TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Praticas Em Metabolismo E Morfofisiologia

Pesquisas Acadêmicas: Atividades Praticas Em Metabolismo E Morfofisiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho trata do tema memória que é o processo pelo qual o conhecimento adquirido é codificado, estocado e depois recuperado, podendo ser utilizado para tudo na vida. A memória é dividida de forma reduzida em dois tipos: curto prazo e longo prazo.

Curto prazo é a memória que dura pouco tempo, e a capacidade de armazenar é muito pequena. É o que chamamos de memória de trabalho, onde você a usa e rapidamente você a descarta.

Longo prazo é subdividido em dois conceitos: implícita e explícita.

A explícita é uma memória que requer recordar consciente, ter capacidades cognitivas sendo elas avaliação, comparação, associação, conhecimentos sobre o meio como locais, pessoas, objetos, acontecimentos. Dentro da memória de longo prazo explícita temos a subdivisão de episódica e semântica onde a episódica é o conhecimento adquirido em um episódio, ela está restrita e está no córtex pré-frontal.

Semântica é adquirida de conhecimento formal (fatos) e está espalhada por todo o córtex.

Implícita tem como características as habilidades motoras e perceptivas onde não requer recordar consciente e ter capacidades cognitivas complexas além de ter respostas automáticas a um estímulo ou indício como, por exemplo, andar, dirigir, entre outros.

Existem quatro formas de se subdividir a implícita sendo assim em: procedimento, priming, não associativa habituação, associativa a condicionamento clássico e operante.

Procedimento é responsável pelas habilidades e hábitos e está armazenado no estriado.

Priming é responsável pelo término das palavras, ou seja, quando você lê apenas o começo de uma palavra e já sabe o resto dela quem age é o priming que está armazenado no neocórtex.

Não associativa habituação que temos como exemplo o sujeito que cada vez menos explora o local ou também um costume as vias de reflexo.

Associativa a condicionamento clássico e operante onde se associa alguma ação a recompensa como, por exemplo, o cachorro com o som da campainha e a recompensa da carne. Pode ser dividida entre emocional e musculatura onde a emocional se encontra na amídala e a musculatura no cerebelo.

A memória possui fases que são elas:

1º- Aquisição- É a fase onde você aprende ou não

2º - Consolidação- alteram a informação recém-retida, para torna-la mais estável. Expressão de genes e síntese proteica.

3º - Acesso-processo que permite a lembrança e o uso das informações retidas, sujeito a distorções.

(informação verbal)

Métodos

Foi utilizado para realização deste relatório os slides apresentados pela professora Thalma Ariane Freitas, com o gabarito de todas as listas, personalidades, símbolos e questões, além de ter sido colocado um texto.

Slides

Papel

Caneta

Procedimentos

Os procedimentos seguidos para realizar este trabalho foram, primeiro tínhamos que pegar um papel e o dividir entre dez listas, seis personalidades, quatro símbolos, duas questões/perguntas e um texto. Logo após foi colocado em slides uma lista de cada vez , onde o professor colocava a lista no quadro e depois de alguns segundos, ele a retirava do mesmo e nós tínhamos que completar sem olhar para o do colega do lado e sem comentar com o mesmo sobre as palavras/números que estavam no quadro. Esse foi o procedimento para as listas de um a cinco, pois a lista seis ele fez da mesma forma, colocando a lista no quadro e depois de alguns segundos, retirava-se. Entretanto nós não tivemos o tempo logo após ele ter retirado a lista do quadro para escrevermos, pois tivemos que ver e decorar a lista seguinte e após alguns segundos tivemos o tempo para completarmos com o que nós lembrássemos da lista seis. Até a lista dez, foi seguido o procedimento de colocar a lista no quadro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com