TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade física 3º Ano

Artigo: Atividade física 3º Ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  1.558 Visualizações

Página 1 de 3

01. (Fuvest) Uma esfera condutora A, de peso P, eletrizada positivamente, é presa por um fio isolante que passa por uma roldana. A esfera A se aproxima, com velocidade constante, de uma esfera B, idêntica à anterior, mas neutra e isolada. A esfera A toca em B e, em seguida, é puxada para cima, com velocidade também constante. Quando A passa pelo ponto M a tração no fio é T1 na descida e T2 na subida. Podemos afirmar que:

a) T1 < T2 < P

b) T1 < P < T2

c) T2 < T1 < P

d) T2 < P < T1

e) P < T1 < T2

02. Têm-se três esferas metálicas A, B e C eletrizadas. Aproximando-se uma da outra constata-se que A atrai B e B repele C. Então podemos afirmar que:

a) A e B possuem cargas positivas e C possui carga negativa

b) A e B possuem cargas negativas e C possui carga positiva

c) A e C possuem cargas positivas e B possui carga negativa

d) A e C possuem carga de mesmo sinal e B possui carga de sinal contrário ao sinal de A

e) A e C possuem cargas de sinais contrários e B possui carga de sinal contrário ao sinal de A

03. (Uel) Uma partícula está eletrizada positivamente com uma carga elétrica de 4,0x10-15 C. Como o módulo da carga do elétrons é 1,6x10-19 C, essa partícula:

a) ganhou 2,5x104 elétrons

b) perdeu 2,5x104 elétrons

c) ganhou 4,0x104 elétrons

d) perdeu 6,4x104 elétrons

e) ganhou 6,4x104 elétrons

04. Uma esfera metálica A, eletricamente neutra, é posta em contato com outra esfera igual e carregada com uma carga 4Q. Depois, a esfera A é posta em contato com outra esfera igual e carregada com carga 2Q. Determine a carga final da esfera A depois de entrar em contato com a segunda esfera.

05. Quatro esferas metálicas idênticas estão carregadas com cargas respectivamente iguais a Q1 = 3C, Q2 = -5C, Q3 = 2C e Q4 = 0. Determine uma seqüência de contatos sucessivos, duas a duas entre elas, para que se consiga neutralizar ao menos uma delas.

06. (Fei) Cargas elétricas puntiformes devem ser colocadas nos vértices, R, S, T e U do quadrado a seguir. Uma carga elétrica puntiforme q está no centro do quadrado. Esta carga ficará em equilíbrio quando nos vértices forem colocadas as cargas:

07. (Uel) Considere três pequenas esferas de isopor M, N e P. A esfera M está eletrizada positivamente e ela atrai tanto a esfera N como a P. As esferas N e P também se atraem. Nessas condições, determine as possíveis cargas de N e P.

08. (Fuvest) Tem-se 3 esferas condutoras idênticas A, B e C. As esferas A (positiva) e B (negativa) estão eletrizadas com cargas de mesmo módulo Q, e a esfera C está inicialmente neutra. São realizadas as seguintes operações:

1) Toca-se C em B, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com