TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Psicomotora

Trabalho Universitário: Atividade Psicomotora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Psicomotricidade e a ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, bem como suas possibilidades de perceber, atuar, agir como o outro, com os objetos e consigo mesmo. Esta relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânica. (S. B.P 1999)

Podemos observar que a psicomotricidade, é um termo aplicado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é decorrente de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.

A psicomotricidade no Brasil segue os passos da escola francesa. Por meio dessa influência surge a partir da década de 70, o desenvolvimento da criança com o ato de aprender com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, buscando a formação integral do aluno. Com isso, Le Boulch acentua a importância da psicomotricidade ser trabalhada na escola nas séries iniciais:

“A educação psicomotora deve ser considera como uma educação de base na escola primária. Ela condiciona todos os aprendizados pré-escolares e escolares; leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a dominar o tempo, a adquirir habilidade a coordenação de seus gestos e movimentos. A educação psicomotora deve ser praticada desde a mais tenra idade; conduzida com perseverança, permite prevenir inadaptações, difíceis de corrigir quando já estruturadas”.

(LE BOULCH, P.24,1992).

Diante da afirmativa de Le Boulch, compreendemos que é muito importante ressaltar a educação psicomotora desde o inicio da infância no ambiente escolar, dessa forma, conseguiremos prevenir possíveis inadaptações que poderiam surgir após a estruturação de suas habilidades físicas, motoras e cognitivas.

Através da psicomotricidade é possível desenvolver adequadamente todos os elementos psicomotores, são eles: coordenação motora ampla, coordenação motora fina, lateralidade, equilíbrio, estruturação espacial, orientação temporal, ritmo e esquema corporal.

De acordo com Almeida apud Dantas e. Col. (2012) Coordenação Motora Ampla é a primeira a ser desenvolvida no espaço infantil. Esse trabalho permite que aperfeiçoe os movimentos dos membros superiores e inferiores.

Le Bouch (1992) define a coordenação motora fina da seguinte maneira: a coordenação viso-motor e a motricidade fina iniciam no primeiro ano e terminam ao final da educação infantil. Ocorre a partir da reação conjunta do olho e da mão dominante. É a capacidade de realizar movimentos coordenados utilizando pequenos grupos musculares das extremidades.

Segundo Meur e Staes apud Dantas e. Col. (2012) A lateralidade ocorre quando domina um lado do corpo em relação ao outro. É a noção que a criança adquire durante uma atividade de locomoção, qual parte do corpo está sendo trabalhada.

Para Hurtado apud Dantas e. col. (2012) esclarece que o Equilíbrio é a habilidade da criança manter o controle do corpo. Utilizando ambos os lados ao mesmo tempo, podendo ser alternado ou utilizar apenas um lado.

Segundo Peçanha (2006) a primeira forma de desenvolver as noções espaciais na criança na primeira infância, é proporcionar a elas o desenvolvimento pleno da autonomia de movimento no espaço escolar. Com isso, elas vão tendo noções de como deve agir, movimentar-se em determinados lugares adaptando as limitações dos espaços.

Para Meur e Staes apud Dantas e. Col. (2012) a Orientação Temporal é a habilidade de localizar-se em função da sequência dos acontecimentos: antes, após, durante e da duração dos intervalos.

Le Boulch (1992) Entende-se por Esquema Corporal o conhecimento que a criança adquire do próprio corpo e suas partes. Através desse conhecimento consegue-se manipular e utilizar o corpo para o relacionamento com o meio ambiente.

A escola tem o papel fundamental no desenvolvimento do sistema psicomotor da criança, principalmente quando a educação psicomotora é trabalhada nas series iniciais. É na educação infantil, que a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal.

Atividade Psicomotora

A atividade psicomotora que iremos aplicar será o Circuito Motor, Onde a criança executará os movimentos de acordo com suas capacidades e ampliará suas habilidades motoras.

O circuito motor será aplicado em uma criança de três anos, duração da atividade 5 minutos.

Descrição do circuito:

1ª estação

A criança irá pular dentro de dois bambolês, sendo um em frente do outro, que desenvolverá a noção de dentro e fora.

2ª estação

Passará por dentro do túnel rastejando, desenvolvendo a noção de entrada e saída.

3ª estação

Fazer zig zag entre seis pinos, desenvolvendo noções de esquerda e direita e o equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com