TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Semanal 01 - SEG GcR

Por:   •  12/5/2016  •  Resenha  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

EAD PERNAMBUCO

Aluno: Maxwell de Arandas Pimentel

Professor: Zilmara Peixoto Nakai

Curso: Técnico em Segurança do Trabalho

Disciplina: Legislação Aplicada à Área de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SEG) 2016.1

Polo: Garanhuns – PE        Cidade: Garanhuns – PE                 Data: 12/05/2016

ATIVIDADE SEMANAL I

Na construção civil é notório que um dos principais riscos evidentes para os trabalhadores são quedas em alturas. A norma regulamentadora NR 18 descreve de forma clara orientações, diretrizes e técnicas a serem seguidas, com a finalidade de erradicar que os acidentes em altura aconteçam.

É importante destacar que onde houver riscos de quedas, é indispensável à instalação de proteção coletiva conforme for o risco.

Dentre os sistemas de proteção coletiva com o intuito de evitar quedas podemos de imediato mencionar o Sistema de Guarda-Corpo-Rodapé (GcR), onde é construído uma proteção firme com materiais rígidos e com uma boa resistência e são inseridos nos pontos de plataformas, locais de trabalho e circulação, evitando assim que materiais ou pessoas possam cair e/ou pessoas nos pavimentos inferiores sejam atingidos.

Os sistemas de Guarda-Corpo-Rodapé são constituído com as seguintes peças:

Figura 1: Elementos que constitui o GrC

[pic 1]

Fonte:http://www.cplp.org/Admin/Public/Download.aspx?file=Files%2fFiler%2fMIC_IT%2fFicheiros%2fBiblioteca%2fSaude_Seg%2fMedidas_de_Proteccao.pdf

Normalmente o material utilizado para se fazer o GrC é madeira, mas também podem ser utilizados materiais com resistência e durabilidade equivalentes ou maior.

Só é recomendando pinturas com vernizes claros ou óleo de linhaça, por exemplo, para ficar mais fácil a visualização de possíveis falhas na madeira evitando assim entrar em colapso a estrutura do GrC e o uso de mão francesa é crucial para reforçar a estrutura.

É importante salientar que é indispensável o uso de telas com resistência de 150 Kgf/ metro linear entre os travessões e o rodapé para impedir a queda de materiais.

Adaptar a estrutura do GrC ao local do trabalho é fundamental, respeitando assim as peculiaridades dos diferentes espaços, sejam eles no plano vertical, horizontal ou até mesmo em rampas, elevadores e escadas.

Além da instalação do GrC é preciso trabalhar com toda a equipe a parte de conscientização e explanar de forma clara e eficiente a importância dos equipamentos coletivos e individuais para trabalhos em alturas, dessa forma vai contribuir para erradicar os acidentes causados por esse risco.

REFERÊNCIAS

FILHO, ANTONINO RANGEL; SILVA, ROBSON RODRIGUES; CUSTÓDIO, DORIVAL; Recomendação Técnica De Procedimentos Medidas De Proteção Contra Quedas De Altura disponível em: Acesso em: 09/05/2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (176.5 Kb)   docx (160.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com