5. A TEORIA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS 9

5.1 As Bases da Propriedade Intelectual 9

5.2 Diferenças entre Fatores Intangíveis e Ativos Intangíveis 10

5.3 Propriedade intelectual em um mundo globalizado 11

6. GESTÃO DOS ATIVOS DE PROPRIEDADE INTELECTUAL 12

6.1. A natureza do conhecimento e suas formas de proteção 13

6.2 Patentes e apropriação 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1. INTRODUÇÃO

O tema proposto por este trabalho está direcionado na administração, onde o presente assunto aborda sobre administração estratégica de forma a identificar sua importância nas empresas, e aborda também o tema ativos intangíveis, onde ajuda as empresas atender as expectativas de outras partes interessadas.

Deste modo, é importante que as empresas analisem o mercado continuamente se preparando para as mudanças que ocorrem no mundo, assim as organizações traçam diretrizes que as ajudam a desenvolver bons negócios e reforça a competição das organizações no mercado.

Para que as organizações garantam a sustentabilidade a longo prazo, é necessário que elas desenvolvam ativos não-financeiros (intangíveis).

Este estudo é relevante porque as empresas, para competirem no mercado, precisam analisar sua atual situação e quais os objetivos que pretende alcançar, pois com o aumento da concorrência e as consequências da globalização na economia, tiveram que adotar novos padrões e filosofias de gestão para liderarem o mercado em um mercado competitivo.

É possível observar que muitos gestores não conseguem ter êxitos em seus empreendimentos, e um dos principais fatores que influenciam nesse aspecto seria a falta de estratégias eficientes e eficazes.

O presente estudo adota uma metodologia que tem como tipo de pesquisa bibliográfica por se basear em dados de obras publicadas por diferentes autores.

2. REVISÃO CONCEITUAL

2.1 Administração Estratégica

Administrar um empreendimento é estar antenado com as tendências e as transformações do mercado, pois seu principal objetivo é contribuir para a ascensão do empreendimento por meio da utilização de técnicas administrativas voltadas para o planejamento, o controle e a direção da empresa em geral.

Para Chiavenato (1983, p. 1) “a administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorrem dentro de uma organização”.

Quando se fala em administração logo surgem outros conceitos como estratégias que as empresas utilizam visando atingir um objetivo. Deste modo, para alcançar os resultados desejados é necessário que a empresa defina as ações e, principalmente, o monitoramento de seus cumprimentos, pois é importante que a empresa tenha capacidade de manter o equilíbrio adequado entre excelência e eficácia. Dessa forma as empresas encontram maneiras de melhorar a produtividade sem reduzir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

A estratégia passou a ocupar espaço no mundo empresarial em meados dos anos 60, em resposta a absolescência dos tradicionais planejamentos a médio e longo prazos e a dificuldade desses instrumentos se adaptarem a um ambiente turbulento, em constante mutação. A partir da década de 80 o enfoque do planejamento estratégico ganhou amplitude, profundidade e complexidade, dando origem a administração estratégica.

Wright, Kroll e Parnell (2001), acreditam que se torna cada vez mais

necessário para as empresas tomarem consciência da importância da implantação do processo de administração estratégica em sua gestão. Tomando consciência do grande aumento da concorrência, e da influência do governo nas empresas, torna-se necessário a familiaridade com esse processo, pois o conjunto de ações administrativas possibilita aos gestores a integração da empresas ao seu ambiente e no seu desenvolvimento, possibilitando que as empresas atinjam seus objetivos e metas (CAMARGOS; DIAS, 2003). Oliveira (apud FERNANDES; BERTON, 2005) entende que faz parte do processo de administração estratégica o papel que o administrador exerce na empresa, fazendo com que situações passadas que não geraram sucesso sejam transformadas em novas situações, visando à obtenção de vantagens para a empresa.

2.2 Análise do Ambiente Organizacional

Atualmente, em que tudo muda muito rapidamente devido ao desenvolvimento tecnológico dos meios de comunicação, principalmente, da Internet, aliado à disseminação dos principais idiomas mundiais, proporciona uma troca de informações ampla, rápida e eficaz, melhorando o processo produtivo e a prestação de serviços, contribuindo, também, para a criação e a inovação. Isso provoca constantes mudanças no ambiente de tarefas das empresas, sendo, assim, necessária uma análise organizacional e ambiental minuciosas e a previsão dos possíveis cenários.

A análise ambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com