TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades lúdicas PROJECT

Tese: Atividades lúdicas PROJECT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  Tese  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO DE ATIVIDADE LÚDICA

TÍTULO:

“ É brincando que se aprende! ”

OBJETIVOS:

* Desenvolver a comunicação oral por meio de exposições de idéias;

* Ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita;

* Trocar experiências e discutir a grafia das palavras;

* Realizar atividades em grupo:

* Compartilhar decisões e respeitar opiniões.

FAIXA ETÁRIA DOS ESCOLARES:

6/7 anos – 2ª Série do Ensino Fundamental

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

As atividades serão realizadas a partir de uma conversa informal com os alunos, onde todos estarão dispostos em um grande circulo, desenvolvendo assim a socialização, a oralidade, a leitura e escrita e o respeito à diversidade de opiniões. Todos terão acesso ao material para o desenvolvimento da atividade que ficará no meio do circulo, inclusive os brinquedos que foram solicitados que os alunos trouxessem, para expor aos colegas.

5. CRONOGRAMA:

Três atividades, dispostas em três dias de aula consecutivas.

6. MATERIAIS QUE SERÃO USADOS:

Cartolina, folhas de papel sulfite, papel-cartão, canetas coloridas, brinquedos diversos, giz de cera, lápis de cor.

7. MÉTODO:

1ª etapa: Começando o projeto com uma roda de conversa, estimulando todos a contar aos colegas o que mais gostam de fazer ou de comer - maioria vai querer falar sobre isso, e provavelmente de forma desorganizada - é hora então de apresentar o projeto, sugerindo a confecção de um produto a ser feito coletivamente: “O Livro das Preferências.” Explicar que cada um terá uma página contendo as informações sobre o brinquedo mais querido, a comida mais gostosa, a música favorita e assim por diante. Para decidir os itens que serão contemplados os alunos terão que dialogar, combinar e colocar as sugestões no quadro. A lista pode incluir filmes, brincadeiras, personagens etc. Escolhidos os tópicos, pedir que cada um fale sobre os temas. Ir anotando as citações em uma cartolina, com letras grandes e legíveis. Estimular o discurso fazendo perguntas como: Qual é seu personagem preferido? De que brinquedo você mais gosta? Dada a resposta, pedir justificativas. Incentivar os colegas a comentar, socializando as opiniões (Você pensa a mesma coisa que seu colega? Por quê? Qual é sua opinião?). Para a conversa ficar mais animada, sugerir que todos levem de casa os objetos mencionados para compartilhá-los com a turma. Reservando uma 2ª etapa para essa troca de experiências.

2ª etapa: Montando a lista em uma folha de sulfite com os tópicos a ser respondidos: personagens, brinquedos, frutas e etc. Fazer cópias e distribuir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com