TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades De Matematica

Artigos Científicos: Atividades De Matematica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Os jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio lógico das crianças e suas habilidades, levam-nas a considerar a matemática como uma disciplina prazerosa. Os jogos são essenciais na vida de uma criança, revelam uma importância construção no ensino-aprendizagem. Um jogo deve proporcionar prazer e diversão, esse também favorece o desenvolvimento da linguagem criativa e do raciocínio.

Existem diversos tipos de jogos que podemos utilizar em aulas de matemática, usando diversos materiais desde o mais simples até os melhores.

Podemos trabalhar o raciocínio lógico através de Brincadeiras simples como exemplo :

Número Secreto: Um jogo que precisa-se apenas de fichas numeradas (por exemplo de 01 até 30).

Objetivo : Resolver situações problemas envolvendo operações matemáticas, reconhecer números inteiros, identificar quantidade (dobro, triplo, múltiplos)

Desenvolvimento : Um jogador sorteia um número especifico que será secreto, através de perguntas os outros jogadores tentarão adivinhar qual é o número secreto. As perguntas deverão ser feitas em forma de calculo e expressões numéricas.

Exemplos:

• O número é impar ?

• É o sucessor de 15?

• É o dobro de 5 ?

• É 5X3?

A pessoa que estiver com a carta na mão só poderá responder sim ou não; para facilitar os jogadores poderão fazer anotações para descobrir o número secreto.

Dominó Humano

Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico matemático, proporcionar a interação entre os alunos.

Desenvolvimento: Distribuir as fichas para os jogadores. Essas fichas contém operações matemáticas como exemplo : Eu tenho 9, quem tem 5X3 ?. Um aluno inicia o jogo lendo a sua ficha, que termina com a frase “ Quem tem ?”, e assim o proxímo jogador que estiver com a ficha resposta vai a frente e fica ao lado, formando um domino, assim segue o jogo até a última ficha.

Papa Tudo das Frações.

Objetivo: Favorecer e compreender as diferentes representações de frações, desenvolver o raciocínio lógico matemático, desenvolver estratégia de jogo, estimular a capacidade de observar e se concentar.

Desenvolvimento:Serão distribuídas cartas aos jogadores (essas cartas são frações), cada jogador possui um número X de cartas. Cada jogador coloca suas cartas em uma pilha com os números virados para baixo.

Os jogadoores combinam um sinal entre si, ou até mesmo uma palavra. Dado o sinal, todos os jogadores viram a carta de cima da sua pilha ao mesmo tempo e comparam as frações. O jogador que tiver a carta representando a maior fração vence a rodada e fica com todas as cartas, ou seja papa tudo.

O jogador que tiver maior número de cartas vence o jogo.

Nunca 10 ( Jogo que é utilizado o material dourado)

Objetivo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com