TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ativos E Passivo

Ensaios: Ativos E Passivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 3

O que é ativo Intangível

Bens Intangíveis são aqueles bens que não podem ser tocados ou vistos, porque são incorpóreos (não tem corpo), ou seja, ativo intangível poderia ser definido, em termos práticos, como aquele que possui valor econômico, mas carece de substância física. Todas as empresas são formadas desde um conjunto de ativos e passivos, materiais e imateriais. Ativos materiais: -Caixa -Terrenos -Prédios -Veículos -Máquinas -Equipamentos -Estoques -Outros. -Marcas -Patentes -Cultivares -Copyright -Contratos -Licenças -Direitos -Outros. Ativos imateriais:

cultivares; contratos; domínios de internet; outros. Mas nem tudo que é imaterial pode ser considerado Ativo Intangível: Participação de mercado; tradição; história; reputação; credibilidade; etc. Como têm relação direta com a valorização (ou desvalorização) dos ativos intangíveis, é apropriado descrevê-los fatores intangíveis ou recursos intangíveis.

Definições: Ativos tangíveis da empresa são os bens de propriedade da empresa que são concretos, que podem ser tocados. São os imóveis, as máquinas, os estoques, etc. (capital físico e financeiro).

Ativos intangíveis são as propriedades da empresa que, ao contrário, são difíceis de se ver, de se tocar, mas que se percebe: são suas marcas, a qualidade de sua administração, sua estratégia, sua capacidade de se comunicar com o mercado e com a sociedade, são valores e princípios morais, é a percepção de perenidade que ela transmite, é uma boa governança corporativa, sua capacidade de atrair e reter os melhores talentos, sua capacidade de inovação, seu estoque de conhecimentos, etc.

Não vemos muita “Literatura” sobre bens intangíveis atualmente. Mas ninguém duvida que eles são tão ou mais importantes que os tangíveis. O conceito dos intangíveis está ligado àqueles que têm um negócio para durar. As gestões que cobram resultados rápidos, possivelmente não estão dando a importância devida aos intangíveis.

Ativo é a reunião de todos os direitos, bens e valores que devem ser recebidos de uma entidade. Isso significa é tudo que a sua empresa tem a receber de outra. Já o passivo é totalmente o contrário.

Passivo é o conjunto de obrigações, financeiras ou não, de sua instituição com outras empresas. Para facilitar um pouco mais, há alguns tipos de ativos e passivos que vamos especificar agora.

TIPOS DE ATIVOS:

- Ativo circulante: representa aquilo que se tem a receber em curto prazo, até o término do exercício social da sua empresa (espaço de tempo entre um balancete financeiro e outro). Temos como exemplos o dinheiro em caixa ou em bancos, duplicatas, estoques, entre outros.

- Ativo disponível: são todas as contas que podem ser liquidadas (recebidas) imediatamente. Exemplo: dinheiro disponível em caixa.

- Ativo diferido: são todos os gastos que a empresa teve, porém que podem ser resgatados mais adiante. Exemplos: gastos com a pré-organização da empresa, investimento em pesquisas, pagamentos feitos com o intuito de reestruturar solitariamente a empresa, entre outros.

- Ativo fictício: são todos os valores que constam somente no Balanço Patrimonial, mas que não fazem parte do patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com