TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades De Liderança

Artigo: Atividades De Liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  3.910 Visualizações

Página 1 de 8

Pergunta 1

As definições de competências enfocam a condição de aplicação adequada de conhecimentos, habilidades e destrezas; juntamente com atitudes e compromissos, bem como a capacidade integral de exercer uma atividade. Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa verdadeira:

I. Esta definição contrapõe-se à aplicação do conceito em um campo restrito da educação, no qual se considera competências como o desenvolvimento de múltiplas capacidades.

II. Esta definição está de acordo com a compreensão de que uma pessoa competente em seu trabalho deve adquirir conhecimento e desenvolver habilidades variadas para a tomada de decisão, solução de problemas e conflitos e para negociar.

III. Esta definição está de acordo com a compreensão de que trabalhar com competência é ter habilidades e comportamento em lugar do antigo esquema de conhecimento e de destrezas.

a. Apenas a afirmativa I está correta.

b. Apenas a afirmativa II está correta.

c. Apenas a afirmativa III está correta.

d. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

e. As afirmativas I, II e III estão corretas.

0,5 pontos

Pergunta 2

Os líderes eficazes têm a percepção não só das próprias emoções - pontos fortes e fracos –como também das dos outros, o que os capacita a entender suas reações. A inteligência emocional é considerada como o maior fator de contribuição para a eficácia da liderança. Esse tipo de inteligência tem a ver com a habilidade de conectar-se com as pessoas e de compreender suas emoções. Mediante pesquisa, descobriu-se que os líderes mais eficazes são parecidos num aspecto essencial: todos têm um alto grau de inteligência emocional.

Leia as afirmações a seguir e assinale a alternativa verdadeira:

I. A inteligência emocional refere-se a qualidades como compreensão dos processos intelectuais, empatia pelos outros e controle das emoções.

II. A inteligência emocional refere-se a qualidades como compreensão dos próprios sentimentos, empatia pelos outros e controle das emoções.

III. A inteligência emocional refere-se a qualidades como compreensão dos processos intelectuais, comprometimento com os objetivos organizacionais e controle das emoções.

a. Apenas a afirmação I está correta.

b. Apenas a afirmação II está correta.

c. Apenas a afirmação III está correta.

d. Apenas as afirmações I e II estão corretas.

e. Todas as afirmações estão corretas.

0,5 pontos

Pergunta 3

A competência está associada às realizações das pessoas, àquilo que elas produzem e/ou entregam. A competência não é um estado ou um conhecimento que se tem e nem é resultado de treinamento. Há competência apenas quando há competência de ação. É o saber (conhecimento), saber fazer (habilidade) e querer fazer (atitude) e, principalmente, saber fazer acontecer. A atitude (querer fazer) representa uma predisposição das pessoas para um objeto, situação ou pessoa, que condiciona a sua atuação ou conduta para o mesmo. Nesse sentido, podemos afirmar que as atitudes:

I. Representam uma forma de comportamento, refletindo a posição unicamente favorável para o objeto, situação ou pessoa.

II. São constituídas por três componentes: cognitiva, afetiva e de estratégia de ação.

III. São, nos indivíduos, uma predisposição de reação que exerce uma influência frente à resposta de uma pessoa à outra, a uma coisa, uma ideia ou a uma situação.

Assinale a alternativa verdadeira:

a. Apenas a afirmativa I está correta.

b. Apenas a afirmativa II está correta.

c. Apenas a afirmativa III está correta.

d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

e. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

0,5 pontos

Pergunta 4

Nas organizações, um dos aspectos do poder coercitivo está expresso pela violência e pelo assédio moral. Esse poder nasce do encontro entre a inveja e a perversidade. O assédio diz respeito à “conduta abusiva que se manifesta notadamente por comportamentos, palavras, atos, gestos, que podem causar danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, colocando em risco o emprego desta ou degradando o clima de trabalho.” (HIRIGOYEN, 1998, p. 55) Ainda que o assédio no trabalho seja tão antigo quanto o próprio trabalho, somente no começo da década de 1990 é que ele realmente foi identificado como um fenômeno destrutivo, não só reduzindo a produtividade, mas também favorecendo o absenteísmo (ausências dos empregados ao trabalho), devido aos danos psicológicos que envolvem. O assédio moral nas organizações, geralmente, nasce de forma insignificante e propaga-se pelo fato de as pessoas envolvidas não quererem formalizar a denúncia por medo de perder o emprego ou encararem de modo superficial o problema, deixando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com