TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Aquáticas

Dissertações: Atividades Aquáticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estrei¬ta com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?

R: Conforme estudado no capitulo há indícios que as civilizações humanas se estabeleceram e se desenvolveram próximas a rios, lagos e mares e isto levados pela maior oferta de alimentos que existiam nas imediações, a própria necessidade de se utilizar a agua para a sobrevivência. Outro ponto que podemos destacar é que estes ambientes serviam de fuga dos predadores que na sua maioria evitam a agua. Assim o homem teve que aprender a se deslocar no meio liquido tanto para buscar os alimentos como para fugir e sobreviver de ataques de animais predadores.

Se quisermos voltar um pouco nas origens do ser humano pode se falar que o meio liquido está presente na concepção do homem uma vez que os espermatozoides precisam deste meio liquido para se deslocarem ate o ovulo e a gestação e toda ela desenvolvida no útero materno que é preenchido pelo liquido amniótico.

Na Grécia, no período clássico, a natação fazia parte da formação dos indivíduos, pois segundo “Platão, a inabilidade de ler, como a de nadar, dava prova de educação insuficiente”.

2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.

R: A vida sedentária imposta pela sociedade moderna tem se transformado num grande problema de saúde pública pelo consumo de recurso do estado cada vez maiores.

Neste aspecto a atividade física pode contribuir em muito para amenizar os problemas causados pela vida sedentária e a natação e hidroginástica tem papel muito relevante nesta solução. Primeiro porque são atividades físicas que podem ser desenvolvidas por todas as idades desde crianças a pessoas bem idosas devido ao baixo impacto que provoca no corpo em relação a lesões em contrapartida ao grande numero de benefícios que proporcionam. Podemos cita alguns mais relevantes como:

Cognitivo: Pode obter bons resultados, através da natação, no desenvolvimento de aspectos relativos a decisão, memória, análise e no entendimento.

Fìsico, fisiólogico e motor: conforme já citado são nestes três aspectos que podemos caracterizar a amplitude de faixa etária que pode se beneficiar com atividades aquáticas, pois trabalha força a flexibilidade, capacidade de alongar, deslizar e ressaltando os benefícios na capacidade pulmonar e controle da pressão arterial.

Sociais e afetivos: como a maioria das atividades físicas que são desenvolvidas em clubes, academias onde a presença de outras pessoas e constante há uma grande interação social levando ao desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal, novas amizades, construção da personalidade e redução da timidez.

3) Por que é importante dividir o aprendizado da natação em unidades de ensino?

R:Por tratar-se de um aprendizado complexo num meio distinto daquele que o homem vive. São necessárias várias fases como adaptação ao meio líquido, ganhar segurança para perder o medo de afogamentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com