TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Pronta

Trabalho Escolar: Atividades Pronta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades da Prova

12)Por que Sócrates foi condenado à morte?

R=Sócrates foi considerado como subversivo e acusado de corruptor de menores, pelos poderosos de Atenas, por que era na verdade uma ameaça a “Democracia ateniense”. Ele constituía-se como um perigo eminente por isso foi condenado.

13)Sócrates falou que talvez fosse mais sábio que os outros por que tinha consciência da sua ignorância. Fale sobre.

R=No decorrer do dialogo ele procurava prestar atenção às respostas que eram dadas, buscavam as contradições de seus oponentes, e assim pretendia revelar seu oponente, sua própria ignorância. A ironia era a arma que ele utilizava contra a vaidade de quem nada sabe, julga saber com receio de reconhecer seus limites. È sábio aquele que admite que nada sabe, pois sendo consciente de sua ignorância criará mecanismo de investigação, pesquisa em busca pela sabedoria.

14)Por que filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles teceram severas críticas contra os sofistas?

R=Eles criticavam os sofistas, pois os mesmos vendiam seus ensinamentos, Sócrates, Platão e Aristóteles eles amavam o saber e distribuíam o saber em lugares públicos.

15)Quem foi Platão?

R=Platão foi o grande responsável pelo que se sabe dos pensamentos de Sócrates, que estão contidos nos “Diálogos Socráticos”. Para ele atingir o mundo das idéias é uma atitude daquele que não aceita e não se satisfaz apenas com opiniões, mas sim daquele que se liberta das suas correntes e atinge a ciência, e o educar-se constitui como um meio capaz de livrar esse homem das sombras.

16)Fale sobre a paixão de Aristóteles pelas ciências naturais?

R=Ele herdou do pai o interesse pelas ciências naturais, era apaixonado pela biologia, dedicou-se ao estudo e a observação da natureza, como também a classificação de cerca de 540 espécies de seres vivos.

17)Fale sobre a Filosofia Patrística e o papel de Santo Augustinho?

R= A filosofia patrítica é apresentada pelos padres da igreja, a grande preocupação era a conciliação da fé e filosofia. Somente através dessa conciliação seria possível convencer os pagãos a seguirem a nova religião. Os padres serão os responsáveis pela produção de textos para ensinar as autoridades. Santo Agostinho será responsável pelo resgate da filosofia de Platão, sua tentativa foi de conciliar fé e razão, promovendo a harmonização de elementos da filosofia clássica com os fragmentos dos padres cristãos que o antecederão.

18)Por que a idade média foi considerada a idade das trevas?

R=A igreja católica reservou para si mesmo a missão de civilizar, evangelizar e educar os povos ao cristianismo. A idéia era a defesa da fé cristã. A igreja católica era considerada a maior Instituição da época. Todos aqueles que ousavam ir contra as idéia da igreja eram considerados heréticos, logo eram queimados nas fogueiras em praças publicas. Dá-se na Europa; predomínio dos senhores feudais e servos estão submetidos ao poder da igreja católica.

19)O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com