TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Aquáticas

Pesquisas Acadêmicas: Atividades Aquáticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais representam a justificação dessa afirmação?

Na Pré-história o ser humano realmente apresentava uma relação estreita com o meio líquido, era uma relação utilitária. Para sua sobrevivência, quer seja na busca de alimento ou na fuga de predadores ou perigos terrestres (ANDRIES JUNIOR; PEREIRA; WASSAL,2002)

Também segundo a mesma fonte O indício mais antigo destacado do ato de nadar foi um desenho descoberto numa em uma caverna das grutas do Deserto da Líbia (mais antiga ilustração relacionada com o ato de nadar) datado pelos arqueólogos de nove mil anos antes da nossa era. O qual está mais relacionado com a afirmação citada, haja vista o tempo da Pré-história.

Além deste, temos indícios de piscinas aquecidas, há cinco mil anos, na Índia, em Mohenjo-daro, atual Paquistão; braçadas clássicas utilizadas pelos soldados em suas travessias do Eufrates; documentos egípcios, com 3 mil anos, que referem-se a nobres que se orgulhavam de ter professores de natação para seus filhos juntamente com os filhos dos reis.

2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.

Entre as práticas regulares de atividades físicas podemos relacionar a natação e a hidroginástica como benéficas à saúde e à qualidade de vida.

Se observarmos os aspectos físicos e motores podemos notar um desenvolvimento da força, coordenação, equilíbrio, resistência e flexibilidade, além de contribuir na aquisição de algumas habilidades motoras como o caminhar,correr, saltar, elevar-se, arremessar, atingir, alongar-se, inclinar-se, girar, virar, balançar, apanhar e deslizar).

Já no aspecto cognitivo verifica-se o desenvolvimento da decisão, o intelecto, a memória, a análise e o entendimento. E ainda nos aspectos socais e afetivos é possível notar que auxilia na interação e contato com outros colegas; contribui na construção da personalidade; auxilia em uma relação de empatia entre os colegas, evitando qualquer tipo de preconceito; melhora as relações interpessoais, aumentando os laços de amizade.

3) Por que é importante dividir o aprendizado da natação em unidades de ensino?

No aprendizado da natação tornar-se importante dividir em unidades de ensino para que haja uma sequencia pedagógica. É notado também pelos pequisadores: Santana, Tavares e Santana (2003) que cada autor define sua sequencia de modo particular.

De acordo com Machado(1978) a sequencia segue a ambientação ao meio líquido, flutuação, respiração, propulsão e mergulho elementar. Já Palmer (1990)faz algumas variações nestes processos (nesta fase de adaptação) : exercícios de confiança, flutuação, impulsão e deslizamento pronado e supino e nado cachorrinho.

Cada passo deste diz respeito a um cuidado no processo de aprendizagem da natação, por exemplo: na fase inicial de ambientação ao meio líquido o objetivo é fazer com que os alunos se tornem amigos da água , aprender dela, como usar sua resistência natural do elemento;

E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com