TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades De Autodesnvolvimento

Pesquisas Acadêmicas: Atividades De Autodesnvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  2.225 Visualizações

Página 1 de 5

A definição da missão e visão da micro e pequena empresa, bem como a análise dos ambientes internos e externos da organização, tornam-se fatores condicionantes para obtenção de sucesso no atual ambiente competitivo. Sobre a importância da definição da Missão e da Visão de uma empresa, analise as afirmações a seguir:

I. A missão de uma empresa especifica o negócio no qual ela pretende competir e os clientes aos quais pretende atender.

II. A missão é a razão de ser da empresa, discutida entre todos os níveis da organização.

III. A visão de uma empresa é a situação altamente desejável de uma realidade futura, devendo ser descrita de forma simples, clara e objetiva.

Assinale a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. Somente I e II estão corretas.

b. Todas as afirmativas estão corretas.

c. Somente I e III estão corretas.

d. Somente a II está correta.

e. Nenhuma das afirmativas está correta.

Resposta correta: Todas as afirmativas estão corretas.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou! A definição da missão e da visão de uma empresa, além de especificar o negócio no qual ela pretende competir, cria características únicas, diferenciando-as dos seus rivais. Além disso, o conceito de visão norteia as atividades e os processos para atingir o futuro desejado, levando em consideração os ambientes externos e internos da organização.

Question2

Para a implementação de uma estratégia de sucesso, o pequeno empreendedor deve considerar a análise dos ambientes de uma organização, que permite detectar os acontecimentos do ambiente externo, analisando seus impactos no ambiente interno, bem como as forças e fraquezas da organização para lidar com as tendências ambientais. Para fazer essa análise, o empreendedor deve utilizar qual matriz?

Escolher uma resposta.

a. Matriz BCG.

b. Matriz de tendências de mercado.

c. Matriz das cinco forças de Michael Porter.

d. Matriz SWOT.

e. Matriz de análise ambiental.

Resposta correta: Matriz SWOT.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou! A matriz que permite analisar as forças e fraquezas e as ameaças e oportunidades com base nos ambientes internos e externos da organização é a Matriz SWOT.

Question3

Ao analisar a Matriz SWOT, quais seriam as ações esperadas pelo empreendedor com relação às forças, fraquezas, oportunidades e ameaças encontradas?

I. As forças e oportunidades devem ser exploradas.

II. Somente as forças devem ser exploradas, as oportunidades devem ser elencadas e discutidas futuramente.

III. As fraquezas devem ser convertidas, minimizadas ou simplesmente evitadas.

IV. As ameaças devem ser ignoradas, pois não representam uma fraqueza empresarial

Assinale a alternativa correta.

Escolher uma resposta.

a. Somente a afirmativa III está correta.

b. Todas as afirmativas estão corretas.

c. Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

d. Somente a afirmativa I está correta.

e. Somente as afirmativas I e III estão corretas.

Resposta correta: Somente as afirmativas I e III estão corretas.

Comentário resposta correta: Parabéns, você acertou! A Matriz SWOT permite identificar os fatores e situações que afetam a empresa no cumprimento de sua Missão e Visão, levantando a necessidade de esforços permanentes de monitoramento dos ambientes externo e interno, bem como a análise dos stakeholders e seus valores para a criação de vantagem competitiva. As forças e oportunidades devem ser exploradas, enquanto as fraquezas e as ameaças devem ser convertidas, minimizadas ou simplesmente evitadas.

Question4

A Matriz das cinco forças de Michael Porter é uma técnica administrativa bastante útil ao pequeno gestor, pois, segundo Porter, são essas cinco forças que determinam as estratégias de uma indústria na medida em que exercem pressão sobre ela. Sobre essas forças, é INCORRETO afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. a Ameaça de Novos Entrantes é representada pela ameaça que a concorrência direta exerce sobre a empresa ao lançar novos produtos no mercado.

b. o Poder de Barganha dos Fornecedores representa o quanto a indústria depende de fornecedores específicos e qual o poder que esses fornecedores exercem sobre a empresa em termos de negociação, prazos de pagamento, entre outros.

c. a Rivalidade entre Concorrentes é a agressividade com a qual os concorrentes da indústria lidam com o cliente. A rivalidade interfere na quantidade de investimento em publicidade, taxa de crescimento da indústria, número de concorrentes, entre outros fatores.

d. o Poder de Barganha dos Clientes significa o quanto os clientes de uma empresa exigem qualidade dos produtos ou serviços produzidos/prestados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com