TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades PCAS

Dissertações: Atividades PCAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 6

1) Cite cinco precursores das PCAs e resuma o trabalho de um deles.

R: Émile Jaques-Dalcroze, François Delsarte, Wilhelm Reich, Elsa Gindler, Alexander Lowen... Émile Jaques-Dalcroze, trabalhou a fim de mudar o método tradicional de formação do ator e do bailarino, rompendo com os padrões tradicionais da dança clássica. Utilizava, para isso, a iniciação auditiva e rítmica das pessoas, criando uma metodologia que influenciaria uma gama de profissionais da dança moderna.

2) Apresente cinco características comuns encontradas nos métodos dos precursores das PCAs.

R: 1) a indissociabilidade corpo/alma;

2) a autodescoberta;

3)o equilíbrio do tônus muscular e tissular em repouso e

no cotidiano;

4)amanutenção de uma presença sempre alerta;

5)a importância de umbomcontato corporal;

3) Localize e apresente, nas obras dos inovadores, um assunto que demonstre a autenticidade de sua obra.

R: Entre muitos e outros, Wilhelm Reich influenciou Alexander Lowen, que foi um dos inovadores. Ele foi um criador da bioenergética, a meta terapêutica da Análise Bioenergética inclui outras marcas de saúde além da potência orgástica, a vitalidade do organismo e sua qualidade de vida. O mais recente é o da graciosidade, e está relacionado para Lowen com a espiritualidade. Nos animais livres encontramos uma graça em seus movimentos, uma suavidade flexível que nos encanta como se um pêndulo de energia viva pulsasse dos olhos aos pés. Essa pulsação graciosa circulando provoca sensações, sentimentos e emoções, promovendo o profundo contato com o próprio organismo e com o meio que o cerca. O último grupo de suas obras aprofunda com sutileza e sabedoria alguns temas universais. A relação entre o amor e a sexualidade apesar de abordados por Lowen em vários momentos, foi enfocado especificamente em Amor, Sexo e seu Coração (1988) Summus Ed., nele o tema do bloqueio energético do coração e sua dissociação da sexualidade é relacionada aos problemas cardíacos. Na obra a Espiritualidade do Corpo (1990) Cultrix, Lowen através do enfoque da graciosidade, relacionado ao estado da graça, percorre seus conceitos anteriores. Em Joy the Surrender to the Body and to Life (1995) Peguim /Arkana sua última obra recém lançada nos EUA, Lowen retoma a alegria do brincar, onde a graça de fazer graça é resgatada no processo terapêutico.

4) Relate cinco princípios das PCAs e explique como desenvolver um deles na escola.

R: Amizade, Amor , Saúde, Ética, Autonomia é preciso ensinar os alunos a pensar, e é impossível aprender a pensar num regime autoritário. Pensar é procurar por si próprio,é criticar livremente e é demonstrar de forma autônoma. O pensamento supõe então o jogo livre das funções intelectuais e não o trabalho sob pressão e a repetição verbal .

5) Até hoje, muitas escolas de dança clássica ainda baseiam suas metodologias de ensino na repetição incessante de movimentos, nos treinos árduos de flexibilidade, nas posturas rígidas – das pontas dos pés, passando pelo tronco, até chegar ao pescoço e ao olhar. Esses treinamentos ou condicionamentos corporais ultrapassam os muros das academias e transparecem nos corpos dos dançarinos. Émile Jaques-Dalcroze, um dos precursores das PCAs, teve o intuito de mudar o método tradicional de formação de atores e bailarinos e, para isso, apresentou novas metodologias baseadas numa concepção holística e plural. Apresente os principais enfoques da sua metodologia e discuta sua importância para a formação dessas e de outras pessoas que vivenciam práticas corporais.

R: metodologia pode ser aplicada, imagine-se o aluno de uma escola de música tradicional. Quando está no conservatório, ele permanece boa parte do tempo sentado, fazendo apenas os movimentos relacionados ao aprendizado do instrumento musical, porém, esse mesmo estudante vale-se do ensaio para movimentar todo o corpo no ritmo da música. É quando ocorre a interação entre melodia e gesto. Foi inventor de um método de ginástica rítmica . Criou o método eurrítmico. Que utiliza a resposta do aluno ao ritmo proposto através de movimentos rítmico-corporais. Para Jaques-Dalcroze o movimento corporal é o fator essencial para o desenvolvimento rítmico do ser humano e contribui para o desenvolvimento da musicalidade. O diferencial de Jaques-Dalcroze, a partir desta observação é o acolhimento da cultura popular no ensino da música, uma revolução para a Educação Musical, hoje, bastante comum nas escolas. Jaques-Dalcroze dedicou sua vida ao ideal de que as novas propostas de ensino da música, permitiria o pleno desenvolvimento das capacidades sensório-motoras, sensíveis, mentais e espirituais da criança e, em consequência, de toda a população.

6) Wilhelm Reich, um dos precursores das PCAs, apesar da sua formação na área médica, especialização na psicanálise e influência de Freud, criou um método que, além de terapêutico, é, também, educacional, para revelar a linguagem corporal. Com seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com