TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Praticas

Artigos Científicos: Atividades Praticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  6.319 Palavras (26 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIENCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO-ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

TRABALHO INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO

PIPA – V / VI

SÃO PAULO

2012

2

São Paulo - SP

2012

3

ALAN MARTINS RA: A5768C-A

ALBERTO CALDAS RA: A47913-9

ALESSANDRO OLIVEIRA RA: A54411-9

FABIO BARBOSA INOCENCIO MENEZES RA: A69855-8

FERNANDO MIGUEL APARECIDO SILVA GHERTH RA: A688EI-0 INALDO LIMA RA: A494AD-1

LINDA BRIEZZE RA: A466HC-0

GALDERMA DO BRASIL LTDA

UM JEITO ÚNICO DE FAZER DERMATOLOGIA

Atividades práticas supervisionadas - PIPA V trabalho apresentado com exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 5° e 6º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

4

SUMÁRIO

Introdução, 6

Fundamentação Teórica, 7

1) Perfil da Organização1

2.1.1 Denominação e forma de constituição, dados e fatos relevantes da origem da organização, natureza e ramo de atuação, informações sobre o porte da empresa. 10

2.1.2 Citar os principais equipamentos, produtos, processos ecomposição da força de trabalho. 13

2.1.3 Citar os principais mercados e, no ramo de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes-alvo. 14

2.1.4 Citar os principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um deles. 15

2.1.5 Citar os principais fornecedores de insumos, matéria-prima e serviços. 23

2.1.6 Citar as principais necessidades e expectativas da sociedade e das comunidades vizinhas em relação à organização. 23

2.1.7 Descrever o posicionamento competitivo da organização – atual e desejado – e as principais mudanças que estão ocorrendo no ambiente competitivo que podem afetar o mercado ou a natureza das atividades. 24

2.1.8 Apresentar o organograma com a indicação do número de pessoas em cada área ou função. Se a organização for uma unidade de negócio, o organograma deve conter os principais vínculos com a organização principal e com as demais unidades. 24

2) Descrição do novo produto e o seu composto mercadológico 25

5

2.2.1 Avaliação do mercado e determinação da necessidade potencial. 25

 Pesquisa de mercado utilizando ferramentas para ouvir o cliente.

2.2.2 Segmentação de mercado e características do cliente. 25

2.2.3 Análise comparativa da concorrência. 26

2.2.4 Análise do posicionamento, diferenciação e ciclo de vida do produto. 26

2.2.5 Construção da marca específica do novo produto. 26

2.2.6 Rótulo, embalagem de comercialização e de transporte. 27

2.2.7 Precificação do produto e táticas de preço. 27

2.2.8 Administração da comunicação de marketing. 27

 Estabelecimento de objetivos para a comunicação de marketing e orçamentopara acomunicação.

 Canais de comunicação.

2.2.9 Canais e estratégias de distribuição do produto. 28

2.2.10 Gestão do relacionamento com o cliente: canais de acesso do cliente à empresa e o pós-venda. 28

Conclusão 29

Bibliografia 30

Anexos

APENDICE A - ATIVIDADES PREVISTAS, 31

APENDICE B - ATIVIDADES REALIZADAS, 32

APENDICE C – DECLARAÇÃO DA VISITA TECNICA, 33

Imagens e Logos, 34

6

Introdução

Toda organização é constituída e se desenvolve a partir de decisões que, no seu conjunto, singularizam a sua identidade e determinam cada uma de suas opções.

Num ambiente econômico caracterizado pela escassez de recursos, são as decisões, tomadas em todos os níveis da organização, que determinam ou não a utilização adequada de tais recursos para a consecução dos seus objetivos. É, portanto, nas decisões e nas ações desencadeadas pela empresa, que reside à chave para a obtenção da eficácia da organização – o grau para atingir o seu objetivo.

As decisões na empresa são influenciadas por diversas variáveis, entre as quais se incluem valores próprios de cada gestor, as pessoas no seu dia-a-dia ou em situações especiais tomam decisões diferentes umas das outras. Mesmo diante de um mesmo problema, de alternativas idênticas em cenários iguais, às opções recairão sobre caminhos, se não opostos, pelo menos bem diferenciados. Isso ocorre por que cada pessoa percebe a realidade de uma forma específica, reflexo de um quadro de referências resultantes de suas experiências de vida, além da influência dos aspectos culturais, crenças e valores, formação intelectual, informação acumulada, convívio com grupos sociais etc.

Por outro lado, a obtenção da eficácia está condicionada ao direcionamento integrado das decisões tomadas pelos diversos gestores, convergindo para os objetivos da organização. A Ph6 Cosméticos apresenta como uma empresa que esta em busca de inovações, procura manter o foco para analise de seus produtos.

7

Fundamentação teórica

O mundo de hoje vive em constante evolução, com isso a necessidade de serem criados produtos cada vez mais eficazes e eficientes aumenta a cada dia, e com ela também se faz necessário intervenções mercadológicas á fim de potencializar os pontos positivos que um novo produto pode apresentar.

Os autores do livro “Marketing As Melhores Praticas” cita que muitas empresas têm que se adaptar constantemente as novas mudanças que estão em curso no mercado. É mencionado também que as empresas que não se adaptam a essas mudanças acabam sendo superadas pela competição e pelo sentimento de indiferença do consumidor em relação aos seus produtos. Existem exemplos de empresas que não souberam adaptar-se as mudanças de mercado, tal como a Fuji-Film e Polaroid que, de início, eram líderes de mercado, porém devido avanço da tecnologia acabaram por superadas e quase esquecidas. Outras como a Sharp desapareceram do mercado e estão voltando agora, portanto adaptação de mercado é essencial para que, em um futuro próximo a empresa venha ser esquecida e seus produtos percam credibilidade e funcionalidade.

Hoje, para que uma marca de sucesso duradouro faz-se necessário um bom posicionamento da marca.

Czinkota (2001) posicionamento refere-se a como o produto é percebido pelos clientes no mercado em relação aos concorrentes. Por exemplo, a estratégia de posicionamento da Pepsi deve ser considerada como produto dirigido para “a geração mais jovem”. De modo semelhante, a Dr. Pepper é posicionada para aqueles que são considerados “originais”.

Já a empresa que estamos estudando tem como posicionamento, o de ser Líder em dermatologia. Portanto a empresa investe em produtos que supram a necessidade de seus clientes de forma que consiga ostentar esse título.

Os objetivos de marketing é a declaração do que deve ser alcançado por meio das atividades de marketing. Carl McDaniel (2010) os objetivos escritos também permitem que os esforços de marketing sejam integrados para uma direção consciente.

O composto de marketing é desenvolvido estrategicamente para apoiar a estratégia de posicionamento do produto. Ele é denominado como “Os Quatro P’s”, sendo eles produto, preço, praça e promoção.

Czinkota (2001) Produto refere-se a bens, serviços, pessoas (por exemplo candidatos políticos, líderes religiosos ou estudantes procurando primeiro emprego), lugares (destinos turísticos, centros comerciais ou países em busca de desenvolvimento) e ideias de modo que cliente inclui tanto usuários comerciais como consumidores domésticos.

8

De maneira típica, o composto de marketing começa com a oferta de produto, dessa forma o âmago do composto de marketing é a oferta de produtos da empresa.

Kotler (2000:30) define marketing como o ’’processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Marketing é um conjunto de estratégias que visam o entendimento e a gestão do relacionamento entre uma empresa e seus clientes, atuais e potenciais, com o objetivo de aumentar a percepção de valor da marca e a rentabilidade da empresa ao longo do tempo, isto significa ter a capacidade de acompanhar e influenciar o comportamento de clientes e prospects ao longo do tempo, em qualquer canal de contato, respeitando o histórico de transações estabelecido com a empresa.

Segundo Philip Kotler (2000: 37), 4p´s significa o Composto de marketing ou mix de marketing, é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos no mercado alvo.

Segundo apostila do professor Thiago Ramos:

Principal Mercado de Cliente

Os principais mercados de Cliente são os Seguintes

 Mercado Consumidor – Consumo em Massa

 Mercado Organizacional – Empresa que vendem bens e serviços

 Mercado Global – Empresas decidem em quais países entrar.

 Mercado Sem fins lucrativos – Igrejas, Casas de Caridade.

Tipos de Pesquisa: Qualitativa / Quantitativa

 Qualitativa: Ações do consumidor nem sempre correspondem às respostas dadas por eles nos levantamentos de informações

 Quantitativa: A pesquisa quantitativa é um método de pesquisa social que utiliza técnicas estatísticas. Normalmente implica a construção de inquéritos por questionários. Normalmente são contatadas muitas pessoas.

9

Processo

Toda a organização industrial é dividida em diferente áreas , entre elas as de engenharia e a de produção .

Processo em Gestão de produção

Entender o que é projeto de produtos e serviços , e os processos que os produzem , leva á compreensão dos diferentes níveis decisórios dentro da organização.

No Processo temos vários processos, pois o objetivo da atividade é satisfazer a necessidade do consumidor.

 Projeto de Produto

 Projeto de Serviço

 Projeto de Sistema

A atividade de projeto é, em si, um processo de transformação.

Projeto é uma atividade que, originalmente, busca a eficácia: satisfazer ás necessidades dos consumidores.

Finalizando, ainda posiciona todas as estratégias mencionadas em seu conteúdo, identificando vantagens competitivas e, como não poderia deixar de ser, interagindo todos os departamentos da organização em prol do composto de marketing necessários para o bom desempenho seja de produtos, serviços ou da própria empresa.

10

2.1 A empresa

Criada em 1981, a Galderma é resultado de uma Joint Venture entre Nestlé e L’Oreál com objeto de tornar-se líder mundial em dermatologia, a companhia possui filiais em 35 países, mais de 3 mil funcionários e representantes no mundo inteiro. A sede está situada em Lausane, na Suíça, e tem sua área de serviços corporativos em Paris – La Défense, na França. Seu intuito no mercado é resolver soluções eficazes e seguras, a Galderma conta com três modernos centros de pesquisa situados na França, Estados Unidos e Japão. A busca constante por inovação faz da empresa referência nos cuidados com a pele e, de seus produtos, clássicos recomendados por dermatologistas no mundo inteiro. O histórico da empresa é muito extenso com diversas datas que caracterizaram com amplitude na esfera organizacional

 Em 1961 O laboratório Owen, especializado em dermatologia, é fundado em Dallas, Texas.

 1971 O laboratório Alcon, de Fort Worth, Texas, especializado em produtos oftalmológicos, adquire o laboratório Owen.

 1977 A Nestlé adquire a Alcon em Fort Worth para fortalecer sua presença na América do Norte.

 1979 A L'Oréal estabelece um Centro Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CIRD) em Sophia-Antipolis, sudeste da França, para gerar pesquisa básica em fisiologia da pele.

 1981 Nestlé e L'Oréal decidem criar uma joint venture com o objetivo de tornar-se líder mundial em dermatologia. Nasce a GALDERMA.

 1986 A primeira subsidiária da Galderma é instalada na França, seguida logo após pela subsidiária Italiana. O CIRD foca-se no desenvolvimento de produtos dermatológicos de prescrição.

 1989 A rede mundial da Galderma é estabelecida. São criadas subsidiárias no Canadá, Alemanha, Espanha e Reino Unido.

11

 1993 A Galderma adquire os produtos Rozex e Metrogel, possibilitando a expansão da linha de produtos para tratamento da rosácea.

 1994 É inaugurada a fábrica própria, em Alby-sur-Chéran, próximo a Annecy, nos Alpes Franceses. A produção é iniciada.

 1995 Differin é lançado no mercado. É o primeiro grande produto resultado dos esforços em pesquisa.

 1997 A Galderma adquire a empresa Alemã Basotherm.

 1996 Aquisição da planta fabril pertencente à Wyeth-Averts em Montreal, Canadá.

 1998 Um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento é aberto em Princeton (NJ), USA. A Galderma adquire, no Brasil, a linha dermatológica do laboratório Darrow.

 1999 A Galderma adquire o produto Loceryl da empresa Hoffmann-La Roche e a linha dermatológica do laboratório Nycomed, nos países Nórdicos.

 2000 Lançamento de Silkis (psoríase) e aquisição de Capex Shampoo (dermatite seborréica).

 2001 Licença de comercialização para Metvix (câncer de pele). Lançamento de Clindagel (acne).

 2002 Lançamentos da pedra fundamental para o novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Sophia Antipolis, França. Licença de comercialização de Tri-Luma (distúrbios pigmentares) e Pekiron (Loceryl Creme) no Japão. Primeira do FDA para a produção farmacêutica em Montreal.

 2003 Lançamentos de Metvix na Alemanha e Reino Unido e clobex Loção (psoríase) nos Estados Unidos.

 2004 Inauguração do edifício do novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento pré-clínico em Sophia Antipolis, França e da nova

12

unidade de produção em Hortolândia, Brasil. Clobex Shampoo lançado nos Estados Unidos e aquisição de Tri-Luma.

 2005 Metrogel é lançado nos Estados Unidos. Galderma Se torna a número 1 na classe terapêutica dermatológica "D". Fonte: IMS Health, IMS Dataview – Classe D – MAT Q3 2005 – 33 países.

 2006 Clobex Spray é lançado nos Estados Unidos. Abertura do novo centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Galderma em Sophia Antipolis, França.

 2007 Licença de comercialização para Pliaglis (anestésico tópico) e uma Toxina Botulínica tipo A. Lançamento de Differin 0,3%.

 2008 Lançamento de Epiduo (acne). Aquisição da CollaGenex Pharmaceuticals e seu produto Oracea (rosácea). Lançamento de Differin 0,3% Gel no Japão.

 2009 Lançamento de Vectical (psoríase). Lançamento de Azzalure (linhas glabelares).

 2010 Differin Loção 0,1% (acne) é lançado nos Estados Unidos.

Missão.

Satisfazer as necessidades de seus clientes, trazendo a eles bem estar, oferecendo produtos ecologicamente corretos.

13

2.1.2 Citar os principais equipamentos, produtos, processos e composição da força de trabalho.

Os Principais equipamentos da empresa são microcomputadores e notebooks além de smartphones e IPad’s com um porte suficiente para abranger toda a organização, seus principais produtos são divididos em medicamentos: Avicis, Clob-X, Differin, Epiduo e cosméticos: Cetaphil, Dermotivin, Soapex, Proderm e Loceryl.

A força de trabalho da Galderma é composta por uma Força de Vendas de representantes que atende médicos fazendo propaganda dos produtos. Utilizamos também gerentes de conta que são responsáveis pela venda aos clientes (farmácias e distribuidoras)

Os processos utilizados pela empresa são:

 Registro dos produtos: que é feito pelo departamento de assuntos regulatórios da empresa, onde os produtos são liberados para serem importados e/ou vendidos.

 Fabricação: após a liberação dos órgãos competentes de vigilância (ANVISA) os produtos seguem para produção.

 Importação: alguns produtos da empresa são importados, portanto são trazidos ao país por meio de navios vindos da França, Estados Unidos e Canadá desembarcado no porto de Santos.

 Contábil: fazer a cobertura fiscal além da verificação do recebimento pela venda desses produtos.

 Logístico: fazer com que os produtos consigam chegar aos seus locais no prazo pré-definido.

O trabalho de logística é feito pela empresa BOMI, uma empresa que iniciou suas atividades no Brasil em 1998, resultado da Joint-venture entre a Luft Logistcs e o grupo BOMI na Itália, destacou-se por seu alto grau de especialização no mercado de logística para os setores de saúde e cosméticos. Presente em todos os elos da cadeia integrada atende a distribuidores e atacadistas, redes de

14

farmácias, hospitais e clínicas entre outros.Diferencia-se na flexibilidade de projetar, implantar e operar ações inteligentes de logísticas integradas, específicas para cada tipo de cliente, oferecendo soluções que cobrem as etapas do fluxo logístico dos produtos acabados, desde a sua disponibilização na fábrica ou na alfândega, até a entrega para seu cliente final em qualquer localidade do país. Além disso, oferecem outros serviços especializados, tais como a entrega de pedidos urgentes, colocação de etiquetas de nacionalização de produtos importados, controles de inventário contínuos, gerenciamento de devoluções e consultorias em projetos.

2.1.3 Citar os principais mercados e, no ramo de atuação, principais segmentos desses mercados onde se encontram os clientes-alvo.

O principal mercado da empresa é o dermatológico, na área de cosméticos e medicamentos voltados à pele.

Os principais segmentos são os de tratamento contra Acne, Psoríase e desordens pigmentares além de ter um portfólio voltado à manutenção da pele com hidratantes, fotos protetores e higienizadores.

Os principais segmentos de mercado são voltados aos médicos e seus pacientes, pois as grandes partes das vendas que ocorrem com os produtos da Galderma, são por prescrição médica, onde tudo é recomendado por receituário médico, trazendo maior confiabilidade com nossos produtos, já que quem está indicando o produto é um profissional capacitado.

15

2.1.4 Citar os principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um deles.

A Bayer mantém atividades comerciais em aproximadamente 150 países. Em sua missão e valores, um dos princípios é a sustentabilidade em sua atuação. Desta forma, a Empresa tem o objetivo de ajudar a resolver problemas sociais e superar desafios globais, apoiando financeiramente e com seus conhecimentos e experiências cerca de 300 projetos. Tais atividades sociais têm sido um elemento-chave da política corporativa da Bayer por mais de um século e certamente representam parte do sucesso da Empresa.

Com todas estas iniciativas, o Grupo Bayer está contribuindo para melhorar a perspectiva de futuro das pessoas, sejam crianças em idade escolar, cientistas talentosos ou jovens ambientalistas em todo o mundo. O objetivo é reduzir as diferenças sociais e garantir a saúde em países menos favorecidos. A Empresa também promove o esporte e a cultura.

O consumo de energia dos edifícios é responsável por aproximadamente 20% das emissões globais de gases do efeito estufa. Pensando nisso, a Bayer desenvolveu o Edifício EcoComercial, um conceito que pode ser adaptado mundialmente para a construção de prédios com emissão-zero a partir de materiais inovadores da Bayer MaterialScience.·.

Saúde Animal

Serviço ao Consumidor Anjo da Guarda - Serviço inédito do Portal de Relacionamento BayerPet de localização de animais perdidos em todo o Brasil.

Inovação Dupla de peso. Os fungicidas Infinito e Consento chegam ao mercado para inovar o controle da requeima, uma das mais prejudiciais doenças que atinge as culturas da batata e do tomate e que pode comprometer a produtividade das lavouras em um curto espaço de tempo.

16

Portfólio Forte Atuação em 3 áreas A Bayer é uma empresa com atuação global nos setores de Saúde, Agronegócios e Materiais Inovadores.

Ciência & Educação

As conquistas da Bayer, uma empresa tradicional caracterizada pela inovação, está baseada no progresso da ciência e pesquisa. O foco de atuação não está somente nas próprias iniciativas de pesquisa, mas também na promoção e fortalecimento da educação. É desta forma que a Bayer apoia sistematicamente o desenvolvimento de talentos científicos e o treinamento de jovens.

PontocomCiência

O PontocomCiência é uma adaptação local do projeto mundial Making Science Make Sense(em português, Fazendo a Ciência Fazer Sentido) e tem como objetivo despertar o interesse de crianças, jovens e professores nas áreas de Ciência e Pesquisa. No Brasil, considerando as necessidades sociais da população e para fortalecer a relação da Empresa com as comunidades próximas aos seus principais escritórios, o projeto é voltado para as comunidades vizinhas, começando pelo Socorro, na zona Sul de São Paulo, sede da Bayer no Brasil. A iniciativa já foi iniciada em duas escolas públicas da região e é realizada em parceria com a Fundação Abrinq.

Prêmio Bayer Jovem Farmacêutico

Primeiro prêmio criado no Brasil pela indústria farmacêutica para reconhecer os profissionais desta área, o Bayer Jovem farmacêutico é destinado a estudantes de Farmácia e profissionais recém-formados inscritos no Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo com menos de 30 anos de idade. O Prêmio é uma parceria entre o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e a Bayer HealthCare e conta com o apoio da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

17

Canal Futura

Com uma programação diversificada, o Canal Futura tem o compromisso de promover a educação dos brasileiros, assim como a Bayer Schering Pharma que, desde 2004 é uma das parceiras mantenedoras do canal. Produzidos através de um modelo colaborativo, que envolve ONGs, universidades, jovens e produtoras independentes, os programas do canal são desenvolvidos com a participação de mais de 12 mil instituições sociais e educacionais. A Bayer Schering Pharma é parceira do canal na área da saúde, tendo ajudado a criar e a desenvolver uma série de programas educativos.

Bayer: uma empresa guiada para o futuro

Guiada pelo lema “Ciência para uma Vida Melhor” (Science for a Better Life), a missão do Grupo Bayer resume suas metas, estratégias e valores. Hoje e no futuro, o foco da Bayer é a inovação e o crescimento nas áreas de Saúde, Agronegócios e Materiais Inovadores.

Sua missão reforça o comprometimento da Bayer, uma empresa de inventores, em construir o futuro e atuar de forma inovadora em benefício do bem-estar das pessoas. Os novos produtos desenvolvidos a partir das pesquisas da Empresa, o segmento de Consumer Health (inclui as áreas de Consumer Care, Diabetes Care e Saúde Animal), os mercados crescentes na Ásia e as novas áreas de pesquisa, como biotecnologia e nanotecnologia, são de especial importância para o futuro do Grupo.

Ficha de Emergência é um documento onde constam os principais riscos do produto durante o transporte e as providências essenciais a serem tomadas em caso de acidentes. A Ficha de Emergência Vermelha, utilizada no transporte de produtos classificados como perigosos é obrigatória, conforme o artigo 22 do Regulamento para o Transporte Rodoviário de produtos Perigosos, aprovado pelo Decreto 96.044 do Ministério dos Transportes de 18.05.1988 e encontra-se padronizada pela ABNT, cujos padrões de dimensões e de preenchimento são definidos pela NBR 7503:2008.

18

As fichas de emergência dos produtos Bayer podem ser obtidas através das opções de pesquisa ao lado. Esta pesquisa pode ser feita pelo nome do produto ou pela consulta da listagem ordenada.

Com o intuito de enfrentar todos os desafios atuais da questão ambiental, a indústria química procura estar sempre atenta à melhoria contínua de suas operações e produtos, pois só assim pode ser competitiva em um mundo globalizado. A segurança no transporte, no manuseio, no armazenamento e na distribuição de produtos assume, portanto, alta prioridade para as indústrias químicas e impõe-se a elas o objetivo da melhoria contínua do padrão de segurança oferecido aos trabalhadores, às transportadoras, à comunidade e ao meio ambiente. O setor químico é um dos mais importantes e um dos que mais requer atenção e cuidado para o transporte de produtos. O transporte de produtos perigosos é abordado no âmbito internacional de acordo com as recomendações da ONU - Organização das Nações Unidas, que estabelece as diretrizes gerais para o transporte de produtos perigosos e que deve ser utilizada por todos os países-membros como base para definir as legislações aplicáveis às diversas modalidades de transporte. A quantidade de informações necessárias para o desenvolvimento destas atividades é bastante extensa, pois se consideram os diversos aspectos legais para as diversas modalidades de transporte (aéreo, marítimo e terrestre, por exemplo) e as propriedades fisico-químicas, toxicológicas e ecotoxicológicas de cada produto. A implementação de um sistema de gerenciamento do transporte de produtos perigosos surge a partir da necessidade de padronização e de disponibilização destas informações a todos os trabalhadores envolvidos, direta ou indiretamente, com esta atividade dentro da empresa. Com a implementação de um sistema de gerenciamento, pode-se assegurar um melhor desempenho da empresa em todas as atividades que envolvem manuseio, armazenamento, transporte e distribuição de produtos químicos.

19

A Bayer S.A. implementou um sistema envolvendo as principais partes interessadas da empresa no gerenciamento de produtos, tais como: logística, marketing, vendas, importação e exportação, produção, transportes, etc. A aplicação deste sistema de gerenciamento visa o atendimento aos requisitos legais relacionados com as atividades de transporte, manuseio, armazenamento e distribuição de produtos químicos perigosos, assegurando um melhor desempenho nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente. O sistema de gerenciamento permite principalmente que a empresa possa emitir automaticamente os principais documentos relacionados ao transporte de produtos químicos perigosos e que as embalagens e as unidades de transporte sejam corretamente identificadas, dentre outras aplicações.

O Grupo Bayer tem no Brasil importantes unidades de produção em suas três áreas de negócios: Saúde, Agronegócios e Materiais Inovadores. Em São Paulo está à sede da Empresa, no bairro do Socorro, zona sul da cidade. Também está localizada nesta região da capital paulista a fábrica Cancioneiro, especializada na produção de medicamentos hormonais sólidos como, por exemplo, pílulas anticoncepcionais. Em Belford Roxo, na região da Baixa Fluminense, no Rio de Janeiro, está o Parque Industrial da Bayer, primeira planta de produção da Empresa no Brasil. No local são fabricados produtos da Bayer CropScience e Bayer MaterialScience.

A Bayer, com sua política de Responsabilidade Social Corporativa, tem se empenhado em melhorar as condições sociais em todos os países nos quais está presente, trabalhando em conjunto com instituições governamentais e não governamentais.

Projeto Cão-Guia

Criado em 2001, o projeto Cão-Guia do Centro Integra, pioneiro na América Latina no adestramento de cães para deficientes visuais, conta com um complexo de treinamento que inclui maternidade, centro veterinário, área com simulação de uma minicidade, além de alojamento para deficientes visuais, que permanecem

20

no local em média 25 dias para treinamentos e adaptações com os cães. Resultado da parceria com a área de Saúde Animal da Bayer HealthCare, os cães recebem cuidados especiais, com medicamentos que garantem sua saúde, o que é fundamental para um bom desempenho em suas atividades como guias. O principal objetivo é proporcionar aos deficientes visuais mais autonomia e independência na sociedade e no mercado de trabalho.

Reforço Alimentar

Diariamente cerca de 2.300 crianças e jovens, de 2 a 14 anos, de 24 associações de moradores e creches comunitárias de Belford Roxo (RJ), são beneficiados com o projeto Reforço Alimentar. Como atrativo para as aulas e reforço escolar, as refeições têm contribuído para o desenvolvimento saudável, garantindo a frequência na escola e melhorando o desempenho e nível de concentração das crianças. O projeto inclui o fornecimento mensal de sopas e o acompanhamento dos resultados através de visitas periódicas aos refeitórios das instituições nos horários de distribuição. Desde o início desta atividade já foram servidas mais de 3,4 milhões de refeições.

PetSmile

Terapia mediada por animais para melhorar a qualidade de vida das pessoas: esse é o objetivo do Projeto PetSmile, fundado em 1997 pela veterinária e psicóloga Dra. Hannelore Fuchs e apoiado pela área de Saúde Animal da Bayer HealthCare. O projeto consiste em um programa assistencial e educativo que realiza visitas periódicas com animais de pequeno porte a instituições de populações especiais: crianças e adultos em hospitais, crianças portadoras de necessidades especiais em escolas e crianças em creches e idosos. Atualmente 18 voluntários trabalham no projeto, visitando nove instituições em São Paulo (SP) acompanhados de cães, tartarugas, coelhos, chinchilas, cobaias, peixes e gatos.

Parceria com AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente

Desde 1995, a Bayer MaterialScience, divisão de Materiais Inovadores da Bayer, doa mensalmente toda a quantidade necessária das matérias-primas Baydur® e Desmodur®, dá área de Poliuretanos, para a confecção de próteses da AACD. O poliuretano, uma espuma rígida, é muito mais leve do que a madeira, que era

21

utilizada antigamente, o que garante mais conforto e mobilidade aos pacientes, contribuindo com a melhora da qualidade de vida e promovendo a inclusão social dos deficientes físicos. A Bayer também oferece assistência técnica para garantir que os produtos sejam utilizados de maneira correta e com segurança.

Programa ATO

O ATO - Programa de Atenção e Orientação à Saúde Sexual e Reprodutiva foi desenvolvido pela Schering do Brasil em 1993 e incorporado pela Bayer Schering Pharma em 2006, após a aquisição da Schering pela Bayer. Com o objetivo de orientar jovens e adultos sobre saúde sexual e reprodutiva, o programa aborda principalmente temas como o planejamento familiar e os métodos contraceptivos disponíveis para prevenir a gravidez. Além disso, os 12 orientadores também esclarecem mitos e tabus da adolescência por meio de palestras ministradas em escolas e empresas em dezenas de cidades do Brasil – são mais de 3.500 palestras anualmente. Até hoje 1,6 milhão de jovens e mais de 200 mil adultos já foram beneficiados com o Programa.

Capacitação de Multiplicadores

Braço de treinamento do ATO - Programa de Atenção e Orientação à Saúde Sexual e Reprodutiva, o projeto de capacitação de multiplicadores treina profissionais de saúde para o trabalho de atendimento aos usuários da rede pública de saúde visando à correta orientação e acompanhamento no uso dos métodos contraceptivos. A capacitação é feita em todo o Brasil por intermédio de parcerias com secretarias municipais de saúde e conta com a participação de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e agentes de saúde do Programa de Saúde da Família. Desde o ano 2000 foram capacitados mais de 4 mil profissionais de saúde em diversas cidades brasileiras.

Parceria com a Fundação Abrinq

Desde 2001, a Bayer possui o seloda Fundação Abrinq – Empresa Amiga da Criança, o que garante que a Empresa cumpre os dez compromissos com a infância e a adolescência. Entre eles está dizer não ao trabalho infantil e também programar medidas como assegurar que os colaboradores matriculem seus filhos

22

menores de 18 anos no ensino fundamental, incentivar e auxiliar as gestantes a realizar o pré-natal e possibilitar condições para que as mães possam amamentar seus filhos até no mínimo os seis meses de idade. Atualmente 940 empresas são habilitadas a utilizar o selo Empresa Amiga da Criança no Brasil.

Comprometido com os princípios do desenvolvimento sustentável, o Grupo Bayer trabalha em benefício da humanidade e está engajado-mundialmente em projetos sociais e iniciativas de preservação do meio ambiente. Para a Empresa, economia, ecologia e compromisso social são objetivos de igual importância. Neste contexto um dos temas de maior relevância na atualidade são as mudanças climáticas, consideradas pela Bayer um desafio ambiental e econômico. A Empresa acredita que os esforços na área de proteção do clima precisam ser fortalecidos, além da necessidade de dar mais atenção à pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras que tratem das consequências das mudanças climáticas. A Bayer pretende dar uma contribuição específica em ambas às situações. O ponto de partida é favorável. O Grupo Bayer já é reconhecido internacionalmente como uma empresa líder no seu setor e referência na proteção do clima. Em seus processos de produção, tem aumentado à eficiência energética nos últimos anos por meio de inovações tecnológicas. Com isso, tem reduzido significativamente as emissões de gases do efeito estufa. Além disso, os produtos Bayer prestam uma contribuição direta à economia de energia e à preservação dos recursos naturais como, por exemplo, matérias-primas da Bayer MaterialScience para o isolamento térmico na construção civil e em sistemas de refrigeração.

Para intensificar ainda mais seus esforços na preservação ambiental, a Empresa lançou em novembro de 2007 o Programa Bayer de Clima com ações integradas focadas nas mudanças climáticas. Com investimentos planejados de 1 bilhão de euros até 2010 em pesquisa e desenvolvimento de ações relacionadas ao tema, o objetivo da Bayer com esta iniciativa é reduzir cada vez mais as emissões de gases causadores do efeito estufa e desenvolver soluções para aumentar a proteção do clima.

23

Com o Programa Bayer de Clima a Empresa também estabeleceu metas de redução das emissões globais de gases do efeito estufa para o período de 2005 a 2020 (equivalentes a toneladas de CO2):·.

 Bayer MaterialScience: redução de 25% das emissões específicas de gases do efeito estufa por tonelada de produto vendido

 Bayer CropScience: redução de 15% das emissões absolutas de gases do efeito estufa

Bayer HealthCare: redução de 5% das emissões absolutas de gases do efeito estufa.

2.1.5 Citar os principais fornecedores de insumos, matéria-prima e serviços.

Por se tratar de uma indústria farmacêutica, a Galderma utiliza insumos químicos em seus produtos. Em sua totalidade vindos do Canadá ou França.

2.1.6 Citar as principais necessidades e expectativas da sociedade e das comunidades vizinhas em relação à organização.

A Galderma tem como foco atender seu cliente da melhor forma possível, investindo em pesquisa e tecnologia produzindo produtos que satisfaçam as necessidades e expectativas de seus clientes.

2.1.7 Descrever o posicionamento competitivo da organização – atual e desejado – e as principais mudanças que estão ocorrendo no ambiente competitivo que podem afetar o mercado ou a natureza das atividades.

Hoje, segundo estudos, a Galderma é o terceiro maior laboratório farmacêutico voltado à dermatologia do mercado brasileiro e tem como objetivo, se tornar o

24

maior em seu ramo de negócio. Vemos que devido ao aumento de renda dos brasileiros como também a taxa de pessoas empregas, as pessoas estão dispondo de maiores recursos para cuidar de melhor da pele e de coisas que são tratadas como “estéticas”, sendo assim, a Galderma tem grandes chances de aumentar sua participação no mercado brasileiro e se tornar a maior indústria dermatológica do Brasil.

2.1.8 Organograma.

2.Descrição do novo produto e o seu composto mercadológico

O produto criado é um hidratante com fragrância seguindo o escopo dos hidratantes já produzidos pela empresa que é um produto que não agrida a pele e

GALDERMA MATRIZ

GALDERMA BRASIL

DIRETORIA GERAL

DIRETORIA (X4)

ASSISTENTES (x12)

ANALISTAS (x12)

ESTAGIÁRIOS (x4)

25

mantenha seus benefícios principais. Hoje a Galderma produz apenas produtos sem fragrância e que algumas pessoas preferem utilizar outras marcas por isso.

Produto: Cetaphil Flora

Preço: Apresentação de 473g valor de R$ 88,55

Praça: Público em geral e pessoas em tratamento de pele.

Promoção: Iremos apresentar o novo produto em uma feira dermatológica onde iremos expor o novo produto que visa além de proporcionar hidratação intensa, também possui uma leve fragrância de rosas ou violetas.

2.2.1 Avaliação do mercado e determinação da necessidade potencial.

Hoje temos no mercado brasileiro inúmeras marcas de hidratantes com fragrância, porém em sua grande maioria eles não podem ser utilizados em pessoas que estejam em algum tratamento de pele como peeling ou tratamento de acne ou pessoas com doenças crônicas como hanseníase, micoses, dermatites e bolhas e excesso de exposição ao sol. Portanto existe grande possibilidade de crescimento nesse nicho de mercado.

Foram feitas pesquisas de opinião com médicos e pacientes à fim de verificar qual seria sua aceitação no mercado e os resultados foram satisfatórios.

2.2.2 Segmentação de mercado e características do cliente.

São clientes que buscam produtos que não agridam a pele ou que não agravem alguma doença já existente. Trata-se de um produto voltado as pessoas que estejam em tratamento de pele contra doenças ou em tratamentos estéticos, porém por se tratar de um produto que não possui contraindicação, qualquer pessoa pode utilizá-lo.

26

2.2.3 Análise comparativa da concorrência

Hoje temos várias empresas que fabricam hidratantes com fragrâncias, tais como a Secret Gardem, Jequiti, Avon, Nivea, Boticário, entre outras. Porem nenhuma delas tem um estudo que mostre que seus produtos podem ser utilizados em pessoas com pele mais frágil devido a tratamentos e doenças.

, 2.2.4 Análise do posicionamento, diferenciação e ciclo de vida do produto.

Utilizaremos o Posicionamento por benefício, pois o produto além de hidratar a pele, ele também deixa uma fragrância sem que haja algum tipo de agressão ao aplicar o produto.

A diferenciação no produto está em sua qualidade, pois com ele até mesmo pessoas com pele extremamente sensíveis a qualquer produto podem utilizar esse hidratante.

É interessante para este produto seguir o padrão de ciclo de vida Padrão de crescimento-queda-maturidade, pois uma vez estabelecido seus fundamentos no mercado, clientes irão se fidelizar ao produto.

2.2.5 Construção da marca específica do novo produto.

Utilizaremos uma vertente de uma marca existente no portfólio da empresa que é a Cetaphil, pois é uma marca de grande confiabilidade e que trará confiança aos consumidores, por esse motivo escolhemos o nome CETAPHIL FLORA como nome para o novo produto.

2.2.6 Rótulo, embalagem de comercialização e de transporte.

Como rótulo utilizaremos algo que chame a atenção para a fragrância, ou seja, um rótulo que remeta a flores não deixando de mencionar o nome do produto e da marca.

27

Sua comercialização ocorrerá apenas em farmácias de grandes redes em todo território nacional e seu transporte ocorrerá por pedidos, onde utilizaremos pessoas em PDV’s para promover o novo produto e representantes em consultórios médicos para promover a marca.

2.2.7 Precificação do produto e táticas de preço.

Para definir a precificação do produto e suas táticas utilizamos como parâmetro o nível de qualidade do produto, pois ele é altamente eficiente e seu nível de qualidade é muito superior aos que existem no mercado, portanto utilizaremos a Estratégia de alto valor.

2.2.8 Administração da comunicação de marketing

Teremos como objetivos na comunicação de marketing nosso foco voltado a propagação do nome da marca e os benefícios do produto, mostrando todos seus benefícios de forma clara. Também utilizar meios comparativos para mostrar o quão superior e vantajoso é o nosso produto.

A Galderma não utiliza meios de comunicação de massa para divulgar seus produtos, portanto utilizaremos o orçamento criando meios de comunicação voltados a PDV’s com totens, lamás, mementos e também iremos fazer apresentações por intermédio de nossos representantes em eventos e nos consultórios médicos.

2.2.9 Canais e estratégias de distribuição do produto

A distribuição será feita por meio de PDV’s, onde serão colocados lamás, folders e também pessoas para que experimentem o produto, após esse primeiro momento a distribuição do produto será feita conforme forem feitos pedidos de

28

compra. Em todos os produtos da Galderma, as propagações dos canais de venda são feitos por representantes em consultórios médicos e sua venda é feita por meio de indicações de dermatologistas.

2.2.10 Gestão do relacionamento com o cliente: canais de acesso do cliente à empresa e o pós-venda.

A Galderma hoje dispõe de um SAC com o número 0800 015 5552 onde qualquer pessoal que tenha alguma dúvida ou reclamação com o produto pode entrar em contato de todo país gratuitamente. O pós-venda seria feito com os representantes efetuando pesquisas de campo com os médicos e consumidores, perguntando se o produto atendeu as expectativas, se gostou se indicaria e com essas respostas elaborar se necessário, um plano de ação para efetuar correções ou acatar algumas sugestões.

29

3.0 CONCLUSÃO.

A GALDERMA sempre se preocupando em proporcionar bem estar para seus clientes investindo em varias pesquisas cientifica junto à classe médica e revoluções tecnológicas visando suprir a necessidade de mercado com os mais sofisticados produtos dermatológicos, querendo constantemente atender a necessidade de seus clientes fizeram uma pesquisa de mercado numa ação conjunta entre a área interna e seus representantes através das visitas médicas e acompanhamento em pontos de vendas foram verificados junto com os médicos dermatologistas que existia uma carência no mercado a ser suprida.

Com base nisso, apostou dessa vez em uma nova tecnologia totalmente inovadora em um produto que vai preencher um nicho de mercado existente, onde a uma grande expectativa de aceitação e satisfação do mesmo, pois muitas pessoas deixam de utilizar hidrante com fragrância no período em que está tratamento da pele sendo assim pioneira neste segmento gerando mais satisfação para seus clientes.

30

Bibliografia

 KOTLER, Philip:Administração de Marketing A Edição do Novo Milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000. 10ª Ed

 WWW.galderma.com.br

 WWW.bayer.com.br

 WWW.cetaphil.com.br

31

ANEXOS –

APÊNDICE A - CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PREVISTAS

PIPA – 2012

PROGRAMA DE INICIAÇÃO ÀS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

TEMA: GALDERMA DO BRASIL LTDA

REPRESENTANTE DA EQUIPE: FERNANDO GHERTH

R.A:A688EI0

Mês

Semana

ATIVIDADES PREVISTAS

Setembro

- FORMAÇÃO DOS GRUPOS.

- ESCOLHA DA EMPRESA.

Outubro

02- VISITA À EMPRESA – PANIZ PROMOÇÕES E EVENTOS

02- REUNIÃO DO GRUPO – ELABORAÇÃO DO TRABALHO

Novembro

02- REUNIÃO DO GRUPO – ELABORAÇÃO DO TRABALHO

07- REUNIÃO FINAL DO GRUPO

32

15- ENTREGA PIPA IV 2012

APÊNDICE B - REGISTRO DE ATIVIDADES REALIZADAS

PIPA IV - 2012

DATA

ATIVIDADES REALIZADAS

Tempo

Gasto*

05/09/2012

VISITA À EMPRESA – GALDERMA BRASIL

2:30

25/09/2012

REUNIÃO DO GRUPO – DISCUSSÃO SOBRE ELABORAÇÃO DO PIPA 2012

2:30

06/10/2012

REUNIÃO DO GRUPO – ELABORAÇÃO DO PIPA 2012

5:00

07/10/2012

REUNIÃO DO GRUPO – ELABORAÇÃO DO PIPA 2012

1:30

02/11/2012

REUNIÃO DO GRUPO – REVISÃO DO TRABALHO

4:00

31/11/2012

ENTREGA DO PIPA 2012

33

APÊNDICE C – COMPROVANTE DE VISITA

São Paulo, 05 de Setembro de 2012.

Atesto que Fabio Barbosa, Fernando Gherth, Linda Briezze, Inaldo Lima, Alan Martins, Alberto Caldas e Alessandro Silva compareceram nas dependências da empresa Galderma do Brasil LTDA. para visita técnica referente a trabalho universitário, no dia 05 de Setembro de 2012.

__________________________________

Paula Cursi

Analista de Marketing

34

PRINCIPAIS CLIENTES

35

LOGOS PRINCIPAIS PRODUTOS.

...

Baixar como  txt (44 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »