TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Aquáticas

Pesquisas Acadêmicas: Atividades Aquáticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as relações históricas do ser humano com o meio líquido, observar os benefícios em relação à saúde, advindos da prática da natação e da hidroginástica e entender as unidades de ensino como processo de aprendizagem.

Desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido até mesmo por questão de sobrevivência, seja para “caçar” alimento, ou para se defender de perigo.

O nadar – ato de mover-se na água através dos movimentos dos braços e das pernas - é tão antigo quanto o homem. Nas comunidades primitivas, os homens nadavam para fugir de predadores, para recolher alimento e até mesmo para se divertir, por isso as civilizações surgiram à margem dos rios.

Obras históricas como Ilíada e Odisséia, de Homero, já traziam referência sobre o ato de nadar. Até mesmo a Bíblia tem algumas passagens.

Um dos grandes filósofos gregos da história, dizia: “Todo cidadão educado é aquele que sabe ler e nadar”, Lei 689 de Platão.

A natação era um pré-requisito fundamental na formação de jovens e soldados gregos e romanos. Não era considerada uma modalidade esportiva, mas um aprimoramento pessoal, um requinte de educação. O indivíduo com a habilidade de nadar se destacava frente aos demais nas rodas de conversa ou em campos de batalha. Os fenícios, por exemplo, por possuírem apurada técnica de guerra na água, conquistaram territórios.

Além da sobrevivência, soldados utilizavam a prática desta habilidade no auxílio à recuperação terapêutica e atrofia muscular.

Desde os primórdios já se sabia que as atividades aquáticas traziam inúmeros benefícios para a saúde.

E atualmente, como se sabe da importância da prática de atividade física para saúde, tanto a natação quanto a hidroginástica são muito indicadas para todas as faixas etárias, já que trazem benefícios envolvendo os aspectos físicos, motores, cognitivos, sociais e afetivos.

A natação e a hidroginástica ajudam no desenvolvimento físico e mental, aprimoram a coordenação motora, dão noção de espaço e tempo, aumentam a resistência cardiorrespiratória e muscular. Ajudam também a tranquilizar o sono, estimular o apetite, melhorar memória e prevenir algumas doenças respiratórias, tais como bronquite e asma.

A natação também relaxa a mente e ativa a memória, já que garante ótima oxigenação para o cérebro. Exige concentração na respiração e nos movimentos. Nas crianças melhora a capacidade cardiorrespiratória, coordenação motora, promove o equilíbrio e aumenta a agilidade, velocidade e também a força, permite com mais facilidade as percepções auditivas, visual, e tátil, desenvolve habilidade psicomotora, sendo também uma atividade que melhora o convívio social.

Na hidroginástica, o principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. É extremamente eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos. Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão. Dentro da água o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, que reduz de maneira importante à tensão nas articulações. Com isso, os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com