TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade física E Saúde

Monografias: Atividade física E Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 5

1.2 ATIVIDADES FÍSICA E SAÚDE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Em muitos países temos um problema que é a obesidade entre crianças e adolescentes e o Brasil não fica atrás, tem aumentado os números de obesos.

Em relação à obesidade a quantia de gordura, ao peso corporal superior o dos meninos sempre é menor que o das meninas, pois as meninas tendem a acumular mais porcentagem de gordura do que os meninos.

A obesidade já é considerada um problema de saúde, e por causa disso vários outros problemas de saúde podem acontecer, como complicações metabólicas e cardiovasculares, e já está começando a aparecer problema de pressão arterial elevado nos adolescentes, q seria mais comum em adultos. E se a obesidade não for tratada nessa fase da vida pode persistir na fase adulta. O tabagismo também já esta sendo um problema, os adolescentes estão experimentando o fumo muito cedo. A recomendação para a atividade física para os jovens é cerca de 60 minutos diários, moderados ou vigorosos pelo menos cinco vezes por semana.

A atividade física tem que chamar a atenção das crianças, sendo divertidas, prazerosas e com movimentos variados, assim as crianças se envolve mais com a prática dos exercícios físicos. Mas mesmo assim os meninos se interessam mais e são mais ativos. A educação física escolar vem sendo uma disciplina obrigatória no currículo escolar, mais alguns adolescentes relatam, fumar, beber bebidas alcoólicas, passam horas na frente do computador e jogam horas de videogame, e não participam das aulas de educação física e tendo o apoio dos pais seria importante, pois assim deixariam as crianças mais ativas.

A atividade física trás muitos benefícios, melhorando na aptidão cardiorrespiratória, força muscular, flexibilidade, composição corporal, a osteoporose no futuro principalmente para as meninas, e com tudo isso contribui com a prevenção e reabilitação da obesidade, mais também não contribui só para a estética corporal, mas também para a saúde mental, como a ansiedade, o estresse, depressão e aumenta a auto-estima dos jovens, e assim proporciona o contato social, a se interagir com outras crianças e desenvolvem a confiança em si mesma e a responsabilidade. Mostrar para os adolescentes os benefícios, os pontos positivos de estarem praticando uma atividade física, já os deixam mais interessados.

2.3 O ESPORTE, A CRIANÇA E O ADOLESCENTE: CONSENSOS E DIVERGÊNCIAS

Com a prática de esportes para as crianças e adolescentes, faz com que melhore o rendimento escolar e também na função da personalidade, mais isso vai depender de cada criança e adolescente se vão ou não estarem prontos para participarem de competições. A criança tem que ter uma maturidade psicológica suficiente para conseguir enfrentar outra criança.

Agora já os adolescentes por conhecerem as regras do jogo, sabem que tem que respeitar, e sabem que se não cumprirem serão punidos, na competição entra o lado emocional, sendo a vergonha da derrota ou o orgulho pela vitória e tudo isso vai depender do esforço de cada um. Tudo isso depende de indivíduo para indivíduo, pois cada um vai ter um processo de aprendizagem diferente, e sofrem fortes influências ambientais.

3.4 O ESPORTE INFANTIL: AS POSSIBILIDADES DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA

Nenhuma criança é igual à outra, cada uma tem sua personalidade, e nem todas levam a sério a competição levam mais por diversão. Mas já tem crianças que levam bem a sério se envolvem no esporte, e querem mostrar competência, habilidade, esforço, interesse e persistência e mostrar seu progresso no esporte. Os pais sendo também bem envolvidos com o esporte, eles dão mãos apoios e incentivam ainda mais seus filhos a competir. Mas sempre tendo uma orientação sobre o ambiente competitivos que eles terão, conversar sobre a derrota e a vitória, que sempre vai ter um vencedor que saíra com uma recompensa, e um perdedor que não levará nada.

4.5 A PEDAGOGIA DO ESPORTE E OS JOGOS COLETIVOS

Ao falarmos da criança e do adolescente na prática da atividade física escolar, entra a parte pedagógica, tendo dois referentes a ser trabalhados, o metodológico que se refere em como ensinar,quando ensinar e o que ensinar, e o sócio-educativo onde estará aprendendo o processo educacional no esporte em como se comportar. Nos jogos coletivos o ensino é diferente, pois precisa ter os conhecimentos, e ter capacidade de organizar um planejamento de aula.

O ponto positivo em estar jogando um jogo coletivo é que contribui para o desenvolvimento da criança e do adolescente, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com