TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Introdução Ao Serviço

Pesquisas Acadêmicas: Atividades Introdução Ao Serviço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE INTROCUÇÃO AO SERVIÇO SOCIAL – EAD 2014

QUESTÕES

1- Na história do Serviço Social no Brasil a Igreja Católica teve grande importância na construção da identidade profissional, embora com o avanço do capitalismo, as ações de caridade da igreja, perdesse parte de sua autonomia para o Estado. Descreva como era a prática profissional da assistência social neste período.

RESPOSTA:

Nesse período a prática profissional da assistência social era apoiada pela burguesia e pela Igreja, sendo que a luta de classes tomava formas cada vez mais drásticas e se fazia necessário preservar o domínio e o poder hegemônico da classe burguesa, repassando uma falsa representação de um Estado paternal, bom e protetor para a classe trabalhadora através da ação social, da prática da ajuda, do exercício da caridade e da solidariedade, representando dessa forma o próprio Estado diante da população, difundindo o modo capitalista.

2- Explique segundo os autores, o que foi o Movimento de Reconceituação.

RESPOSTA:

Segundo os autores o Movimento de Reconceituação foi o cenário em que grupos de assistentes sociais iniciaram um processo de revisão crítica da profissão, através de uma série de questionamentos ideológicos, político, teóricos, de objetos, buscando articular uma nova direção para a prática profissional. Buscando uma ruptura do Serviço Social tradicional com marras imperialistas, de lutas pela libertação nacional e de transformação da estrutura capitalista excludente, concentradora, exploradora, sendo dessa forma um marco decisivo no desenvolvimento do processo de revisão crítica do Serviço Social no continente. Todas essas mudanças e renovação pretendidas pelos profissionais se consolidaram através da Constituição Federal de 1988, na qual surge uma nova concepção para a Assistência Social brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com