TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Supervisionadas De Noções De Direito

Monografias: Atividades Supervisionadas De Noções De Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  1.842 Palavras (8 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Período Letivo: 2012/2. Pólo: Paraty / RJ (4123)

Curso: ADMINISTRAÇÃO - 4ª Série – MATEMÁTICA FINANCEIRA.

Professor EAD: Ma. Ivonete Melo de Carvalho

Tutor Presencial: Jorge Adolfo da Silva Sypriano.

Acadêmicos:

LUAN DE CASTRO STANISCE - RA: 303391

FELIPE PINTO PEDROSA - RA: 306242

FABRÍCIO DO ESPÍRITO SANTO SOARES - RA: 298342

PARATY / RJ - 26/11/2012

Sumário:

Pág. 02) Resumo;

Pág. 03) Introdução;

Pág. 04) Conceitos de Matemática Financeira (fundamentos da Matemática Financeira);

Pág. 05) Tabela;

5.1 – Utilizando calculadora financeira HP12c;

Pág. 06) Resolvendo uma situação – problema;

6.1 – Solução planilha Excel;

Pág. 07) Perguntas;

7.1 – Bibiografia.

Resumo

Há alguns poucos anos, só se resolviam problemas financeiros com o auxílio de tabelas. Com o advento das calculadoras eletrônicas portáteis, a princípio científicas, mas cada vez mais avançadas, as tabelas cederam lugar a fórmulas que, se forem compreendidas na sua origem e dedução, serão utilizadas de forma cada vez mais natural, sem a necessidade de memorização de muitas delas. Mas os recursos das calculadoras modernas parecem não ter limites e hoje, com uma calculadora financeira avançada, ou mesmo básicos, já se podem dispensar até as fórmulas, em muitas ocasiões. E mesmo para quem prefere usar fórmulas na resolução de problemas restarão cálculos a fazer, e o uso de uma calculadora científica ou financeira, básica ou avançada, será considerado imprescindível.

Summary

There are some few years, financial problems were resolved only with the aid of tables. With the advent of electronic calculators, the scientific principle, but increasingly advanced, the tables give rise to formulas that, if they are included in their origin and deduction, will be used ever more natural, without the need for memorization of many of them. But the resources of modern calculators seem to have no limits and today, with an advanced financial calculator, or even basic, it can dispense up to formulas on many occasions. And even for those who prefer to use formulas to solve problems will remain to do calculations, and the use of a financial or scientific calculator, basic or advanced, is considered essential.

Introdução

A matemática financeira é uma área da matemática que se dedica a problemas de ordem financeira. Esses problemas podem ser exemplificados como juros, inflação, investimentos e outras questões que estão presentes no dia a dia de empresários, banqueiros e outros profissionais. A matemática financeira engloba procedimentos matemáticos para facilitar operações monetárias.

Essa área, ao contrário do que muitos pensam, tem utilidade para pessoas que não necessariamente com números. Na hora de uma compra, calcular qual das lojas tem um valor de juros que seja mais em conta é um artifício da matemática financeira. Juros, capital, saldo, pagamento, parcela. São todos termos comumente usados nessa área.

Cada um tem sua aplicação exata. A aplicação para alguns desses termos são:

JUROS: É uma taxa cobrada por um empréstimo. Essa taca pode variar de acordo com o tempo em que se demora em fazer o pagamento da quantia emprestada.

CAPITAL: é o nome dado a um objeto ou pessoa que tem capacidade de virar um bem ou serviço. Matéria prima, mão de obra e outros meios que sirvam para produção de um produto final é um capital.

SALDO: É a diferença entre um débito e crédito

PARCELA: parcelas são partes de um todo. Geralmente, parcelas, na matemática financeira, são partes do pagamento de uma quantia.

Uma aplicação bastante comum da matemática financeira são os cálculos necessários para saber se um investimento (compra de algum estabelecimento ou alguma construção) trarão resultados positivo sou se não compensa aplicar esse dinheiro. Nesses cálculos, entram mais termos técnicos, como o fluxo de caixa, que nada mais é do que o lucro esperado depois de um período de tempo pré-determinado.

O certo é que, assim como a economia passou de uma simples troca de mercadorias, para uma rede mundial de importações, compras e sistemas monetários, a forma como se organiza todo esse sistema também precisou se aprimorar. A matemática passou do nível básico, em que as quatro operações resolviam todos os problemas diários. Daí nasceu uma séria de complicações que viriam a ser resolvidas com o desenvolvimento da matemática financeira.

Conceitos de Matemática Financeira

Fundamentos da Matemática Financeira

A Matemática Financeira possui diversas aplicações no atual sistema econômico. Algumas situações estão presentes no cotidiano das pessoas, como financiamentos de casa e carros, realizações de empréstimos, compras a crediário ou com cartão de crédito, aplicações financeiras, investimentos em bolsas de valores, entre outras situações. Todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com