TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade "Quiz". Ética Geral E Profissional. 2013.1. Prof. Hércules Amaral

Artigos Científicos: Atividade "Quiz". Ética Geral E Profissional. 2013.1. Prof. Hércules Amaral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  1.796 Visualizações

Página 1 de 10

Atividade “Quiz”. Ética Geral e Profissional. 2013.1. Prof. Hércules Amaral

Questões:

1. O que é Ética?

É ciência que estuda os meios e os fins. Podemos, então, entender a ética como a capacidade humana de ordenar suas ações e relações em função do bom e do justo (dar a cada um o que é seu, viver honestamente e não lesar a ninguém). Assim o comportamento ético é aquele que que valora o fim, sem deixar de se preocupar com o meio utilizado. A ética se associa ao estudo dos fundamentos morais que devem orientar o comportamento humano em uma determinada sociedade.

O objeto da Ética reside no bem e no mal. Ora, uma lei será mais efetiva quando possibilitar um bem maior à comunidade, que, por sua vez, só é possível pela satisfação individual daqueles que fazem parte dela.

Sujeitos éticos são aqueles que buscam justificação às suas ações, pois possuem consciência do significado de suas atitudes e levam em consideração valores morais para chegarem às decisões de seus atos. Além deles, a ética engloba ainda os meios para que o sujeito realize os fins.

2. O que é Moral?

A moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade em determinado tempo. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

3. O que é Direito?

Palavra polissémica o Direito possui diversas acepções, literal, teleológico, finalista e etc.

Direito como ciência, estuda o conjunto de normas e leis em determinado ordenamento Jurídico bem como a sua correta aplicação e finalidade

Também uma prerrogativa que se exige de alguém para se agir ou se abster de agir conforme um conjunto de princípios e leis com a finalidade da pacificação, progresso, respeito mútuo e proteção de determinada sociedade, ao lado da moral, religião são meios de controle social.

4. O que é Felicidade?

A felicidade é um conjunto de atributos, intrínsecos e extrínsecos, exigidos por determinada pessoa, com a finalidade de realização total e obtenção do máximo e inalcançável prazer da vida.

5. O que significa o justo termo aristotélico?

A Teoria do justo-termo de Aristóteles, pressupõe o homem na busca da felicidade da polis assim, o homem é parte da cidade e sua felicidade depende da felicidade da cidade. Portanto, o homem feliz é aquele que chega à cidadania. Para que isso ocorra, o homem tem que buscar a excelência, ser virtuoso, ele tem que agir conforme as virtudes (justo-meio). Para ser virtuoso, o homem tem que usar sua virtude intelectual na ação, atuando na obtenção da virtude moral. Inteligentemente, o homem evita os vícios por falta e por excesso e atinge o justo-meio (a virtude).

Por exemplo: entre a vaidade (vício por excesso) e a modéstia (vício por falta) está o respeito próprio (justo-termo). É o que para Confúcio seria o caminho do meio. O equilíbrio nas ações e nos pensamentos.

6. O que se entende por valor moral de uma ação à luz do pensamento de Kant?

A Lei Moral é um imperativo formal, deve absolutamente e em qualquer circunstância cumprir o dever pelo dever.

Devemos agir de forma a cumprirmos o dever (normas morais) por dever (sem segundas intenções).

7. O que significa a expressão valor intrínseco de uma ação segundo Kant? É o motivo do dever que impele a ação.

8. O que são Regras Morais?

9. Qual é o princípio orientador de todas as ações segundo Kant?

O Dever. A liberdade advinda do uso da razão.

10. Qual é o papel do dever segundo Kant?

Fundamento de todas as ações do homem livre.

11. O que você entende por imperativo categórico?

“A luz da razão e liberdade propostos por Kant, o Imperativo categórico é aquele que nos impõe a prática de uma ação, necessária por si mesma, sem relação com qualquer outra finalidade”.

12. O que você entende por razão prática?

13. O que você entende por imperativo hipotético?

Os imperativos hipotéticos são aqueles que determinam que se queres uma determinada coisa deves fazer uma determinada ação (faz x para alcançar y), quer dizer, o imperativo hipotético é meio para a realização de um fim exterior à ele

14. Diferencie o “dever” do “agir conforme o dever”.

15. Qual a relação existente entre moral e razão segundo Kant?

16. Explique a liberdade segundo o conceito de Kant.

Segundo Kant só é livre o homem que age segundo a razão sem ser influenciado por qualquer fator externo.

17. O que quer dizer o “a priori” segundo Kant?

Valora-se sem experimentar, ou seja, o valor vem da razão que impulsiona a ação e não dos resultados oriundos da ação.

18. O que são as máximas universalizáveis segundo Kant?

19. O que é a fórmula da humanidade de Kant?

20. Explique a autonomia da vontade segundo Kant.

21. Qual é a crítica que se faz ao rigorismo kantiano?

O conteúdo ético e moral deve sim ser advindo de um juízo a priori, contudo não torna este juízo absoluto, pois, as situações que a vida produz, em relação aos conflitos de interesses, são passíveis de ponderação e razoabilidade dos princípios éticos e morais, invalidado o absolutismo kantiano. Assim pode-se ponderar entre a verdade e a vida, a vida e a segurança, a segurança e liberdade.

22. O que significa “utilitarismo”?

O utilitarismo é uma doutrina ética que prescreve a ação ou omissão de forma a otimizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com