TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atpa De Co

Trabalho Universitário: Atpa De Co. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  5.378 Palavras (22 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 22

Faculdade Anhanguera

Pólo: Aracaju

ATPS – Comportamento Organizacional

Curso superior de tecnologia em logística

Tutor a Distância:

Alunos: RA-

Aracaju-SE

00.04.2013

SUMÁRIO

Introdução ......................................................................................................... 03

Capítulo I .......................................................................................................... 06

Capítulo II ........................................................................................................ 08

Capítulo III ........................................................................................................ 10

Capítulo IV ........................................................................................................ 12

Conclusão .......................................................................................................... 14

Referências Bibliográficas................................................................

Introdução:

Gerir uma organização, atualmente, exige muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como controlar, organizar e planejar. As constantes transformações, surgimento de novas tecnologias, ameaças às organizações da concorrência e em decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas e que essas por sua vez seja utilizadas de forma inteligente. O entendimento desse trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De forma particular estuda os aspectos relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Por estar ligado diretamente aos resultados obtidos pela empresa, o comportamento organizacional tornou-se um importante objeto de estudo.

Os gerentes têm, nesses estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosos ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade. O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

Capitulo I

Conceito:

Comportamento Organizacional (CO) é o estudo e aplicação do conhecimento sobre como as pessoas, indivíduos e grupos agem nas organizações e quais os efeitos decorrentes de suas ações. Esse estudo engloba uma ampla gama de temas, tais como o comportamento humano, mudanças, liderança, sociologia, comunicação, trabalho em equipe etc. Através de uma abordagem sistemática do CO é possível interpretar a relação “pessoa-organização”, podendo assim soluções adequadas para as necessidades das empresas, promoverem a harmonia e engajamento entre os indivíduos.

COMPARAÇÃO ENTRE DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1. Definição “Comportamento Organizacional é um campo interdisciplinar dedicado a melhor compreensão e gestão de pessoas no trabalho e, por definição, é orientado,tanto para a pesquisa quanto para a aplicação” Kinicki

2. “Comportamento Organizacional é um campo de estudos voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas.” Wagner III

Nas definições é possível observar semelhanças entre os autores, ambos falam do estudo do comportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas e a organização em si. Também é possível perceber a questão das ações do individuo na empresa, sua personalidade, atitudes, percepção, aprendizagem e motivação.

As pessoas passam a maior parte de seu tempo vivendo ou trabalhando dentro de organizações, isto gera impacto sobre as vidas e sobre a qualidade de vida dos indivíduos.

Comportamento organizacional é o estudo e a aplicação do conhecimento sobre como as pessoas agem dentro das organizações. Segundo ROBBINS:

“Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de aplicar este conhecimento em prol do aprimoramento da eficácia de uma organização”. (1999: 6)

Assim, explica que a relação entre o indivíduo e sua organização, deve ser desenvolvida para o alcance de um melhor relacionamento organizacional.

Segundo Chiavenato, o comportamento organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Há influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com