TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Permanentes

Casos: Atividades Permanentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 3

1. Atividades Permanentes são atividades essenciais à aprendizagem dos alunos, que podem seguir uma mesma regularidade definida. Por exemplo: atividades para refletir sobre os sistemas alfabéticos de leitura (Listas, parlendas, cruzadinhas) e de escrita (escrita de lista no caderno ou com letras moveis, escrita dos nomes dos amigos) produção de texto oral e escrito, em que os alunos ditam para o professor um texto e ele escreve na lousa (Bilhetes, cartas, reescrita de texto). De Acordo com o referencial curricular nacional para a educação infantil, todas as atividades permanentes do grupo contribuem, de forma direta ou indiretamente, para a formação da identidade e o desenvolvimento da autonomia, pois são competências que perpassam todas as vivencias das crianças, entre tantas atividades que podem ser desenvolvidas podemos citar algumas e seus benefícios:

• Estabelecer uma roda de conversas diárias, organizar atividades de faz de conta e desenvolver as ações de cuidado corporal são atitudes cruciais para o desenvolvimento das crianças nesse eixo de aprendizagem.

• A realização de ações variadas e simultâneas nos diferentes espaços da creche, estimulando as escolhas e autonomia dos pequenos.

• A Habilidade de executar ações cotidianas, como arrumar a sala após uma brincadeira, aumenta a independência das crianças e sua consciência de grupo.

• A escolha dos conteúdos que definem o tipo de atividades permanentes a serem realizadas com frequência regular, diária ou semanal, em cada grupo de crianças, depende das prioridades elencadas a partir da proposta curricular.

• As atividades permanentes servem para familiarizar os alunos com determinados conteúdos e construir bons Hábitos. O ato de contar histórias deve ser uma prática diária nas instituições de educação infantil.

2. Sequências de atividades são planejadas e orientadas com o objetivo de promover uma aprendizagem especifica e definida. As sequências derivam de um conteúdo retirado de um dos eixos a serem trabalhados na educação infantil e estão necessariamente dentro de um contexto especifico. No Trabalho com identidade e autonomia na creche, inúmeros são os temas que podem ser organizadas na forma de sequencias desde o processo de adaptação dos bebes, no berçário passando pelo uso da chupeta e das mamadeiras, as atividades de socialização, até as ações de cuidado e alimentação. O objetivo é que as habilidades dos pequenos sejam ampliadas e que, a cada nova sequência, novas aprendizagens sejam incluídas. A sequência didática garante que o professor não vai privilegiar um conhecimento em detrimento do outro, pois se não houve um planejamento criterioso de uma sequência.

As sequencias didáticas na educação infantil possibilitam um trabalho organizado lentamente, possibilitando o crescimento e o aprofundamento em conceitos e em saberes, pouco a pouco de acordo com a curiosidade e estimulação presentes nestas salas de aula. Independente do currículo que a escola possa usar, estas atividades podem ser encaixadas perfeitamente nos planejamentos de rotinas de educação. Sequência didática para a educação infantil é uma ferramenta que deve e que precisa entrar de uma vez nas rotinas de creches e centros de educação infantil, por inconveniência corremos o risco de deixar grandes marcas na infância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com