TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DO TRABALHO DE DISCIPLINA E PRÁTICA DE ATLETISMO

Projeto de pesquisa: TEORIA DO TRABALHO DE DISCIPLINA E PRÁTICA DE ATLETISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  6.250 Palavras (25 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 25

FACULDADE ESTÁCIO DE SÃO LUÍS

TRABALHO DA DISCIPLINA TEORIA E PRÁTICA DO ATLETISMO

São Luís

2014

TRABALHO DA DISCIPLINA TEORIA E PRÁTICA DO ATLETISMO

Trabalho apresentado à disciplina de Teoria e Prática do Atletismo como requisito avaliativo para a Av2

Prof.Rosana Pontes

São Luís

2014

Sugestão didática-pedagógica

LANÇAMENTO DA PELOTA E DO DARDO

Independentemente da faixa etária, as atividades de lançamento da pelota, que podem ser realizadas com bolinhas de borracha ou de meia, correspondem a um bom começo para aqueles que, mais tarde, lançarão dardos, martelos e discos. Com base em atividades básicas de lançamentos, as crianças poderão vivenciar diferentes possibilidades de movimento, preparando-se para outros tipos que serão mais complexos. O intuito é que as crianças se entusiasmem pelos lançamentos, os quais poderão ser apresentados por meio de diferentes desafios. Para tanto, sugerimos o desenvolvimento de atividades que observem os seguintes cuidados: realização de lançamentos variados tanto com a mão direita como com a mão esquerda, em diferentes posições, objetivando o acerto do alvo; distanciamento do alvo, que poderá sofrer várias alterações quanto à altura e direções, sendo fixos ou móveis.A partir do ensino da pelota (200g), as crianças poderão ter um contato com o dardo, material que, por regra, é composto por cabeça, corpo e empunhadura (de corda) obtendo um peso total 800g para os homens e 600g para as mulheres e cujo comprimento deverá estar entre 2m60 a 2m70 e 2m20 a 2m30, respectivamente. Após uma corrida de aproximação num corredor de 4 metros de largura e cerca de 36m50 de comprimento, o lançador efetuará olançamento de acordo com um estilo considerado ortodoxo, de modo que o dardo seja lançado daaltura do ombro e a cabeça seja a primeira a tocar o setor delimitado, validando a tentativa. Não à toa, sugerimos que antes do contato com o dardo propriamente dito, utilize-se materiais alternativos até chegar-se ao manuseio do próprio implemento. Ou seja, que se parta domovimento aprendido no lançamento da pelota, adequando-se ao novo material o qual, inicialmente, poderá ser um cabo de vassoura ou um dardo de bambu com um corpo mais curto; que se inicie o movimento sem deslocamento e fora do setor de lançamentos; que se introduza 604uma corrida de aproximação curta conjugada com o lançamento do dardo propriamente dito; que se amplie a distância e velocidade da corrida de aproximação, levando a criança aodesenvolvimento da atividade no próprio setor de lançamento; que se coloque cordas delimitando o espaço definido por regra para a queda do dardo e marcações horizontais delimitando algumas distâncias para que a criança tenha noção do quanto está lançando em cada uma de suas tentativas.Contra a paredeAlunos dispostos em duplas, distantes 4 metros de uma parede. Com a posse de uma bolinha de borracha, o primeiro aluno realizará a passada cruzada do lançamento do dardo lançando a bolinha contra a parede, a qual deverá ser recuperada, ainda no ar, pelo segundo que realizará omesmo movimento e assim sucessivamente.

Atualização da Regra

Corredor de Lançamento do Dardo

9. Na Prova de Lançamento do Dardo o comprimento mínimo do corredor será de 30m exceto em competições realizadas segundo as Regras 1.1 [a], [b], [c], [e] e [f], onde o mínimo será de 33,50m. Onde as condições permitirem, o comprimento mínimo deverá ser de 36,50m. Ele será marcado com duas linhas paralelas de 50mm de largura e afastadas 4m uma da outra. O lançamento será feito de trás do arco de um círculo traçado com um raio de 8m. O arco consistirá de uma faixa pintada ou feita de madeira com 70mm de largura ou outro material não corrosivo como o plástico. Ele será branco e ficará no nível do solo. Serão traçadas linhas a partir das extremidades do arco fazendo ângulos retos com as linhas paralelas marcando o corredor. Essas linhas serão brancas, com 0.75m de comprimento e 70mm de largura. O máximo permitido para inclinação lateral do corredor será de 1:100 (1%) e nos últimos 20m do corredor a inclinação total do corredor no sentido da corrida será de no máximo 1:1000 (0.1%).

Setor de Queda

10. O setor de queda será de carvão ou grama, ou de outro material adequado em que

o implemento deixe marca. 11. A inclinação máxima permitida do setor de queda não excederá de 1:1000 (0.1%)na direção do lançamento12. a) Exceto para o Lançamento do Dardo, o setor de queda deve ser marcado com linhas brancas de 50mm de largura formando um ângulo de 34,92°, de tal modo que a borda mais interna das linhas, se prolongadas, passariam pelo centro do círculo.Nota: O setor de 34,92° pode ser marcado com exatidão, estabelecendo-se uma distância de 12m +/- 0.5m (20 x 0,60m) entre dois pontos situados sobre cada linha do setor, a 20m do centro do círculo. Para cada um metro do centro do círculo, a distância aumenta em 60cm.b) No Lançamento do Dardo, o setor de queda será marcado com duas linhas brancas de 50mm de largura, de tal modo que se a borda interna das linhas for prolongada, passará pela interseção das bordas do arco, e as linhas paralelas que delimitam o corredor e que se cruzam no centro do círculo do qual o arco faz parte (ver Figura 16). O setor terá, assim, um ângulo de 28.96º.

Tentativas

13. No Peso, Disco e Martelo, os implementos serão arremessados/lançados de dentro do círculo, e o Dardo de um corredor. No caso das tentativas feitas dentro do círculo, um Atleta deve começar sua tentativa a partir de uma posição estacionária dentro do círculo. É permitido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com